Dom Bosco

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
"Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles" - Dom Bosco


Congregação Salesiana
Salesianos
Etapas de formação
Oratórios
Família Salesiana


Dia 31 de janeiro, celebra-se a festa de Dom Bosco, apóstolo da juventude, que gastou sua vida pela evangelização e salvação da juventude do seu tempo. A Comunidade Canção Nova faz parte da família Salesiana e o nosso pai fundador, o Monsenhor Jonas Abib, é um sacerdote salesiano, por isso um lema da nossa grande família é uma frase que Dom Bosco assumiu para sua vida: “Daí-me almas e ficai com o resto!”.


Índice

Vida de Dom Bosco

Nasceu no dia 16 de agosto de 1815, em Becchi, na Itália, numa família de camponeses pobres. Ficou órfão de pai com dois anos. Sua mãe, Margarida, era uma mulher forte e decidida. Criou os três filhos sozinha. Um misterioso sonho marcou a vida de João Bosco aos nove anos. Os anos que se seguiram foram orientados por esse sonho. Margarida Bosco suportou humilhações e cansaços extremos para que seu filho chegasse a ser padre.


Ordenou-se sacerdote em 1841, em Turim, Itália. O mundo passava por grandes transformações. Na miséria desoladora dos subúrbios havia jovens desocupados, sem rumo, famintos. Aí o novo sacerdote identificou com quem dedicaria a sua vida. Dom Bosco faria de tudo para impedir que jovens abandonados fossem obrigados a roubar para comer e acabar nas prisões.


Reuniu esses meninos. Nasceu o primeiro Oratório, um lugar onde pudessem morar, trabalhar, rezar. Mais uma vez, sua mãe se sacrificaria. Deixou sua casa no campo e veio trabalhar como cozinheira e lavadeira dos meninos. Em 1853, começavam a funcionar as primeiras oficinas, nas quais o próprio Dom Bosco ensinava. Entre os jovens que consideram a Dom Bosco como pai e mestre, alguns pedem-lhe para “ser como ele”. Nasce assim a Congregação Salesiana, em 1854. Hoje os Salesianos estão presentes em mais de 150 países.


Em 1860, o primeiro menino de Dom Bosco ordena-se padre. No início de 1872, funda com Madre Mazzarello o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, o ramo feminino da Congregação. Dom Bosco idealizou uma grande família para se dedicar ao ensino e catequese dos meninos e meninas abandonados.


Hoje, no mundo todo, a Família Salesiana é composta, além de padres e irmãs, pelos Cooperadores, Coadjutores e os Salesianos leigos, formados em sua maioria pelos Ex-Alunos, que atuam em oratórios, escolas, dedicam-se ao ensino profissionalizante etc. Mas a maior obra que Dom Bosco deixou para a Igreja é o seu sistema de educar os jovens, baseado em três palavras: razão, religião e bondade. O santo dos jovens, morreu no dia 31 de janeiro de 1888, com 72 anos. Foi aclamado pelo Papa João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”. Dom Bosco é também o padroeiro de Brasília-DF.


Veja a galeria de fotos de Dom Bosco


Frases de Dom Bosco aos Educadores e sobre a Juventude

  • "Em todo jovem mesmo no mais infeliz, há um ponto acessível ao bem e a primeira obrigação do educador é buscar esse ponto, essa corda sensível do coração, e tirar bom proveito".


  • "A prática desse sistema é toda apoiada sobre a palavras de São Paulo, que diz: A caridade é paciente, é benigna, tudo sofre, tudo espera e suporta qualquer incômodo".


  • "Consideremos (nossos alunos) como filhos, pondo-nos a seu serviço, e não dominando".


  • "Familiaridade com os jovens especialmente no recreio, sem familiaridade não se demonstra afeto, e sem essa demonstração não pode haver confiança. Quem quer ser amado deve demonstrar que ama. O mestre visto apenas na cátedra é mestre e nada mais, mas, se está no recreio com os jovens torna-se irmão..."


  • "Meus caros jovens, eu vos amo de todo coração, basta-me saber que sois jovens para que vos ame profundamente".


  • "Essa querida juventude foi sempre terno objeto de minhas ocupações, dos meus estudos, do meu ministério sacerdotal e da nossa congregação".


  • "Fiz tudo quanto soube e pude pelos jovens, que são o amor de toda minha vida".


  • "Conseguir-se-á mais com um olhar de bondade com uma palavra animadora, que encha o coração de confiança , do que com muitas repreensões que só trazem inquietações e matam a espontaneidade".


  • "Que os jovens não sejam amados, mas que eles próprios saibam que são amados... Que, sendo amados nas coisas que lhe agradam, aprendam a ver o amor nas coisas que naturalmente pouco lhe agradam..."


  • "O meu sistema? Simplicíssimo: deixar aos jovens plena liberdade de fazer o que mais lhe agrada. O problema é descobrir neles germes de boa disposição e procurar desenvolve-los".


  • "Geralmente os professores tendem a ser comprazer como os alunos que se sobrassem nos estudos e na capacidade, e na explicação têm vista só esses... Eu sou do parecer oposto. Creio que seja dever de todo professor olhar mais os mais fracos dar aula..."


Oração a São João Bosco

Necessitando de especial auxílio, com grande confiança recorro a vós, ó São João Bosco. Preciso não só de graças espirituais, mas também de graças temporais, e principalmente... (pequena pausa para pedir a graça que se deseja) Vós, que tivestes tanta devoção a Jesus Sacramentado e a Maria Auxiliadora, e que tanto vos compadecestes das desventuras humanas, alcançai-me de Jesus e de sua celeste Mãe a graça que vos peço, e mais: resignação inteira à vontade de Deus.

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.


Referências

  • Série Rumo à Maturidade – Dom Bosco e você e Inspetoria Salesiana de São Paulo.[[1]]
  • Canção Nova: Especial Dom Bosco [[2]]
Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas