Elevação

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Elevação da alma de Deus

§2098

Os atos de fé, de esperança e de caridade, exigidos pelo primeiro mandamento, fazem-se na oração. A elevação do espírito para Deus é uma expressão da nossa adoração ao mesmo Deus: oração de louvor e de ação de graças, de intercessão e de súplica. A oração é condição indispensável para se poder obedecer aos mandamentos de Deus.”E preciso orar sempre, sem desfalecer”(Lc 18, 1).

§2559

“A oração é a elevação da alma para Deus ou o pedido feito a Deus de bens convenientes” . De onde é que falamos, ao orar? Das alturas do nosso orgulho e da nossa vontade própria, ou das “profundezas” (Sl 130, 1) dum coração humilde e contrito? Aquele que se humilha é que é elevado . A humildade é o fundamento da oração. “Não sabemos o que havemos de pedir para rezarmos como deve ser” (Rm 8, 26). A humildade é a disposição necessária para receber gratuitamente o dom da oração: o homem é um mendigo de Deus.


Elevação da cruz


§662


“E Eu, uma vez elevado da terra, atrairei todos a mim”(Jo 12, 32). A elevação na cruz significa e anuncia a elevação da ascensão aos céus. É o princípio dela, Jesus Cristo, o único sacerdote da nova e eterna Aliança, “não entrou num santuário feito por homens [...]. Entrou no próprio céu, a fim de agora se apresentar diante de Deus em nosso favor” (Hb 9, 24). Nos céus, Cristo exerce permanentemente o seu sacerdócio, “sempre vivo para interceder a favor daqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus” (Hb 7, 25). Como “sumo sacerdote dos bens futuros” (Hb 9, 11), Ele é o centro e o ator principal da liturgia que honra o Pai que está nos céus.





Fonte:Catecismo da Igreja Católica.Fonte:http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/e/elevacao.html