Efésios

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Efésios é um dos livros do Novo Testamento da Bíblia. Teria sido escrito pelo apóstolo Paulo em Roma como uma carta aos efésios.

Éfeso era a capital da Ásia romana, proconsular, famosa, onde se cultuava a deusa Artemis. Aí Paulo esteve durante três anos. A carta não trata de assuntos pessoais, mas teológicos. É um pouco parecida com a carta aos colossenses, a fim de combater os erros de doutrina que também alí começavam a surgir. Paulo mostra a importância da Igreja para a realização da obra de Deus. É a eclesiologia de São Paulo: ´Há um só corpo e um só Espírito, um só Senhor, uma só fé, um só Deus e Pai de todos´.(Ef 4,4s). É de importância e beleza ímpar o prólogo da carta (Ef 1, 3´14), que apresenta um hino de ação de graças à Trindade.

Efésios transmite a impressão de um rico transbordar de revelação divina, brotando da vida de oração de Paulo. Ele escreveu a carta quando estava preso por amor ao Cristo (3.1; 4.1; 6.20), provavelmente em Roma. Por isso, é conhecida como uma das quatro cartas chamadas de "Epístolas da Prisão". As outras três são Colossenses, Filipenses e Filemom.

É crença geral que Paulo escreveu Efésios também para outras igrejas da região, e não apenas a Éfeso. Possivelmente ele a escreveu como carta circular às igrejas de toda a província da Ásia. Muitos crêem que a carta aos Efésios é a mesma carta aos Laodicenses, mencionada por Paulo em Cl 4.16.


Referências:

Editora Cléofas

Wikipédia