Discipulado

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Turma do discipulado 2008 da Casa de Missão de Lavrinhas (SP)
O discipulado é um tempo de provação para os candidatos que fizeram dois anos de caminho e experimentaram o cotidiano da Canção Nova durante um ano, que é a fase do pré-discipulado. Este período de formação serve para descobrir se o jovem tem mesmo a vocação para viver em comunidade e se doar ao evangelho e ao próximo.


O discipulado dura um ano e a formação acontece nas Casas de Missão de Queluz e Lavrinhas, na qual o candidato se doa inteiramente ao aprofundamento do carisma e das regras de vida da Canção Nova, durante todo o dia.


A base da formação são os documentos da Comunidade, escritos pelo monsenhor Jonas Abib, e os estatutos. “O discipulado é um tempo intensivo de formação para descobrir se a pessoa tem, ou não, a identidade desta Obra de Deus”, explica o Formador Geral, Diácono Nelsinho Corrêa.


Além da formação intensiva, os missionários fazem trabalhos domésticos e promovem grupos de oração na paróquia. Na Casa de Missão de Lavrinhas, os candidatos ainda organizam o Oratório Festivo, que acontece todos os domingos no período da tarde, com teatro, formação, brincadeiras e distribuição de lanche.


“Os missionários lavam roupa, limpam a casa e cuidam do refeitório e até do chiqueiro. Todo mundo trabalha e as tarefas são dividas por escalas. Na Canção Nova, se trabalha muito e é preciso uma disposição farta para agüentar o pique”, alerta o diácono Nelsinho.


Os candidatos são acompanhados pela equipe de formação do discipulado, que é composta por um mestre e uma mestra, um padre, uma coordenadora e uma assistente de formação. Este grupo, trabalhando junto, vai observando o dia-a-dia do jovem e percebendo se o carisma desta Obra de Deus se faz presente nele.


Ver também