Eventos

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

A fim de divulgar os eventos promovidos pela Comunidade Canção Nova em uma interface que acompanha os avanços tecnológicos, foi criado o domínio eventos.cancaonova.com.


Este canal faz parte do portal cancaonova.com, um dos maiores portais católicos do mundo que, atualmente, conta com cerca de 5 milhões de acessos mensalmente.


Inaugurado no dia 25 de novembro de 2000, o domínio traz a cobertura completa de todos os eventos promovidos pela CN.


Como o eventos.cancaonova.com funciona?

Este canal é um dos mais complexos do portal, devido a sua abrangência. Além de conter a cobertura e a agenda completa de todos os eventos, ainda traz um calendário católico - onde os internautas podem postar informações sobre os eventos que acontecem nas suas paróquias. Confira passo-a-passo como ele funciona:


Home

No centro da home ficam concentrados os eventos que acontecem na semana. O evento do dia fica no destaque maior e os próximos no menor. Nesta página, temos ainda os menus: “Coberturas online”; “Agenda Canção Nova”; “Calendário Católico”; “Cadastrar eventos”; e “Galeria de fotos”.


No destaque “Infra-estrutura” fica concentrado um conteúdo fixo sobre direcionamentos que os fiéis precisam saber sobre a comunidade. Os menus são: “'O que é?”, com informações sobre a estrutura da Chácara Santa Cruz; “Acampamento de oração”, com informações sobre os acampamentos; “O que devo levar”, com dados sobre o que é preciso estar na mochila na hora de acampar na CN; “Camping”, com regras sobre o uso do mesmo; “Como chegar”, com um mapa explicando aos fiéis onde se localiza a Chácara Santa Cruz; “Alimentação”, com informações sobre a lanchonete e a padaria CN; “Pousada”, com dados sobre a pousada da Canção Nova; “Faça sua inscrição” e “Sua segurança”, um manual com procedimentos importantes para uma boa estádia.


Coberturas online

É neste menu que ficam armazenadas todas as coberturas dos eventos que a equipe do cancaonova.com cobre. Em sua maioria, as coberturas feitas pela portal são as que acontecem na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). As coberturas são dividas em sub-menus, são eles:


Para facilitar a compreensão, vamos utilizar o exemplo da super cobertura do Acampamento PHN 10 anos, que contou com a participação de cerca de 137 mil pessoas.


Programação

É aqui que fica armazenado a programação geral do evento: local, horário e atividades.


Sobre o evento

Neste local são postadas todas as matérias de divulgação. Toda vez que acontece um evento na CN eles são divulgados com antecedência. O Acampamento PHN 10 anos foi divulgado desde janeiro de 2008. Para tal divulgação, são criadas estratégias para que a mesma seja sempre dinâmica e diferente.


A primeira divulgação – com informações sobre presenças, local, dia, entre outros – é a que fica aparecendo em destaque no menu “Coberturas online”. Ou seja, essa será o tronco do seu trabalho.


Exemplos de matérias de divulgação:

Promoção “Por Hoje Não deixa de dançar”


O eventos.cancaonova.com criou esta promoção, na qual os internautas enviavam vídeos com uma nova coreografia para a música “Pare de Pecar”, do Dunga. Assim, toda vez que falávamos da mesma era divulgado o evento.


Como driblar o pecado no seu namoro?


O lema do PHN é a castidade, então, porque não aproveitar o Dia dos Namorados para orientar os jovens a driblar o pecado ao mesmo tempo que divulga o evento?


Estas matérias de divulgação necessitam de muita criatividade por parte do produtor de conteúdo. Nunca deve-se repetir as mesmas informações, pois isso cansa o internauta.


Pregação

Todas as pregações dos eventos são transcritas e adaptadas para serem disponibilizadas aos internautas. A equipe do setor de fotografia tira as fotos enquanto o produtor fica na TI transcrevendo a mesma.


Importante: Sempre é preciso conter nas pregações o nome do pregador, o horário da pregação, o nome de quem a transcreveu e a informação “Adquira esta palestra pelo telefone: (12) 3186 2600”. Além, de dois produtos do shopping CN relacionados com o tema ou lançamentos.


Poster

Não é muito comum disponibilizarmos posteres aos internautas, mas em alguns acampamentos isso acontece. São fotos em tamanho grande para ser impressos.


Multimídia

Aqui são postados todos os conteúdos produzidos pela WebTVCN referentes ao evento ou aúdios e vídeos produzidos pela equipe do portal cancaonova.com.


Importante: O produtor precisa solicitar a WebTVCN o “ID” do vídeo para que o mesmo apareça na página principal do evento.


Galeria

A equipe de fotografia é a responsável por esse sub-menu. Aqui são postadas as melhores fotografias do evento.


Entrevista

O cancaonova.com tem um canal especifico para entrevista, mas, quando necessário, o produtor do canal de eventos também pode usufruir desta ferramenta.


Depois que o Acampamento PHN terminou, foi realizada uma entrevista com o Dunga sobre o tema “Viver um dia de cada vez é o segredo”. O intuito era dar dicas aos milhares de jovens que se converteram e experimentaram Jesus no evento, mas que foram embora e vão voltar para a realidade do mundo.


Agenda Canção Nova

Neste menu ficam todos os eventos da Comunidade Canção Nova espalhados pelo Brasil. As informações sobre os mesmos são separadas por cidade e mês.

Exemplo:


A Casa de Missão de São Paulo (SP) envia um e-mail para o eventos para divulgar o Show da Rádio América. Este e-mail deve conter: nome do evento, horário, data, endereço, contato e presenças confirmadas.


Com estes informações em mãos, o produtor posta no menu “Agenda Canção Nova” e também na capa do portal (a capa possui um menu chamado “Destaques”, na qual aparecem os eventos das Casas de Missão. É o produtor do canal de eventos que as posta).


Calendário Católico

É aqui que o internauta pode encontrar um evento perto de sua cidade e também divulgar o de sua paróquia. Clicando na bandeira de um estado brasileiro ou no link eventos no exterior você fica informado sobre diversos eventos em diferentes datas. É aqui que ficam armazenadas as informações que o internauta cadastra no menu “Cadastrar eventos”.


Cadastrar eventos

Aqui, o internauta tem a oportunidade de mostrar para Brasil e o mundo os eventos de evangelização que são promovidos em sua cidade.


Como adquirir informações para a divulgação dos eventos?

As informações dependem da finalidade da matéria, cada setor da Fundação João Paulo II é responsável por uma coisa e é importante ter um contato com todos que podem contribuir para um trabalho mais objetivo e atrativo ao internauta.


Criação da primeira matéria

Se for para a primeira divulgação de um evento, os dados SEMPRE são adquiridos com o Departamento de Eventos, mais precisamente com o Augusto e o João Márcio.


Músicos

Se a matéria for com um músico, é preciso procurar os Agenciadores. Cada cantor da Canção Nova possui um agenciador que cuida dos seus compromissos.


Vídeos

A Agência sempre envia um vídeo-divulgação para o e-mail webevetnos@cancaonova.com. Em relação a isso, o produtor nem precisa se preocupar. Agora, se a necessidade for um vídeo produzido pela WebTVCN é necessário agendar com o responsável pelo departamento.


Departamento de Infra-estrutura

Quando há necessidade de informações relacionadas a infra-estrutura dos eventos a fonte é o Fábio Vieira ou o departamento responsável por este setor. Normalmente, precisamos deste setor para criação de podcasts informativos.


Produtos da Canção Nova

Informações de lançamentos, CDs, DVDs, promoções, ou seja, tudo relacionado aos produtos CN são adquiridos com o DAVI (Departamento de Audiovisuais).


Como utilizar as novas tecnologias a serviço da evangelização?

A tecnologia avança cada dia a passos mais longos e, para não ficar estacionado no tempo, é preciso que nos adeqüemos a ela. A Canção Nova busca essa adequação a todo o momento. Veja algumas das ferramentas que o produtor de conteúdo pode recorrer para uma melhor eficiência no seu trabalho e um melhor retorno ao internauta:


Blogs

De baixo custo para publicação na web e disponível para milhões de usuários, os blogs estão entre as primeiras ferramentas de Web 2.0 (conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais) a serem usadas amplamente. A Canção Nova possui mais de 200 blogs, um prato cheio para o produtor “dar um ganho” na sua matéria.


RSS

A sigla RSS significa Really Simple Syndication (distribuição realmente simples). É um formato de distribuição de informações pela Internet.


Ao usar o RSS, o produtor ficará sabendo imediatamente quando uma informação do seu interesse for publicada, com título, resumo e o link para a matéria completa, sem que tenha de visitar todos os seus sites favoritos para saber o que eles publicaram, pois um software o avisará toda vez que uma nova informação for publicada.


