Jesus Cristo.

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Jesus Cristo

Jesus Cristo é a forma como a Bíblia se refere àquele cujos seguidores consideravam o prometido Messias ou “o Cristo, o filho do Deus vivo”, conforme Mateus 16:16. Esta expressão surge várias vezes nos escritos gregos da Bíblia, ou Novo Testamento, e veio a tornar-se a forma respeitosa como os cristãos se referem a Jesus, homem judeu que, segundo os Evangelhos, nasceu em Belém da Judéia e passou a maior parte da sua vida em Nazaré, na Galiléia, sendo por isso chamado, às vezes, de Jesus de Nazaré ou Nazareno. O título Cristo, portanto, confere uma perspectiva religiosa à figura histórica de Jesus.

Yeshua

Trata do estudo de investigação histórica do nome desta personagem, e explana as várias versões de estudiosos sobre o significado e origem do seu nome.

Jesus

Explora os aspectos histórico-biográficos desta personagem, e explana a visão das diversas religiões cristãs e não-cristãs sobre ela.

Cristo

Discorre sobre as diversas características atribuídas pelo cristianismo a Jesus, desde as perspectivas razoavelmente consensuais até opiniões que foram tidas como heréticas ou que, após o advento da liberdade de crença, desencadearam o surgimento de novas seitas, cultos ou denominações religiosas.

Jesus histórico

Explora também os aspectos históricos da vida de Jesus, apontando os métodos usados para se remontar a história de sua vida.

Disputas cristológicas

Trata das discussões e interpretações quanto a natureza de Jesus (divino ou humano, por exemplo) que ocorreram no decorrer da história da cristandade, principalmente no que diz respeito às interferência da Igreja Católica na crença durante, a Idade Média e Moderna.

Cristianismo

Examina a história, desenvolvimento e teologia das diversas denominações religiosas que dizem basear as suas doutrinas nos ensinos de Jesus, ou onde o papel dele possui uma relevância especial. Aborda também a história da crença na divindade ou, pelo menos, na importância histórica de Jesus ao longo dos últimos dois milênios.

Judaísmo e Cristianismo

Efetua-se uma comparação entre o Judaísmo e o Cristianismo, analisando-se os pontos de convergência e divergência entre as duas correntes de pensamento.


Mais Informações: Jesus Cristo

Referência:

Wikípédia