Inferno

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Definição

Inferno é o estado no qual o ser se encontra só, impossibilitado de contemplar a face d’Aquele que o ama infinitamente. Tal impossibilidade não se estabelece por insuficiência d’Aquele que ama, mas é fruto da liberdade do ser que optou pela negação desta Presença, decidindo assim pela eterna ausência.

Origem

Deus criou todos os Anjos bons e belos, mas muitos se revoltaram por soberba, quiseram "ser como Deus"; não se aceitaram como criaturas de Deus e por isso foram expulsos da Comunhão com Deus, isto é, o Céu; e foram viver sem Deus e contra Deus; surgiu assim o Inferno, que não é um lugar de fogo, mas um estado de frustração, ódio a Deus e às suas criaturas. Diz o livro do Apocalipse: "Houve uma batalha no céu, Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no Céu para eles" (Ap 12, 7-8)

Em que consiste?

Consiste na condenação eterna daqueles que, por escolha livre, morrem em pecado mortal. A pena principal do inferno é a eterna separação de Deus, o único em quem o homem encontra a vida e a felicidade para que foi criado, e a que aspira. Cristo exprime esta realidade com as palavras: «Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno» (Mt 25, 41).

Bondade de Deus X Inferno

Deus, apesar de querer «que todos tenham modo de se arrepender» (2Ped 3,9), tendo criado o homem livre e responsável, respeita as suas decisões. Portanto, é o próprio homem que, em plena autonomia, se exclui voluntariamente da comunhão com Deus se, até ao momento da própria morte, persiste no pecado mortal, recusando o amor misericordioso de Deus.