Dom Azcona

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Dom José Luís Azcona Hermoso, OAR, nasceu em Pamplona, 28 de março de 1940 é um religioso [[[missionário]] da Ordem dos Agostinianos Recoletos, bispo católico, atual bispo prelado do Marajó, no estado do Pará.

Filho de Martin Azcona e Esperança Hermoso, sua vocação religiosa manifestou-se desde cedo. Foi para o Seminário Menor aos dez anos de idade na cidade de São Sebastião (Espanha). Professou os votos simples em 1958 e os votos solenes em 1961. Foi ordenado sacerdote por D. Giovanni Canestre, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, em pleno Concílio Vaticano II. Em 1964 concluiu a teologia e cursou o doutorado em teologia moral no Instituto Alfonsiano dos padres redentoristas em Roma. Índice


Atividades antes do episcopado

Trabalhou na Alemanha entre 1966 e 1970 como capelão de imigrantes espanhóis. Por duas vezes foi provincial da Congregação. A seguir, trabalhou na Espanha, Alemanha e Colômbia, até chegar ao Brasil em 1985.


Episcopado

Foi nomeado bispo em 25/02/1987 por João Paulo II. A sagração episcopal ocorreu em 5/04/1987 por D. Alberto Gaudêncio Ramos, em Belém (Pará). Desde 12 de abril daquele ano permanece em Soure, na Ilha de Marajó.

Lema: "In nomine Domini" (Em nome do Senhor).


Atividades durante o episcopado

Em sua atuação pastoral vem denunciando a situação miserável em que vive a população do arquipélago, a devastação ambiental e a pesca predatória na região. Além disto, denunciou também a prostituição infantil e o tráfico de mulheres da Prelazia para a Guiana Francesa e para a Europa. Por estas denúncias vem sendo ameaçado de morte.


Referência:

Wikipédia