Herodes

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

O Grande, nascido em cerca de 73 a.C. e falecido em 4 a.C., foi rei da Judéia entre 37 a.C. e 4 a.C..

Filho do idumeu Antipater e de Cipros (da Nabatéia).

Fundou as cidades gregas de Sebaste (Samaria) e Cesareia,com o seu belo porto. Construiu fortalezas e palácios, incluindo Massada e o magnífico Templo, o Herodium. Presidiu aos Jogos Olímpicos.

No Evangelho de Mateus, ele é acusado pela "Matança dos Inocentes", em Belém.

Ao morrer, em 4 a.C., Herodes deixou disposto, em testamento, a partilha do reino entre três de seus filhos sobreviventes: Herodes Arquelau, Herodes Antipas e Filipe.


Herodes Arquelau (4 a.C. - 6 d.C.) governou a Judéia. O menos estimado dos filhos de Herodes, foi cruel e despótico. As queixas dos judeus contra ele finalmente o levaram ao exílio.

Reinou cerca de dez anos. Foi durante o seu reinado que os Reis Magos vieram do Oriente seguindo a estrela que indicaria o local do nascimento do Messias, ou seja, Jesus Cristo. Arquelau pretendeu eliminar o recém-nascido Rei dos Judeus, e ordenou a Matança dos Inocentes referida nos Evangelhos. É comumente confundido com seu pai, o que levou alguns estudiosos a, equivocadamente, colocar em dúvida a data real do nascimento de Jesus como sendo o Ano 1 da Era Cristã, supondo que Jesus teria que ter nascido no mínimo 4 anos a.C. (antes de Cristo) para ser contemporâneo de Herodes, o Grande.


Herodes Antipas (c. 20 a.C.-39), tetrarca da Galiléia e da Peréia, ( de 4 a.C. a 39),foi educado em Roma.

A parte que coube a Antipas foi a tetrarquia da Galileia e da Peréia, que abrangia a região oriental do Jordão, inclusive as cidades helênicas da Decápole. Ele bem que tentou, junto ao Senado Romano, ser reconhecido como rei, mas apesar de ter gasto muito dinheiro com presentes e propinas, não obteve êxito, e teve que se contentar com o que lhe foi concedido.

Quem não se contentou foi Herodias, a ex-mulher de seu irmão, Herodes Filipe, que deixara o marido para viver com ele (em 27 d.C.): ela sempre ambicionou a condição de raínha e essa ambição acabaria custando caro ao casal.

É criticado nos Evangelhos, onde é chamado por Jesus de "raposa" (Lucas 13:31-32) e acusado pela morte de João Batista. Em Lucas, ele é incluído entre os personagens envolvidos no julgamento e morte de Jesus.


A Filipe, coube a tetarquia de Traconítide, que abrangia:

Traconítide:região situada ao sul de Damasco, entre as montanhas do Antilíbano e a Batanéia. O nome significa “região pedregosa”; Auranítide: nome proveniente de uma antiga província assíria denominada Auran; Batanéia: região que ocupava parte da antiga Basan; Gaulanítide: região da Transjordânia, assim chamada por causa da cidade de Golan; Ituréia: região da Transjordânia, ocupada por uma tribo árabe aramaizada.

Sobre a aldeia de Betsaida, Filipe construiu sua capital, batizando-a com o nome de Julía, em homenagem à filha do imperador Augusto. e reedificou a cidade de Panéias, que passou a se chamar Cesaréia (ou Cesaréia de Filipe), em honra de Augusto.

Josefo diz que seu governo, de 37 anos, foi pouco notável porém tranquilo, e que grangeou reputação de honestidade e disposição para ouvir os súditos (Ant. XVIII vi 6). Manteve boas relações com Roma e morreu sem deixar herdeiros.

Após sua morte, seus domínios foram, inicialmente, anexados à Província da Siria e, mais tarde, incorporados ao reino de Herodes Agripa I.

Algumas fontes sugerem que ele teria se casado com sua sobrinha, Salomé, a famosa filha de Herodias, mas isso não está comprovado.


Referência:

[Wikipédia]