Chamado

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Chamado de Deus e a graça


§2000

A graça santificante é um dom habitual, uma disposição estável e sobrenatural, que aperfeiçoa a alma, mesmo para a tornar capaz de viver com Deus e de agir por seu amor. Devemos distinguir a graça habitual, disposição permanente para viver e agir segundo o apelo divino, e as graças atuais, que designam as intervenções divinas, quer na origem da conversão, quer no decurso da obra de santificação.


Chamado de Deus e as virgens e as viúvas consagradas


§922

Já desde os tempos apostólicos, apareceram virgens e viúvas cristãs , chamadas pelo Senhor a unirem-se a ele sem partilha, numa maior liberdade de coração, de corpo e de espírito, que tomaram a decisão, aprovada pela Igreja, de viver, respectivamente, no estado de virgindade ou de castidade perpétua, “por amor do Reino dos céus”(Mt 19, 12).


Vocação para a castidade


§2349


“A castidade deve qualificar as pessoas segundo os seus diferentes estados de vida: uns, na virgindade ou celibato consagrado, forma eminente de se entregarem mais facilmente a Deus com um coração indiviso: outros, do modo que a lei moral para todos determina, e conforme são casados ou solteiros”. As pessoas casadas são chamadas a viver a castidade conjugal; as outras praticam a castidade na continência: “Existem três formas da virtude da castidade: uma, das esposas: outra, das viúvas; a terceira, da virgindade. Não louvamos uma com exclusão das outras. [...] É nisso que a disciplina da Igreja é rica”.



Fonte:Catecismo da Igreja Católica.Fonte:http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/c/chamado.html