Galileia

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

A Galileia é uma região do norte de Israel situada entre o mar Mediterrâneo, o lago de Tiberíades e o vale de Jezreel. É uma região de colinas, entre elas o célebre monte Tabor, local em que, segundo os Evangelhos, ocorreu a transfiguração de Jesus Cristo.

O clima é chuvoso e úmido, registrando-se uma pluviosidade de até 800 mm. As principais atividades econômicas são a agricultura e a pesca no lago Tiberíades. É uma encruzilhada de caminhos entre as planícies mediterrâneas e os desertos do leste do rio Jordão. Foi quase destruída durante as invasões árabes e a conquista turca. Nos tempos de Cristo a região incluía a parte setentrional da Palestina, a oeste do Jordão e ao norte de Samaria. Dividia-se em Alta e Baixa Galileia. Os galileus usavam um dialeto e uma pronúncia peculiares. Apesar de sua fama de valentes e industriosos, os habitantes da Judeia os consideravam pouco inteligentes e sediciosos.

Jesus e todos os apóstolos - menos Judas Iscariotes, que era da Judeia - nasceram na Galileia. O epíteto "galileu" às vezes lhe era dirigido como insulto.

Durante a Primeira Cruzada esta região foi conquistada pelas forças cristãs, em 1099. Foi então fundado o poderoso Principado da Galileia, vassalo do Reino Latino de Jerusalém. Em 1187 o território voltou para mãos muçulmanas quando Saladino o reconquistou.


Referência:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Galil%C3%A9ia