Para utilizar o RSS é necessário que instalar um software leitor de RSS, que é um programa que lê as notícias em um formato especial, chamado XML. Estes programas se chamam agregadores. Existem vários leitores gratuitos, basta fazer uma busca pela web usando a palavra-chave: leitor de RSS e fazer o download.


Wiki CN

Página comunitária na internet que pode ser alterada por todos os usuários que têm direitos de acesso,ou seja, nós da Fundação João Paulo II (somente nós). Usada na internet pública, essa página gerara fenômenos como a Wikipedia, que é uma enciclopédia online escrita por leitores. A wiki é uma maneira fácil de trocar idéias para um grupo de trabalhadores envolvido em um projeto.


Quer um bom exemplo? Você só está obtendo todas estas informações porque, um dia, uma boa alma escreveu tudo isso para você aqui.


Digg

É um site americano que reúne links para notícias, podcasts e vídeos enviados pelos próprios usuários e avaliados pelos mesmos. Combina social bookmarks, blog e feed. É muito popular de forma que as notícias mais aclamadas pela comunidade chegam a alcançar mais de 1000 votos (diggs). Faz parte da rede de sites pertencentes a Web 2.0.


Suas notícias estão distribuídas em basicamente 6 categorias: Technology, Science, World & Business, Sports, Entertainment e Gaming.


Tem gente que não gosta da Canção Nova e nunca iria entrar no site, mas, essa é uma forma de divulgar o nosso trabalho de uma maneira diferente e que pode atrair estas pessoas.


Flickr

Esta ferramenta armazena fotos. É um site bem legal e que cresce a cada dia. Aqui não seria um trabalho do produtor, mas sim do fotógrafo. Mas é legal colocar um link nas matérias com a página das fotografias de determinado evento.

Twitter

É uma rede social que permite que os usuários enviem atualizações pessoais contendo apenas texto em menos de 140 caracteres via SMS, mensageiro instantâneo, e-mail, site oficial ou programa especializado.


As atualizações são exibidas no perfil do usuário e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las. Usuários podem receber atualizações de um perfil através do site oficial ou por RSS, SMS ou programa especializado.


Assim como no Digg, está é uma ótima maneira de divulgar os conteúdos do cancaonova.com para aqueles que não gostam muito dela.


Del.icio.us

Oferece um serviço online que permite que você adicione e pesquise bookmarks sobre qualquer assunto. Mais do que um mecanismo de buscas para encontrar o que quiser na web ele é uma ferramenta para arquivar e catalogar seus sites preferidos para que você possa acessá-los de qualquer lugar.


Você também pode compartilhar seus bookmarks com os amigos e visualizar os favoritos públicos de vários membros da comunidade. Além desse uso o del.icio.us pode ser usado para criar listas de presentes, para acompanhar web-sites que tem conteúdo e links dinâmicos e para pesquisas sobre qualquer assunto.


Canais CN

Para promover uma integração de todos os meios de comunicação Canção Nova, foi proposto que o canal de eventos divulgue, também, os programas de rádio, TV, e as ações da WebTV. Assim, é importante manter um bom contato com os diretores dos programas CN para saber quando uma programação especial interessa e é importante divulgar.


Google Maps

É uma ótima ferramenta a ser utilizada para demonstrar onde se localiza determinado local.


Google Calendar

Ferramenta que coloca a programação de um evento na internet. Essencial para o produtor de conteúdo do canal de eventos.


Dicas para escrever na web

“A Internet como mídia editorial é tão nova que a maior parte das pessoas que escrevem para ela criam seus estilos à medida que trabalham. É bastante comum que um webzine bem produzido dê aos leitores uma experiência de leitura muito melhor do que um jornal online, porque a revista que só sai na Web edita seus artigos tendo em mente as necessidades específicas de seus leitores na Internet, enquanto o conteúdo do site de um jornal foi criado primordialmente para leitores de mídia impressa”.

Crawford Killian

A Internet hoje faz parte do cotidiano de várias pessoas, para muitos ela é uma ferramenta de trabalho, mas ainda surge dúvida na hora de produzir um bom texto e imagens para a Web.


O escritor e professor canadense Crawford Killian lançou recentemente o livro “Writring for the Web” (Escrevendo para a Web) e é este trabalho de 139 páginas que vai ser nossa referência para dar dicas sobre como escrever um bom texto para a web:


Como escrever direito?

  • SEJA SUCINTO


Como bem documentam os estudos de facilidade de uso da Web, os leitores da Internet tendem a olhar os sites meio por cima, em lugar de lê-los com atenção. Isso significa que tudo que você escreve precisa ser o mais resumido possível. A idéia é transmitir a mensagem da maneira mais rápida, porque não há muito tempo. Em seu livro, Killian oferece diversos exemplos de textos escritos para a Web que ele editou radicalmente, em certos casos reduzindo-os à metade da dimensão inicial.


