Ato Penitêncial

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Preparação da Música para o Ato Penitêncial da Santa Missa

Não é necessário o animador convidar a assembléia para entrar em espírito de contrição, pois este convite quem faz é o celebrante, ou seja, o cantor simplesmente inicia o canto sem fazer comentários.

Obsevação Importante: Existem três fórmulas que o sacerdote pode utilizar no momento do ato penitencial.

Fórmula 1 O sacerdote diz: Confessemos os nossos pecados: Todos: Confesso a Deus todo poderoso e a vós irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos ou omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa e peço a Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós irmãos que rogueis por mim a Deus nosso Senhor.Amém (rezado ou cantado) Segue-se a absolvição sacerdotal: Deus todo poderoso... O povo responde: Amém Uma dica importante: Nesta fórmula não contem o Senhor, tende piedade que deverá ser rezado ou cantado logo após a absolvição sacerdotal.

Fórmula 2 O sacerdote diz: Tende compaixão de nós, Senhor. O povo responde: Porque somos pecadores. O sacerdote: Manifestai, Senhor, a vossa misericórdia. O povo: E dai-nos a vossa salvação. Segue-se a absolvição sacerdotal: Deus todo poderoso... O povo responde: Amém Uma dica importante: Nesta fórmula não contem o Senhor, tende piedade que deverá ser rezado ou cantado logo após a absolvição sacerdotal.

Fórmula 3 Após um momento de silêncio, o sacerdote ou outro ministro propôe as seguintes invocações ou outras semelhantes com Kyrie eleison (Senhor, tende piedade de nós). Uma dica importante: Rezado ou cantado.