Cruz

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

A cruz (†) é uma figura geométrica formada por duas linhas ou barras que se cruzam em um ângulo de 90°, dividindo uma das linhas, ou ambas, ao meio. As linhas normalmente se apresentam na horizontal e na vertical; se estiverem na diagonal, a figura é chamada de sautor, ou aspa. A cruz é um dos símbolos humanos mais antigos e é usada por diversas religiões, principalmente a cristã, embora nem todos os cristãos a usem como símbolo. Provavelmente esta definição tenha o sentido original, já que em Roma antes mesmo da morte de Cristo, era usado para esta finalidade. Uma das formas de condenação à morte consistia em atar ou pregar condenados em uma cruz, fazendo os mesmos padecer terrivelmente.

Índice

História

Não se sabe quando a primeira cruz foi feita; depois dos círculos, as cruzes são um dos primeiros símbolos desenhados por crianças de todas as culturas. Algumas das imagens mais antigas de cruzes foram encontradas nas estepes da Ásia Central e algumas em Altai. Os primeiros livros cristãos da Armênia e da Síria traziam evidências de que a cruz se originou com povos nômades do leste, possivelmente uma referência aos primeiros povos turcos. Em velhos templos armênios, algumas influências de estilo turco são encontradas nas cruzes.

Cruz no Cristianismo

Um dos símbolos mais utilizados na religião é a cruz. A Nova Enciclopédia Britânica chama a cruz de “o principal símbolo da religião cristã”.O instrumento da morte de Jesus é mencionado em textos bíblicos como Mateus 27:32 e 40. Ali, a palavra grega stau·rós é traduzida por “cruz” em várias Bíblias em português por saber que o costume dos Romanos era a crucificação.


Exemplos de Cruz
Nome Descrição
Cruz Cristã Também conhecida como Cruz Cristã ou crux ordinaria (em latim). É o símbolo mais comum do cristianismo, representando o sacrifício redentor de Jesus, embora a cruz (com duas vigas), nunca tenha sido relatada no Novo Testamento.
Cruz Copta Um pequeno círculo do qual emanam quatro braços de igual comprimento, com elementos em forma de T nos cantos (as hastes horizontais dos Tt apontam para o círculo) que representam os pregos usados na crucificação de Jesus.
Cruz celta São cruzes celtas de pedra encontradas na Irlanda e na Grã-Bretanha, comuns em igrejas católicas e cemitérios, que se apresentam em pé e com um círculo.
Lábaro O lábaro (labarum, em latim) de Constantino é um monograma de Jesus Cristo, do qual existem diversas formas. É formado a partir das letras gregas Chi (χ) e Rô,(ρ), iniciais de Χριστός (“Cristo”, em grego).
Cruz Papal Usada na heráldica eclesiástica. Também conhecida como Cruz Tripla ou Hierofante. As três barras horizontais representam as três funções do Papa, como Bispo de Roma, Patriarca do Ocidente e Sucessor de Pedro.
Cruz Patriarcal Outrora conhecida como Cruz de Lorena, possui um "braço" menor que representa a inscrição colocada pelos romanos na cruz de Jesus. Foi muito utilizada por bispos e príncipes da igreja cristã antiga; por vezes apresenta uma barra curta diagonal próximo ao seu pé, assemelhando-se a Cruz Eslavônica.
Cruz Vermelha Usada como símbolo de atendimento médico na maior parte do mundo.
Cruz Santo André Usada na bandeira nacional da Escócia, também é chamada crux decussata. Acredita-se que Santo André teria sido martirizado numa cruz deste formato. Em heráldica, dá-se o nome de sautor ou aspa à cruz em forma de X.
Cruz de São Jorge Usada na bandeira nacional da Inglaterra.
Cruz Santo Antonio Também conhecida como Cruz de Tau (´´tau´´ é a letra do alfabeto grego equivalente ao T, cuja forma adota), Cruz Egípcia e crux commissa. Francisco de Assis assinava com ela.
Cruz da Ordem de Cristo Cruz originalmente utilizada pela Ordem de Cristo de Portugal. Desde então tornou-se um símbolo de Portugal, utilizado nas velas das naus no tempo dos Descobrimentos e actualmente pela Força Aérea Portuguesa.

Veja:

Crucificação

Referências

Wikipédia

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas