Espírito sim carne não

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Monsenhor Jonas Abib

(Romanos 8,1-11) “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. ”

Graças a Deus você está em Cristo Jesus, e o Senhor vem dizer já não há nenhuma condenação. Não há condenação sobre você, apesar de todas as coisas que você fez. Mesmo que você tenha se desviado Dele, Ele não se desviou de você. Ele não te condena porque te ama. É com amor que Ele quer te cobrir, Ele não deixa de ver os seus pecados, é justamente porque você os comete que Ele vem lhe oferecer misericórdia e perdão. Ele vem trazer o seu balsamo pra curar as suas feridas e te trazer de volta porque gratuitamente Ele te ama. Não é por que você é importante, Ele poderia escolher tantos outros, não é porque você tem qualidades musicais, Ele deu qualidades musicais a muitos outros e sim porque Ele te ama. Gratuitamente Ele colocou seus olhos diante de ti e daí o seu amor. E sobre a sua miséria Ele derrama o seu amor no seu coração e aí se realiza a sua misericórdia. Misericórdia é a união da sua miséria com o coração Dele.

Infelizmente, nós acabamos sendo vendidos pelo pecado. E vendidos ficamos vendidos. O pecado acabou tomando posse de nós. Nós queremos ser músicos do Senhor, servir ao Senhor, mas infelizmente a gente acaba se desviando, acaba deixando a oração, deixando a eucaristia, a confissão, deixando tudo aquilo que te dá força. Enfraquecendo-nos o pecado toma conta de nós, porque inclusive o pecado é assim vai tirando as nossas defesas. A aspiração da nossa carne, infelizmente, é a morte.

Até pelo fato de sermos sensíveis a nossa sensibilidade nos faz agudos como um fio de navalha, mas justamente o fio de navalha é muito frágil. Se as pessoas todas são frágeis nós artistas, nós músicos somos fragilíssimos por uma qualidade que Deus nos deu, portanto, nós temos que nos proteger nos guardar. Se há alguém que precisa se proteger somos nós, músicos. Especialmente nós que queremos ser músicos pra o Senhor, queremos não, fomos escolhidos e aceitamos ser músicos para o Senhor. Nós não podemos bobear mais, nós não podemos mais ser trouxas já fomos demais, pelo contrário, nós precisamos guardar-nos. Não é culpa nossa, mas que o pecado habita em nós habita. Graças a Deus nós recebemos o Espírito e por isso o próprio Espírito se põe em luta dentro de nós, contra as coisas da nossa carne. Pelo fato de sermos sensíveis somos frágeis e daí o pecado nos pega muito facilmente. A nossa carne nos pega muito facilmente, justamente por causa da nossa sensibilidade. Deus vem nos alertar, infelizmente, os que vivem segundo a carne não conseguem agradar a Deus. Por isso nós precisamos estar atentos e o mais importante como foi dito em Romanos: “a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.”

O Espírito Santo age dentro de nós, para fazer com que nós não sigamos as aspirações da nossa carne. O interessante é que embora carne e Espírito estejam brigando dentro de nós quem decide somos nós. Na verdade a decisão final quem dá somos nós, porque pode ser que Espírito Santo agindo no seu espírito nos leve a fugir do pecado, só que na hora H a gente com a própria liberdade acaba seguindo a própria carne. As vezes você aguentou tanto, porque o Espírito estava te levando pra a graça e você estava resistindo ao pecado e o Espírito te aplaudindo pra que você continuasse, só faltava mais um pouquinho e a vitória estava aí. Só que de repente você largou tudo e cedeu a carne e fez justamente tudo ao contrário do que, até então, o Espírito estava fazendo em você. De uma vez pra sempre você precisa saber que, infelizmente, na nossa carne habita o pecado como um vírus e é um vírus tão terrível como o da Aids que nos leva pra morte, porque nos tira as defesas. Mas justamente por isso Deus nos deu a grande graça do seu Espírito, pra que o Espírito seja a força dentro de nós. Graças a Deus, há duas forças lutando dentro de nós, e, a força do espírito é muito maior que a força do pecado. Daí você se pergunta: então porque o espírito não vence sempre? Ele não vence sempre porque quem decide é você. Quem decide fazer ou não fazer é você.

Nós não podemos viver segundo a carne. Viver segundo a carne é viver apenas seguindo a vontade humana, os sentimentos humanos, a sensibilidade humana. A nossa humanidade foi vulnerada por um vírus terrível que se chama pecado. A palavra de Deus vem nos dizer pra que nós entreguemos ao desejo do Senhor.

O Senhor diz que o espírito habita em você, tanto quanto, infelizmente, o vírus do pecado habita em você. O Senhor fez de você uma morada sagrada. Você é uma morada sagrada tanto quanto um templo. Portanto, uma vez que, o Espírito habita em vós, vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito. A quantidade da ação do espírito é enorme, o que o Espírito Santo faz em nós é infinitamente maior do aquilo que a carne faz. Na verdade nós vivemos segundo o Espírito. A gente só naufraga porque a gente é trouxa, ao invés de decidir certo decidimos pelo lado errado.

Nada expulsa o Espírito Santo de nós, nem o nosso pecado. Só se nós por fim mesmo resolvêssemos romper com Deus, num ato determinado. O Espírito continuaria nos perseguindo porque nos ama, porque a gente romperia com o Espírito, mas ele não rompe com a gente.

Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em nós, então ele também dará a vida pela nossa humanidade pecaminosa, basta a gente dar razão ao espírito e basta a gente fazer aquilo que o espírito manda a gente fazer e não fazer aquilo que a carne manda. Nós temos que aprender a não dar razão a carne, porque quem decide é você. Nós temos que seguir os impulsos do espírito.

O que o Espírito Santo nos inspira é sútil, porque ele é Espírito ao passo que a carne é carne. Você precisa aprender a usar da sua sensibilidade pra ser sensível ao Espírito e não se entregar de bandeja pra sua humanidade. Volte para o Senhor. O Senhor nos dá uma capacidade nova de decisão, decida pelo Espírito que age em nós. Não se entregue a carne. Siga o Espírito do Senhor e caminhe para a santidade.

Veja mais

Palestras Músicos

Palestras Monsenhor Jonas