  • MANTENHA PARÁGRAFOS E SETENÇAS CURTAS


O escritor Killian, sugere que os parágrafos na Web não devam ter mais que 75 palavras e que as frases neles sejam curtas. Parágrafos maiores tornam difícil a leitura na tela, e é mais provável que você perca leitores.


  • REDUZA OS FLOREIOS


Em um exemplo de como produzir textos apropriados à Web, Killian sugere que você escreva trechos entre 150 e 200 palavras. Depois, vasculhe-os e tente reduzi-los a cerca de 55 ou 60. Divida parágrafos longos em listas de itens destacados. Killian oferece diversos exemplos de como um longo parágrafo de texto contendo uma lista de itens pode funcionar bem em mídia.


  • ATENÇÃO NO USO DE METÁFORAS ELABORADAS


Se você estiver descrevendo uma metáfora para governo como "o navio do Estado" em um parágrafo, e mais tarde no mesmo texto quiser ampliar a metáfora e chamar o Legislativo de "sala das máquinas", pode ser que a técnica funcione na mídia impressa, mas online não é assim. Os leitores podem pular de um ponto a outro de seu conteúdo, e "entrar" em um artigo pela metade. Se lerem apenas a parte final dessa metáfora, ficarão confusos.


  • CUIDADO COM AS PALAVRAS


NuNcA usE extes tipox de texTox nA web, Ele só éx permitidu no orkuT, msn, g-talk e e-mails pessoais. Converse assim somente com quem for seu amiguxo mexxxmo. Do contrárium eskessa este tipo de aberração gramaTicau. Naum cometa a besteira de acreditar que excrever axim é se comunicar com um públicu modernix.


  • RESUMIR E NÃO EXCLUIR


Divida o conteúdo em categorias e subcategorias, mas não deixe textos extensos em uma página - a não ser que se trate de uma política de privacidade ou mesmo um regulamento.


A leitura digital é cansativa devido à luminosidade do monitor. Por isso, movimentar o leitor prende mais sua atenção, pois ele fica envolvido em alcançar a informação que ele deseja e conseqüentemente faz ele movimentar seus olhos.


Use tópicos para facilitar a assimilação do conteúdo, destaque palavras-chave e procure ser objetivo e coeso em todo o texto. Textos carregados de adjetivos que exaltam demais as qualidades do produto podem ter ação contrária, se um usuário ou um comprador não crer no que está sendo comunicado.

30 dicas para escrever bem

Por professor João Pedro, da UNICAMP


1.Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.


2.É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.


3.Anule aliterações altamente abusivas.


4.não esqueça as maiúsculas no início das frases.


5.Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.


6.O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.


7.Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.


8.Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??… então valeu!


9.Palavras de baixo calão, porra, podem transformar o seu texto numa merda.


10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.


11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.


12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: “Quem cita os outros não tem idéias próprias”.


13. Frases incompletas podem causar


14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.


15. Seja mais ou menos específico.


16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!


17. A voz passiva deve ser evitada.


18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação.


19. Quem precisa de perguntas retóricas?


20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.


21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.


22. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei!”


23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.


24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!


25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.


26. Cuidado com a hortografia, para não matar a língúa portuguêza.


27. Seja incisivo e coerente, ou não.


28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.


29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras, carajo!… nada de mandar esse trem… vixi… entendeu bichinho?


30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá agüentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.


Web 2.0, o conceito de interação

O termo Web 2.0 é utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web --tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A idéia é que o ambiente online se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.


Eis que repente um site consegue transformar o usuário de internet em estrela. De mero espectador, ele passa a produtor do conteúdo ali veiculado, que passa, por sua vez, a ser divulgado e, melhor: discutido, repercutido, avaliado. Estamos diante, assim, de uma mudança radical nos rumos não só da rede mundial dos computadores como da comunicação tal qual a conhecemos.

Ver também

eventos.cancaonova.com [1]

cancaonova.com [2]

blog.cancanova.com [3]


Referências

Eventos Canção Nova [4]

Crawford Kilian: Escribir para la Web Mi libro en español. Ediciones Deusto · Rachel McAlpine: Global English for Global Business.

(tradução de Francisco Assis, professor de Tecnologia da Informação das Faculdades Integradas Tereza D'Ávila)