Dom Ercílio Turco

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Dom Ercílio
Dom Ercílio Turco nasceu em Campinas-SP, em 13 de março de 1938.


Terminou seus estudos no Seminário da Imaculada, em Campinas, em 1955. No Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo (SP), fez seus estudos de Filosofia e na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, também em São Paulo, cursou e concluiu a Teologia.


Foi ordenado sacerdote em Campinas, no dia 1º de dezembro de 1963, por Dom Paulo de Tarso Campos, naquela época Arcebispo Metropolitano de Campinas. No campo da formação de novos padres, foi reitor de Teologia no Seminário da Imaculada e diretor de Filosofia no mesmo Seminário.


Em 18 de novembro de 1989, foi nomeado, pelo Papa João Paulo II, o terceiro Bispo de Limeira (SP), sendo ordenado no dia 04 de fevereiro de 1990, por Dom Gilberto Pereira Lopes, Arcebispo Metropolitano de Campinas, tomando posse em 08 de fevereiro de 1990.


Sempre preocupado com a formação dos seminaristas, para os cursos de Filosofia e Teologia, em 1º de março de 1991, criou, de acordo com as normas do Direito Canônico, o Ano Propedêutico. No dia 15 de setembro de 1994, lançou a pedra fundamental do Centro Vocacional Diocesano, que acolhe os jovens do ensino médio e do Ano Propedêutico, cuja inauguração oficial e bênção litúrgica aconteceu em 12 de setembro de 1996. Criou, também, em 21 de março de 1992, o Serra Clube de Limeira, para apoiar o trabalho vocacional.


Em 15 de setembro de 1994, inaugurou a Cúria Diocesana, planejado por Dom Fernando Legal e construída durante o seu governo pastoral da Diocese de Limeira.


Após discutir com o Conselho Episcopal e com o Conselho de Presbíteros, criou, em 12 de outubro de 1997, o Diretório do Fundo Sacerdotal dando continuidade aos trabalhos dos dois primeiros bispos, em 1996 reestruturou o Secretariado Diocesano de Pastoral, nas dependências do Centro de Pastoral, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Limeira.


Em 1999, convocou todas as paróquias e comunidades da Diocese, para, em comunhão com o Papa João Paulo II, fazer a abertura do Ano Santo de 2000, alcançando pleno êxito e revestindo as celebrações de grande esplendor litúrgico.


Comemorou-se, no dia 24 de junho de 2001, os 25 anos da Diocese de Limeira iniciando-se no mesmo dia, o 1º Congresso Eucarístico Diocesano, celebrado no Estádio "Major José Levy Sobrinho", onde se reuniu grande concentração de fieis com a presença de todos os bispos da Província Eclesiástica de Campinas. Encerrou-se, com chave de ouro, no dia 22 de setembro com outra Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida.


Em 24 de abril de 2002 foi transferido, pelo Papa João Paulo II, para a Diocese de Osasco (SP).


Referência