Comunidade Obra de Maria

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Comunidade Obra de Maria

Casa1.jpg
Vendo as comunidades católicas Canção Nova e Shalom e seus consagrados, Gilberto Gomes e outros jovens sentiram-se impulsionados a entregar suas vidas de uma maneira mais ao Senhor e a Igreja, fundando assim em 1990 a Comunidade Obra de Maria Tudo começou com sete jovens que deram os primeiros passos que mesmo tendo de enfrentar inúmeras dificuldades, foram aos poucos se confirmando e crescendo em número de vocações.
Consagracao2.jpg

Sua espiritualidade tem base na vivência dos carismas, conforme ensina a Renovação Carismática Católica. Tem Maria como modelo de fidelidade e como santos patronos: São José, São João Evangelista, São Padre Pio e Santa Teresinha.

Ainda no início, quando ainda era um pequeno grupo, Frei Fulgêncio, frade capuchinho de Maceió – AL, fez a seguinte profecia: "A Comunidade Obra de Maria crescerá no Brasil e no mundo". Mal sabiam eles o que Deus tinha reservado para eles.

Anos depois surgiram os primeiros grupos de peregrinações e a partir daí o Senhor definiu a principal missão desta comunidade que é a peregrinação aos lugares santos, dentro do carisma que é "Evangelizar de todas as formas com alegria", vivendo o "Servir ao Senhor com Alegria", lema estampado em suas camisetas.

A missão da Comunidade Obra de Maria não se define em uma única forma, pois tem como característica fundamental o desejo de evangelizar de todas as formas, para que Jesus seja conhecido e amado.

Identidade

É uma Associação Pública de fiéis de Direito Diocesano (Diocese de Nazaré) e membro da Catolic Fraternity (Associação Internacional das Novas Comunidades), que possue personalidade jurídica aprovada pelo Vaticano, através do Conselho Pontifício para Leigos, formado por vários “estados de vida”, sendo assim: uma comunidade bem diversificada, mas com o desejo de viver a santidade.

Carisma

Servir com Alegria.jpg
Evangelizar de todas as formas com alegia!

Este é o objetivo da Obra de Maria: estar a disposição da Igreja naquilo que ela necessita. Por isso ao visitar cada casa da Comunidade da Obra de Maria, depara-se com trabalhos específicos, vividos de acordo com cada realidade. Ao mesmo tempo, percebemos nas casas a foça no carisma na alegria e na disposição de servir em cada membro.

Os três estados

A família Obra de Maria é composta por homens e mulheres que são chamados a um dos três estados de vida: celibato, matrimônio e sacerdócio. Vivem-se como uma só família de irmãos e irmãs, cada um com seu estado de vida escolhido, numa mesma consagração e em iguais condições. Assumi-se a missão de viver a vida fraterna e evangelizar de todas as formas com alegria.

Regras de Vida

Amor a Palavra de Deus A Bíblia é a Palavra de Deus. Nela os membros encontram o alimento cotidiano para nossa fé, por isso faz parte davida espiritual o estudo da Palavra de Deus e da sua leitura diária. É através da Palavra de Deus que Deus se comunica c, por isso é fundamental que todo membro da Obra de Maria tenha sempre o amor à Palavra de Deus.

Eucaristia A Santa Missa é a oração mais completa e, a comunidade procura-se fortalecer diariamente na Eucaristia que é o Pão da Vida e alimento da alma. Por isso mesmo, valoriza-se a participação da Missa diária e da adoração ao Santíssimo Sacramento.

Igreja Em tudo, procura-se estar unida com a Igreja de Jesus Cristo, em submissão às suas autoridades constituídas. Reconhecem no Santo Padre, o Papa, a autoridade de Cristo, passada também aos Bispos e Sacerdotes em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana.

Nossa Senhora Buscamos também um amor especial à Nossa Senhora através da imitação das suas virtudes como a humildade, a solicitude, o silêncio, a oração constante, a obediência, a simplicidade, o servir na alegria e o amor de Deus. Expressa-se este amor através da oração do Ofício e do Rosário.

Devoção aos Santos Protetores São José, São João Evangelista, Santa Teresinha do Menino Jesus e São Padre Pio, são os quatro amigos de viagem, no caminho para o céu. Nós os consideramos como colunas que nos sustentam na vida espiritual e como exemplos a quem desejamos imitar nas virtudes e na entrega sem reserva ao amor de Deus. Jejum A vida consagrada é cheia de conquistas e renúncias e para vivermos bem o nosso chamado, encontra-se no jejum uma forte arma para vencermos nossas limitações nos fortalecendo na busca pela santidade.

Formação

A Comunidade Obra de Maria é uma escola de formação permanente. Inicia-se a primeira etapa de formação com pré-Discipulado, que tem a duração de uma ano; na segunda etapa de formação, temos o Discipulado, por dois anos. Daí então acontece a Consagração, que é renovável por cinco anos.Após esse período o consagrado poderá fazer conforme a sua vontade, os compromissos de “Obra de Maria Para Sempre”. Portanto é necessária que cada membro tenha percorrido todas as etapas da formação.


Braço Forte

O Braço Forte é para a Comunidade Obra de Maria a mão de Deus estendida através do outro: é a Providência Divina que se manifesta na generosidade humana. Braço Forte é todo aquele que num ato de generosidade nos ajuda a manter e propagar nossas obra sociais e nossos projetos de evangelização. São nossos amigos, benfeitores, sócios contribuentes, homens e mulheres comprometidos com o Evangelho, que acreditam em nosso trabalho e se tornam “um conosco” na luta por um mundo melhor. Através do Braço Forte, recebem contribuições mensais de um determinado valor para a manutenção destas obras. Pode-se ainda doar alimentos, material didático, material de higiene pessoal móveis etc., como também conta-se com a colaboração de voluntários, que se colocam à disposição em atividades desenvolvidas nas nossas casas de apoio. Casa Sagrada Família- Recuperação para dependentes químicos através do trabalho, oração e atendimento psicológico e social à família carentes. Creche Mãezinha do Céu- Assistência dada á crianças, nas áreas de saúde, educação, alimentação e lazer. Projeto Cultural e Esportivo- Oficinas de dança, teatro e atividades esportivas para crianças e adolescentes em situação de risco. Projeto Segundo Tempo-Atividades esportivos e cidadania, criado pelo Ministério do Esporte e Cultura do Governo Federal, executado em parceria com os Salesianos. Assistência Familiar- Constando de: cursos para as mães das crianças da nossa creche e distribuição diária gratuita de sopa e pão para mais de 150 famílias carentes, dos bairros de Jardim Monte Verde (Jaboatão dos Guararapes) e Boberibe(Recife). Posto Assistencial Pe. Pio- Atendimento psicologico dado aos jovens assistidos em nossos projetos; e à comunidade carente local, entre outros necessitados que nos procuram. Centros de Evangelização- Realização de encontros, retiros, congressos espirituais e grupos de oração. Projeto dos Cenáculos- Evangelização porta à porta, que atualmente atinge cerca de 40 000 mil pessoas, levando as famílias a terem uma experiência de fé, com o Cristo Ressuscitado.

Cenáculos

O Cenáculo na Obra de Maria é uma inspiração de Deus no coração do nosso fundador Gilberto, que dentro do carisma vem nos ensinar como Maria que sai da sua casa e vai visitar Isabel, nesta missão dos Cenáculos, rezamos o terço na casa das famílias, meeditamos a palavra e temos momento de partilha e oração comunitária. Hoje a missão coordena 140 Cenáculos, com o intuito deste número aumentar este ano. O Cenáculo é um Grupo de Oração familiar, onde rezamos o Terço, invocamos o Espírito Santo, lemos a Palavra de Deus que é cura e libertação. Sabendo que a fé vem pelo ouvir à palavra de Deus, além de proclamá-la ela é também partilhada e aplicada na vida de cada um. Ao término, faz-se um momento de oração pelos participantes em forma de intercessão e louvor.Com esse trabalho já se formaram mais de 4.000 grupos familiares, nos quais se somam cerca de 40.000 pessoas participantes dos vários cenáculos em todas as missões da Obra de Maria, que acontecem em horários diversos, de acordo com a disponibilidade da família que acolhe uma vez por mês nossos missionários, em data previamente determinada . No final de cada mês – de acordo com a realidade local – fazemos um Grande Cenáculo na área atendida. É o momento em que todas as famílias que nos receberam em suas casas se encontram num só lugar para celebrar as graças recebidas, suplicar bênçãos, bem como promover um conhecimento mútuo. Acontece assim uma inclusão daquela família na vida paroquial. O objetivo do Cenáculo é tornar a família orante, integrando-a nas atividades da Igreja local. A Palavra de Deus nos diz em Atos 16.31: “Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa” esta é a promessa de Deus que precisamos tomar posse.


Fundadores

Gilberto Gomes (Fundador)

Gilberto.JPG
Pernambucano, nascido a 12 de abril de 1968, no município de Surubim, num lugarejo chamado Boca de Dois Rios.

Em 1983, morou com um parente em Recife, e em 1985 teve o primeiro contato com a Renovação Carismática Católica. Conheceu sua esposa, Alzira Maria (Zizi), através de uma amiga que trabalhava num colégio de religiosas, onde ela residia e trabalhava com crianças. Nesse mesmo colégio, havia um Grupo de Oração coordenado por Agostinho Soares, do qual algumas vezes Gilberto participava. Zizi era quem acolhia as pessoas no portão. Mesmo sendo da mesma cidade, nunca tinham se encontrado. Começoua a namorar, pois ela não queria ser religiosa, apesar das irmãs acharem que sim. Casou em 10/02/1990 e hoje tem três filhas: Débora, Daniele e Maria Raquel. Juntos formam mais uma família da Comunidade de Vida. É formado em Filosofia e Teologia pela Escola Teológica do Mosteiro de São Bento em Olinda-PE, Psicanalista Clínico e Pós-graduado em Psicanálise. É membro ativo da Renovação Carismática Católica, tendo participado de vários encontros no país e no exterior. Participa da organização das delegações brasileiras para diversos encontros internacionais da Renovação Carismática Católica. É membro da AILA (Academia Internacional de Literatura e Arte). É membro da FRATER (Fraternidade Internacional das Novas Comunidades).

Maria Salomé Ventura da Silva (Co-Fundadora)

Maria Salomé.JPG

Paraibana, nascida na cidade de Monteiro, tem uma filha Rebeca e mora junto com sua mãe, Maria Rosa e sua irmã Conceição, juntas formam mais uma família da Comunidade Obra de Maria. É formada em Turismo pela Universidade Católica de Brasília, Psicanalista Clínica e Pós-graduada em Psicanálise. É escritora e Pregadora de Retiros e Congressos. Participa da Renovação Carismática Católica desde 1987. É membro da AILA (Academia Internacional de Literatura e Arte).


Peregrinações

A Rainha da Paz Peregrinações é sua principal missão e, através dela, nascem todas as demais. Evangelizar através das peregrinações é uma forma concreta de evangelização, porque levam as pessoas a terem uma experiência do amor de Deus através da visitação dos lugares onde, verdadeiramente, aconteceram os fatos mais importantes da nossa fé. Os Santuários Marianos espalhados pelo Brasil, América Latina e Europa e outros tantos lugares, são uma comprovação daquilo que acreditamos.

