Ferramentas Mobile

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Objetivo

Ferramentas Mobile são diversos tipos de tecnologia, que, por sua vez, tem como principal objetivo facilitar a vida da sociedade, diminuindo cada vez mais os desconfortos humanos na área. Um dos grandes focos tecnológicos dessas ferramentas é, sem dúvida, facilitar a localização de amigos ou desconhecidos, eliminando a perda de tempo e acabando com o possível stress, permitindo facilidade de localização em meio a uma emergência ou algo parecido. Porém, não são apenas para localização de diversas pessoas, mas também para a própria localização, com um sistema de mapeamento e, caso você esteja na estrada curtindo umas férias, poderá também verificar como está o trânsito ao seu redor. Entretanto, essas novas tecnologias não são apenas para localização, mas também para interagir com programas online. Assim como sites específicos transmitem programas online pelo pc, essas ferramentas proporcionam os mesmos confortos pelo celular.

Entre todos os serviços sociais que exploram geolocalização, o BrightKite é o que mais se aproxima do exemplo hipotético do encontro de amigos e desconhecidos em um bar pelo celular.

Dedicada exclusivamente para usuários do iPhone ou iPod touch (a ponto do serviço não entrar em outro navegador que não seja o Safari, da Apple), o iRovr permite a criação de um perfil por onde usuários podem publicar vídeos, fotos, textos e links que aparecerão no seu stream, no mesmo estilo empregado pelo Facebook.

Também voltado exclusivamente para usuários do iPhone no começo, o Fon11 já começa a tomar forma também no sistema Android, do Google, e em aparelhos da Nokia. No Brasil, o serviço já suporta usuários do Rio de Janeiro.

Mais que simplesmente indicar a posição geográfica de amigos inscritos no serviço, o Next2Friends permite que usuários publiquem perguntas ou discussões direcionadas apenas àqueles na região.Além de permitir a transmissão de vídeos online por plataforma própria.

A resposta da Nokia para o iPhone não vem só no formato de um aparelho (no caso, o 5800 Xpressmusic), mas também no de serviços online que usam o telefone celular.

Redes sociais que abusam da geolocalização poderiam ser ótimas ferramentas para serviços de namoro, não? O meetMoi parte deste pressuposto e permite que usuários criem um perfil que será compartilhado com propósitos afetivos.

Junte uma rede de acesso capaz de transmitir vídeo com a proliferação de celulares com câmera e você cria um vácuo para streaming de vídeos muito bem coberto, nos últimos meses, pelo Qik. Da mesma maneira que sites como o Justin.TV ou o Ustream permitem a transmissão ao vivo de vídeo pelo PC, o Qik faz o mesmo para celulares.

Com uma interface mais incrementada que a maioria dos serviços listados aqui, o Groovr também aposta na indicação de pontos de interesse em mapas e as conseqüentes interações com amigos ou desconhecidos no entorno.

O ShoZu pega carona tanto na popularidade como na incipiente atividade móvel de serviços sociais estabelecidos, como Facebook, Flickr, Twitter e YouTube, e dá uma nova maneira para que o usuário publique conteúdo a partir do celular. Grande parte do fator social do ShoZu está aí: é possível comentar ou mesmo replicar conteúdos publicados por outros usuários ou definir a posição geográfica de onde o arquivo foi criado.

Único exemplo genuinamente brasileiro da lista, o OndeEstou nasceu dentro da junção de Apontador e MapLink com a pretensão de, no futuro, indicar em tempo real os índices de trânsito ao redor do motorista. Neste meio tempo, a rede social permite que usuários, estejam eles em desktop, dentro do Orkut ou do Facebook ou a partir do iPhone ou celulares com Windows Mobile ou Java, atualize sua localização geográfica. Assim como seus colegas internacionais, o OndeEstou permite que contatos saibam a localização e qual a atividade que o usuário está fazendo no momento.