Etapas de formação

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Jovens salesianos em estudo
Como todo discernimento vocacional, a Congregação dos Salesianos possui etapas de formação que, em média, compreendem dez anos de estudos teóricos e práticos acerca dos ensinamentos de Dom Bosco. Para os leigos e religiosos do sexo masculino, que fazem os votos de obediência, pobreza e castidade, essas etapas de aprendizado são as seguintes:



Índice

Caminho Vocacional

Antes de ingressar em uma das inspetorias salesianas espalhadas pelo Brasil, o candidato à Congregação participa de encontros vocacionais, também chamados de Propedêuticos, nos quais são apresentados a ele o carisma e a vida de Dom Bosco.


Nesse período, que dura de seis meses a um ano, os coordenadores priorizam conhecer o postulante, tendo conversas individuais com ele e com pessoas da sua família. Os encontros acontecem na casa salesiana mais próxima do jovem.


Caso o interessado seja menor de 18 anos, ele é convidado para estar mais próximo da vida salesiana indo estudar em uma das escolas da congregação. Ele passa a morar no local, tendo o direito de visitar a família durante os finais de semana.


Pré-noviciado

Depois de passar pelo caminho vocacional, caso o jovem descubra que possua o carisma salesiano, é convidado para ingressar na congregação. Cada inspetoria possui uma casa específica para essa etapa de formação. No Estado de São Paulo, os leigos são chamados a morar na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba.


O pré-noviciado dura em média um ano; as atividades propostas são as seguintes: curso do primeiro ano de Filosofia, trabalhos nos oratórios durante os finais de semana e atividades diárias de aprofundamento da vida salesiana.


Noviciado

Para passar para a próxima fase da formação, os jovens interrompem a faculdade de Filosofia para fazer o noviciado em outra casa específica da inspetoria. Em São Paulo, eles são encaminhados para São Carlos, onde vivem também por um ano (chamado Ano Canônico porque começa no dia 31 de janeiro de um ano e termina no dia 31 de janeiro do outro).


Nesse período não há atividade acadêmica, o foco centraliza-se no aprofundamento na vida religiosa e na vivência do carisma de Dom Bosco. Nos finais de semana, os leigos participam dos oratórios como nas demais etapas.


É ao concluir o Noviciado que os jovens fazem a emissão dos primeiros votos de pobreza, castidade e obediente, tanto para os leigos como para os que já se decidiram a seguir a vida religiosa.


Pós-noviciado

Nesta etapa, que dura dois anos, os agora já consagrados concluem a faculdade de Filosofia, que trancaram ainda no Pré-noviciado. Além do trabalho acadêmico, eles continuam se aprofundando no carisma salesiano, tendo conhecimentos na área de catequese e adquirindo formação específica de educador religioso.


Tirocínio

O Tirocínio é a oportunidade de colocar em prática tudo que foi aprendido na teoria durante as etapas anteriores de formação. São dois anos de atividades práticas, por meio das quais os consagrados vão desenvolver o lado pedagógico nas pastorais.


É uma vivência mais intensa do carisma, exercida nas casas de missão salesianas espalhadas pelo país, seja na área social, seja na área universitária, nos colégios ou até mesmo na formação de candidatos.


Formação específica

Depois da vivência do carisma na prática, os consagrados passam pela última etapa de sua formação para a vida salesiana. É nesse período que eles fazem o discernimento vocacional, ou seja, escolhem se vão seguir como irmãos ou como sacerdotes salesianos.


Ministério Sacerdotal

Aos que escolhem o caminho sacerdotal, cabe ingressar na faculdade de Teologia. Eles se formam na perspectiva de salesiano pastor, voltando-se para o ministério sacerdotal. São quatro anos aprendendo sobre a Sagrada Escritura, conhecimentos da Igreja, dos dogmas, da história, liturgia.


Vivência Laical

Os que optam por viver como irmãos salesianos passam dois anos na casa salesiana da Guatemala, na América Central. Lá eles desenvolvem trabalhos pastorais de acordo com os ensinamentos de Dom Bosco.


Depois que voltam da missão no exterior, eles fazem a profissão perpétua. Os primeiros votos, chamados de temporários, são feitos no Noviciado e renovados em todas as etapas, mas a consagração definitiva é apenas nessa fase.


Independente de não ter concluído a faculdade de Teologia, todos os consagrados fazem a profissão juntos. Depois, continuam normalmente a missão, os irmãos vão para as casas salesianas espalhadas no Brasil e os futuros padres concluem os últimos dois anos de estudo.


OBS: Para as mulheres o processo se diferencia em algumas etapas, entretanto, o conteúdo de formação é o mesmo para ambos os sexos.


Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas