Jornada Mundial da Juventude

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Jornadadajuventude.jpg
A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens, a fim de celebrar e aprender sobre a e construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.


Inspirado em grandes encontros de jovens do mundo e nas festividades do Domingo de Ramos de Roma, em 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a JMJ como um evento anual como meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja.


Em intervalos de dois ou três anos, uma cidade é escolhida para celebrar a grande Jornada, na qual participam milhares de pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermediários, as JMJs são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Pontífice Bento XVI sugere um tema.


Durante as Jornadas acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Mas todas as atividades com o mesmo objetivo: a busca de Deus.


Em sua última edição, na Alemanha, o evento reuniu cerca de 1 milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo.


Para João Paulo II, a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.


Referências

Jornada Mundial da Juventude no Brasil - [1]