A chave para a Adoração

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Matteo Calisi
(Apocalipse 3,7-8) “Ao anjo da igreja de Filadélfia, escreve: Eis o que diz o Santo e o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi - que abre e ninguém pode fechar; que fecha e ninguém pode abrir. Conheço as tuas obras: eu pus diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar; porque, apesar de tua fraqueza, guardaste a minha palavra e não renegaste o meu nome.”

Como Jesus disse a Igreja de Filadélfia, Ele nos diz hoje: Eu vos dei a chave. Uma chave é uma coisa muito importante, porque uma chave pode abrir uma porta e também fechar a mesma. Hoje existe no mundo muitas comunidades, comunidades com diversos dons e carismas. Carismas de vida comunitária, comunidade aliança, comunidades ecumênicas, comunidades monásticas, contemplativas, mas Deus colocou no meu coração um desejo de dar a cada comunidade a chave de Davi. Durante muitos séculos a igreja possuía essa chave, mas nem sempre os cristãos usavam essa chave. Estou falando de uma chave muito importante, uma chave que te consente entrar na presença de Deus. Uma chave que nos permite conhecer pessoalmente a Deus. E nós como músicos na casa de Deus, devemos ser os primeiros a usar esta chave. Esta chave que permite um diálogo pessoal com Deus, vejam na sagrada escritura que existem muitos homens de Deus que foram chamados e ungidos pelo Espírito, para fazer o povo entrar na presença de Deus.

Estes lideres, antes de tudo, havia uma unção na vida deles. Eram reis, profetas, patriarcas, músicos , cantores e aquilo que Deus desejava no seu povo Ele procura principalmente nos lideres do povo. Eram os lideres do povo que deveriam ter uma relação pessoal com Deus. Assim nos vemos que Abraão teve um encontro face a face com Deus, Moisés viuDeus, Davi também viu e assim todos os personagens do Novo Testamento. Eles tinham uma relação pessoal com Deus, como Paulo, como João eu não vi ainda na bíblia um homem que tenham se relacionado com Deus e não tenha tido uma relação face a face com Ele.

Esta é a chave, a chave da Adoração. Deus tinha dado a Davi a chave do poder, o poder de reinar sobre o povo de Israel. E agora, no Apocalipse o que Jesus está falando a Igreja de Filadélfia está falando a cada um de nós. Porque Ele escreve a Igreja, então é a nós que somos igreja: Eu dei a vocês o poder da chave de Davi. Essas chaves nos permitem entrar no reino de Deus, entrar na morada do altíssimo, de nos mover no reino de Deus, de não permanecer fora da casa, mas dentro da parte mais intima do santuário de Deus. Porque Jesus nos diz: Eis que eu vos dou a chave de Davi. Porque Davi sabia como entrar na presença de Deus e quando Jesus fala de Davi ele diz: Ele era um homem justo. Então nós temos no novo testamente um modelo que Jesus nos deu é Davi. O homem da adoração, instrumento potente do Espírito Santo, para dar ao povo de Israel dos séculos e também a Igreja de hoje um louvor. Vejo, por exemplo, que Sau não viveu a presença de Deus como Davi, ele não foi sempre fiel a Deus, somente no início do seu ministério quando ele era ungido pelos profetas que vinham da montanha de Deus, mas depois Sau não conheceu a presença de Deus ele não soube mais como entrar na presença de Deus. Hoje Deus nos deu um modelo, esse modelo é o coração de Davi. Hoje todos nós devemos decidir, como músicos na casa de Deus,você quer ser ministro demúsica como Sau ou como Davi? Você só quer receber uma vez a unção de Deus que depois acaba? Davi sabia como entrar na presença de Deus, eis porque ele foi ungido pelo Espírito sempre.

(Salmo 26,4) “Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário.”

Eis a primeira chave de Davi que nos permite entrar na presença de Deus, ela se chama procurar a presença de Deus. Deus quer colocar em nós o coração que procura a Deus. Devemos ser pessoas que tem fome de Deus. É verdade que somos profissionais e temos muitas habilidades no campo da música, mas não podemos nos apoiar no nosso talento natural para sermos adoradores. Podemos ser grandes artistas e, infelizmente, a nossa adoração não chegar a presença de Deus. A lição que Davi aprendeu é que devemos ter um coração que busca. O maior pecado dos músicos na igreja é cair no pecado do profissionalismo. Quando nos tornamos funcionários da música, nós perdemos essa qualidade de buscar a Deus.

Existe também uma segunda chave que Davi nos ensinou, fazer o sacrifício com alegria.O Senhor deseja que nós músicos tenhamos um coração limpo e puro. É verdade que nos somos impuros, pecadores, mas quem é digno da presença de Deus? Através da justiça minha, e através da presença de quem eu posso entrar na presença de Deus? Eu posso entrar na presença de Deus através do sacrifício de Jesus Cristo, através do seu sangue, através do sacrifício eucarístico. Então devemos pegar a chave de Davi e entrar nas portas da morada de Deus. Como diz Davi: é através do sacrifício com alegria que vamos poder fazer isso. Louve a Deus e nós veremos as portas de Deus se abrirem e o povo de Deus entrar na adoração.

Existe outra lição que Davi aprendeu: Quando o cordeiro era morto, sacrificado e queimado na presença de Deus ali vinha alegria e o povo de Deus começava a jubilar e cantar aleluia diante de Deus. Esse é o Espírito, é a chave de Davi. Irmãos de ministérios de música, não podemos nos limitar somente ao uso estético da música, a uma profissionalidade. A música não deve ter apenas uma função de criar um clima de fraternidade. A finalidade da música não é somente alegrar o povo, mas é uma música alegre para entrar na presença de Deus. Essa é a mudança do nosso ministério. Como diz a escritura: Provai e vede como é bom o Senhor.

A música sempre foi um instrumento para divulgação da Renovação Carismática Católica. A RCC está se difundindo rapidamente graças a música. Uma prova evidente é a Canção Nova, um instrumento potente de Deus, que Deus criou aqui no Brasil para ser instrumento de evangelização através da música. Onde chega a música chega o movimento carismático. A música foi adotada como instrumento mais ideal para a evangelização. É quase impossível considerar a RCC sem a música, mas nós músicos que fomos chamados para ter esse ministério na casa de Deus devemos fazer um discernimento, a música e o canto não deve ser um fator de egoísmo. O movimento carismático pode ser definido como uma só palavra, Adoração. Vocês devem adorar a Deus em espírito e em verdade, nós somos chamados como músicos a subir a montanha de Deus e devemos subir acima dos nossos talentos. Adoração, significa colocar-se a serviço do Senhor. Colocar os nossos talentos a serviço do Senhor.

(II Crônicas 7, 3) “Quando Salomão terminou essa prece, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto com os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu o templo. Os sacerdotes não podiam entrar no templo do Senhor, tanta era a glória que enchia o edifício. À vista do fogo que descia e da glória do Senhor que enchia o templo, toda a multidão de israelitas se prosternou com o rosto em terra sobre o pavimento, e, prosternados, puseram-se a cantar: Louvai o Senhor porque ele é bom, porque sua misericórdia é eterna.”

Cante ao Senhor!

Veja mais

Palestras Músicos