Peregrinacao3.jpg

Tudo começou com pequenas excursões aos congressos e Santuários e hoje, madura, esta missão se confirma pela quantidade de peregrinos durante esses anos e pelos testemunhos dados pelos peregrinos. Esses resultados nos leva a assumir, cada vez mais, o comprometimento com a sua vida, em prol dessa forma de evangelização. Por que então peregrinar? Por que promover uma peregrinação? Todas essas perguntas podem passar por nossas cabeças, mas o que ve-se em uma peregrinação, demonstra que os benefícios espirituais são imensos e vão muito além de uma viagem, muito mais que um sonho. É uma experiência que, quem vive, não esquece. Na peregrinação da Obra de Maria os testemunho das pessoas mudaram de vida, que tiveram seu encontro pessoal com Jesus são muitos. O fato de estar juntos, como irmãos, como família, fazem dizer que é “um por todos e todos por um.”. O peregrino confronta-se com outras pessoas e com situações diferentes das suas. É algo que pode mudar a sua vida, suas atitudes para sempre, o que talvez, não conseguisse de outra maneira. Assim pensando, podemos dizer que, peregrinar é uma forma ideal de levar a pessoa para Deus. Por isso, a Obra de Maria, promovem as peregrinações, uma vez que, acima de que qualquer coisa, querem ver Deus e tranformar vidas.


Parceria

Comunidade Obra de Maria e Canção Nova

"Porventura caminharão juntos dois homens, se não tiverem chegado previamente a um acordo?" (Amós 3,3). A Comunidade Obra de Maria e a Canção Nova celebram esta parceria para a evangelização dos povos. Partilhar o dom que temos. Foi este o motivo pelo qual levou os dois fundadores: Pe. Jonas Abib (Com. Canção Nova) e Gilberto Gomes Barbosa (Com. Obra de Maria) a iniciarem este trabalho de peregrinar pelos lugares santos. Desde 1995 e a cada ano, o próprio Deus tem confirmado essa unidade dos carismas. Foi por este motivo que A Comunidade Obra de Maria juntamente com a Canção Nova reabrir a casa de missão na Terra Santa que esteve fechada desde o ano de 2001. Em 2000 a Missão Rainha da Paz Peregrinações levou mais de 3000 peregrinos à Terra Santa. A casa de missão na Terra Santa conta com missionários da Canção Nova e da Obra de Maria. Com o processo de paz que teve início na Terra Santa, as peregrinações reiniciaram através da Missão Rainha da Paz Peregrinações. Neste ano de 2005 serão no total 15 grupos, mas as perspectivas para 2006 são grandes, existindo, no momento, 40 grupos organizados. A reabertura desta missão na Terra Santa deu-se após um encontro entre os fundadores e co-fundadores das comunidades Obra de Maria (Gilberto) e Canção Nova (Pe. Jonas, Eto e Luzia). Eles contaram com o apoio do Núncio Apostólico Dom Pietro Sambi, o Custódio da Terra Santa Pe. Pierbattista Pizzaballa e o Bispo local Dom Dom Paul Sayyah que acolheu a Comunidade Obra de Maria e a Canção Nova, juntamente com Diácono Sobhy Makhoul responsável pela administração da Obra de Maria e Canção Nova na Terra Santa. O local cedido à missão na Terra Santa é o Convento das Irmãs Maronitas que fica situado em Belém, próximo a Igreja da Natividade. Além deste convento nos foi cedido um prédio na área nobre de Jerusalém onde será instalado o Sistema de Comunicação da Canção Nova para transmissões via satélite e o escritório da Missão Rainha da Paz Peregrinações para acolher os peregrinos que forem a Terra Santa. Essa parceria existente entre as comunidades Obra de Maria e Canção Nova tem conquistado vários setores da Igreja local. A Canção Nova irá fazer programas e documentários da Terra Santa, inclusive gravações das peregrinações realizadas pela Comunidade Obra de Maria e Canção Nova mostrando que é possível visitar a Terra Santa com segurança. A Igreja cresce quando os líderes partilham seus dons para a evangelização, pois é necessário viver a comunhão tão bem pregada e vivida pelo Papa João Paulo II e continuada por nosso querido Bento XVI.

Referência