Dom Benedito Beni dos Santos

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Dom Benedito Beni

Lema: "Sub tuum praesidium" (Sob Vossa Proteção)

Nasceu em Lagoinha-SP, aos 15 de janeiro de 1937. Ordenado Sacerdote em 22 de dezembro de 1962. Nomeado Bispo Titular de Nasai e Auxiliar do Exmo. Cardeal Arcebispo de São Paulo aos 28 de novembro de 2001. Sua ordenação episcopal aconteceu em Taubaté, interior de São Paulo, no dia 09 de março de 2002. Responsável pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, pelo Secretariado Arquidiocesano de Pastoral e pela Catequese da Arquidiocese.

Estudos:

Filosofia no Seminário Central do Ipiranga-SP Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, onde obteve o Bacharelado e Licenciatura em Teologia Dogmática. Mestrado em Filosofia a Educação, PUC-SP. Doutorado em Teologia Dogmática – 1959 a 1964

Atividades antes do Episcopado

Vice-reitor do Seminário Diocesano Santo Antônio; vice-diretor do Instituto Diocesano de Ensino Santo Antônio; Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Quiririm-SP; responsável pela comunidade Nossa Senhora de Lourdes em Taubaté-SP; coordenador da Pastoral Familiar Diocesana; moderador da cúria diocesana; procurador da Mitra Diocesana; membro do colégio de consultores; Vigário Geral da diocese de Taubaté-SP; professor de Teologia Sistemática na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção em São Paulo-SP; professor titular de Filosofia da Educação na Universidade de Taubaté-SP.

Atividades como Bispo

Responsável pela Região Episcopal Lapa, Faculdade de Teologia, Curso de Diáconos Permanentes, responsável pelos Seminários da Arquidiocese e membro da Comissão Episcopal de Doutrina da Fé – CNBB (2003-2007).

Escritos de sua autoria:

O Espírito pela Região Episcopal Lapa; O sentido personalista do matrimônio; Família – Libertação; Reflexões sobre o matrimônio e divórcio; Moral e medicinas.

Referência:

Canção Nova