Abraão

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

“Chefe de muitas nações, pai de reis, aliado do Senhor”

Abrão, depois Abraão (Gen 17,1s). Deus o chamou para uma terra distante, tirando-o do meio dos pagãos que adoravam muitos deuses, para formar o “seu” povo.

Abraão, primeiro dos patriarcas de Israel foi conduzido por Deus, a deixar a cidade de Ur na Caldéia, e vem para a terra prometida por Deus, a Palestina, hoje Israel. Alí o povo de Abraão viveu muitos anos.

Abraão segundo a Bíblia, no Gênesis, viveu cerca de 175 anos. E quando Abraão e Sara já eram anciãos, nasceu-lhes Isaac, o herdeiro das promessas divinas.

Deus prometeu a Abraão uma descendência que se multiplicaria como as estrelas do céu e como a areia que está na beira do mar. Abraão representa não apenas a origem de um povo eleito por Deus para renovar a humanidade, mas também o homem justo, profundamente fiel, cuja lealdade a Deus chegaria ao ponto de sacrificar o filho em obediência à ordem divina.

Caldéia, hoje é o Iraque, 4000 anos antes de Cristo (aC). Também havia outra grande civilização que era a do Egito. Entre a Caldéia e o Egito havia pequenos reinos, como a Síria e Canaã (Palestina). Já havia um código de leis, o Código do rei Hamurabi, por volta do ano 1800 aC.


Referência:

Editora Cléofas