Isaías

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

O Livro de Isaías é um livro profético do Antigo Testamento. Sua importância é refletida também no Novo Testamento, considerando-se que há mais de 400 referências diretas ao livro, feitas pelos evangelistas e apóstolos.

Em seus dias, Isaías viveu e narrou a tensão política e militar que o território de Israel experimentava, com eventos decorrentes principalmente de um panorama marcado por intensas e contínuas atividades bélicas e expansionistas que estavam sendo realizadas pela monarquia egípcia, ao sul, e pelos caldeus, ao Leste. O profeta viveu de 740 a 690aC. Mas não foi o único autor de todo o livro. Este está dividido em três partes: Isaías I (capítulos 1´39) é do tempo do profeta; Isaías II (40´55) é da época do exílio da Babilônia (587´638aC) e Isaías III (56´66) foi escrito após o exílio na época da restauração do povo na sua terra. O profeta Isaías era filho de nobre família de Jerusalém, poeta , foi conselheiro dos reis Jaotã, Acaz e Ezequias numa época de infidelidade moral e religiosa por parte do povo de Israel. O livro de Isaías, por isso, é dito da escola de Isaías; isto é, seus discípulos devem ter continuado a obra do mestre através dos séculos. O início do ministério profético de Isaías situa-se em 754 A.C., coincidindo com 2 datas históricas precisas: a morte do rei Uzias de Judá, e a fundação de Roma.


O autor

Isaías foi filho de Amos, o profeta vaqueiro e viveu na corte dos reis de Judá. Há indicações de que talvez fosse primo de Uzias. Escriba e relator dos anais históricos da casa davídica, tinha preeminência e liberdade suficiente para transitar próximo ao poder político e tomar conhecimento, em primeira mão, das políticas e estratégias do Estado monarca judeu. Letrado, culto e politicamente privilegiado, pode ter feito parte da casta sacerdotal de Jerusalém. Profetizou durante os reinados de Uzias, Jotão, Ezequias, e provavelmente durante seus últimos oito anos de vida, sob a opressão maligna do reinado de Manassés, responsável por seu martírio, com 92 anos de idade.



Referências:

http://www.cleofas.com.br/virtual/texto.php?doc=DOUTRINA&id=dou0479

http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro_de_Isa%C3%ADas

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas