1968 - Encontros de Juventude

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Encontros de Juventude

1º Encontro de Juventude em Campos do Jordão, Páscoa de 1968

Em 1968 os professores de Ensino Religioso do Liceu Coração de Jesus estavam preocupados com a vivência cristã de seus alunos e suas famílias. Os alunos estudavam superficialmente a Matéria , somente para tirar uma nota mínima e passar de ano. A vivência familiar, quase zero. Os pais colocavam seus filhos na Escola Católica, achando-se desobrigados de qualquer testemunho de vida cristã. Bastava que tivessem bons princípios cristãos. Nos fins de semana o principal era o lazer , o passeio e estar com a família era mais importantes do que qualquer prática religiosa. Vivíamos, na comunidade colegial as primícias do Bem Estar da Sociedade.

O que fazer para conquistar a Juventude para Cristo? Essa preocupação, e diria mesmo, essa angústia que levou o Coração Sacerdotal do Padre Jonas Abib a esquematizar o Primeiro Encontro de Juventude. No Retiro dos votos perpétuos, em janeiro de 1968,o Ismar de Oliveira Soares resolveu professar e ser irmão Coadjutor , iniciando a sua faculdade de Jornalismo, na Cásper Líbero. Entusiasmado pelo Vaticano II, queria ser um Leigo atuante na Igreja.( E de fato êle é ) leia em [(Ismar de Oliveira Soares)] Após o Retiro o Ismar foi nomeado para formar a Equipe de Pastoral da Juventude, juntamente com o Luíz Paschoal Marra, que inicialmente vinha diariamente do Colégio da Moóca. Somando-se a eles o Padre Walter Ivan de Azevedo e o Padre Jonas Abib que já atuava no Liceu Coração de Jesus, como Catequista. Essa equipe de Pastoral da Juventude pensou e elaborou os Encontros para os Jovens universitários ou pré universitários. As Jornadas de Formação para adolescentes e o C.V.C [( Curso de Vivência Cristã )] para os Adultos e como os jovens carinhosamente diziam “ Coroas Vão a Campos Tendo o Padre Jonas Abib, participado de um Cursilho de Cristandade, tendo feito no ano anterior , em 1967, uma experiência de retiro em Suarão, Litoral Paulista, com alguns estudantes de teologia do Instituto teológico Pio XI e com alunos do colegial. Unindo sua experiência de Grupo Jovem na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, com sua experiência de Encarregado da Pastoral Estudantil, mais a experiência da sua equipe de leigos da mesma paróquia: Dr Bernardo de Oliveira Martins e sua esposa Dª Ivone Lavieri Martins , o casal Elvira e Pedro Quintanilha , Arlete e João Quintanilha , João de Barros Fornari e Mara , a jovem Solange Tuzzollo, com seu noivo : O Zequinha,José Monteiro Paulino que faziam reuniões de Pastoral Familiar com o Padre Jonas. No centro inspetorial de pastoral da juventude integrava essa equipe, o exímio secretário,então assistente do Liceu Coração de Jesus, o Professor José Antenor Velho.. Podemos afirmar que foi do coração do padre Jonas que nasceu o Primeiro Encontro de Jovens em sintonia com os professores de Ensino Religioso , então seminaristas salesianos,João Roberto Pavani, Antonio Efro Feltrin, Geraldo Lopes e Dilermando Luiz Cozatti que ministravam aulas de Ensino Religioso no Liceu Coração de Jesus e também fizeram parte dessa equipe. Fomos participantes dessa " nova experiência " e testemunhas oculares.Na semana Santa de 1968, que foi no mês de abril, saímos com muito entusiasmo para Campos de Jordão.


Padre Jonas Abib fundador dos Encontros de Juventude e do ""Movimento Construindo"" da Pastoral da Juventude Salesiana, abril de 1968.

Formação da equipe de Pastoral da Juventude

Após o Retiro dos Salesianos , o provincial de então Padre Salvador De Bonnis resolveu formar uma equipe de pastoral.O Padre Walter Ivan de Azevedo e o Padre Jonas Abib que já atuavam no Liceu Coração de Jesus, como catequistas ou encarregados da Pastoral Escolar. juntamente com o Luíz Paschoal Marra, que inicialmente vinha diariamente do Colégio da Moóca. Nomeou o Ismar de Oliveira Soares para formar a Equipe de Pastoral da Juventude Inspetorial. Essa equipe de Pastoral da Juventude pensou e elaborou um esquema novo para atingir as obras salesianas com um novo dinamismo: Os Encontros de Juventude , para jovens universitários ou pré universitários. As Jornadas de Formação para adolescentes e o C.V.C ( Curso de Vivência Cristã ) para os Adultos que logo foram chamados pelos jovens “ Coroas Vão a Campos, carinhosamente diziam seus filhos, pois inicialmente eram os pais de nossos alunos que iam para Campos do Jordão para fazer o seu Retiro de Páscoa . 1970 . Formou-se assim o Movimento Construindo, que tanto bem fez para a Igreja do Brasil.

""Ismar de Oliveira Soares""

resolveu fazer Jornalismo, enquanto seus colegas faziam Teologia e e como leigo salesiano, iniciou em 1968 a sua faculdade de Jornalismo, na Cásper Líbero. Entusiasmado pelo Vaticano II, queria ser um Leigo atuante na Igreja. Foi o Primeiro Coordenador dos Encontros de Jovens. Coordenou todos os encontros masculinos, até o 19º Encontro, quando começamos a pensar nas substituições que se faziam necessárias. Eram muitos encontros que se realizavam e era necessário formar nova liderança para irem assumindo a pastoral.. A Escola de Liderança, ou de Dirigentes, inicialmente funcionava com dois com módulos ou com dois ciclos diferentes e assim eram preparados os novos dirigentes, contanto que estivessem engajados nas Pastorais da Juventude das paróquias ou nas Comunidades de Jovens das obras salesianas. No 100º Encontro, em 1976, sendo eu encarregado dos Encontros de Campos do Jordão, chamei a ele para coordenar esse Encontro comemorativo e convoquei o Padre Jonas , que havia fundado o Movimento de Encontros de Juventude e atuava na Pastoral Diocesana de Lorena desde 1970 , para ser o Diretor Espiritual. Durante esse Encontro, comemorativo organizamos uma Vigília de Oração, diante do SS.mo Sacramento de 76 horas diretas de adoração. Iniciou-se logo após a saída do ônibus da São Cristóvão para Campos do Jordão e encerrou-se no momento da chegada dos encontristas do Centésimo Encontro. Ao fazer a Revisão dos Encontros chegamos a CONCLUSÃO que necessitávamos reciclar todos os dirigentes.

Esquema dos Encontros de Juventude

Este esquema foi usado por centenas de Encontros realizados desde 1968 até 1978 , em Campos do Jordão, na Vila Dom Bosco, Criado pelo Padre Jonas Abib, com a participação do Padre Walter Ivan do Azevedo, hoje bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira , no Rio Negro , na Amazônia. Em Londrina, liderados pelo Padre Trajano Mascarenhas Horta da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora. Em Campo Grande, pelos Salesianos de lá. Em Poços de Caldas, pelos Padres Oblatos, que dirigiam a Paróquia da Alameda Franca. A Inspetoria de São Paulo levou esse mesmo esquema de Encontro para Porto Velho. Dª Nizia Guimarães levou para a cidade de São José do Rio Preto.

Confira os Esquemas originais