Israel

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

O Estado de Israel (em hebraico Sound? מדינת ישראל, transl. Medīnát Isra'él; em árabe دولة إسرائيل, transl. Daulát Isrā'īl) é um país no Oriente Médio, na extremidade sudeste do Mar Mediterrâneo. É uma república democrática parlamentar fundada em 14 de Maio de 1948. É o único estado judeu em todo o mundo[3][4]. Faz fronteira com o Líbano no norte, Síria e Jordânia ao leste e Egito no sudoeste[5]. A Cisjordânia e a Faixa de Gaza também são confrontantes.

A capital declarada (mas não reconhecida pela comunidade internacional) do país e sede do governo é Jerusalém, que é também a residência do Presidente da nação, repartições do governo, suprema corte e o Knesset (parlamento). A Lei Básica estabelece que "Jerusalém, completa e unida, é a capital de Israel" apesar de a Autoridade Palestina ver Jerusalém Oriental como futura capital da Palestina e as Nações Unidas e a maioria dos países não aceitarem a Lei Básica, argumentando que o status final deve esperar futuras negociações entre Israel e a Autoridade Palestina. A maioria dos países mantém sua embaixada em Tel Aviv[6][7][8]. Israel é o único país no Oriente Médio cujo regime político é considerado uma verdadeira democracia, e seus cidadãos desfrutam de uma extensa gama de direitos políticos e direitos civis[9]. Israel, ainda, é considerado o mais avançado na região em termos de liberdade de imprensa[10], regulamentações empresariais[11], competição econômica,[12], liberdade econômica[13] e índice de desenvolvimento humano médio.

O conflito entre Israel e a Palestina em andamento continua a ser uma fonte de tensão dentro e fora de Israel [14][15]. Em particular, isto causou tensões com os vizinhos árabes de Israel, com alguns dos quais Israel também entrou em conflito.[15] Grupos como a Anistia Internacional[16] e Human Rights Watch[17] têm sido críticos das políticas de Israel, enquanto outras organizações como a Freedom House[18], o governo dos Estados Unidos e alguns países da Europa geralmente apoiam Israel[19].

Segundo as escrituras bíblicas, Israel é a terra prometida por Deus aos hebreus e é o berço da religião e da cultura judaica desde o século XVII a.C..

Fonte:Wikipédia