Jovem, Seja Firme e Corajoso

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Padre Léo - 16/04/2005 - código CD 25.02708 DVD 26.02708

Adquira esta Pregação

Nesta Pregação, Padre Léo, nos ensina e ensina principalmente aos jovens, que é preciso ter a coragem que teve joão Paulo II, que doou sua juventude para Deus, e também toda a sua vida, pois jovens determinados, não são vencidos por qualquer coisa, mais acima de tudo, são transformadores do mundo em que vivemos.


Local: Rincão do Meu Senhor. / Cachoeira Paulista.

Horário: 9:00 Hs. / Acampamento Para Jovens PHN.


Conteúdo da Pregação


Josué, 1, 6-9, Se firme e corajoso, por que tu as de conduzir esse povo, na posse da terra, que jurei, aos seus pais, dar-lhes, tem animo pois, e sê corajoso, para observar, toda a lei de Moisés, que meu servo te prescreveu, não te afaste dela, nem para a direita, nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas, trzes sempre nesta boca, as palavras deste livro da lei, medita dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito, assim prosperarás em teus caminhos, e serás bem sucedido, isso é uma ordem, sê firme e corajoso, não te atemorizes, não tenhais medo, por que o senhor está contigo, em qualquer parte para onde fores, isso é uma ordem, qual é a ordem, sê firme e corajoso, não tenhas medo, por que o senhor está contigo, para qualquer parte para onde fores, Palavra da salvação...

Por que Palavra da salvação, só se usa para o Evangelho, qual é o nome do livro que nós acabamos de ler? Josué, esse livro em Hebraico, escreve igual ao nome de quem? Echuá, Deus que salva, Josué é a grande figura de Jesus, assim como Moisés prefigurou a ação de Jesus, Josué é a figura de Jesus, mais que a pré figuração, é a própria figura de Jesus antecipada, é aquele que pega o povo e introduz o povo na terra prometida, meus irmão e minhas irmãs, qual é a qualidade moral e espiritual de Josué, que fez com que Moisés o escolhesse, para que ele conduzisse o povo até a terra prometida?

Essa qualidade moral de Josué, será a grande qualidade dos Profetas, será a grande qualidade de Jesus, e a grande qualidade dos apóstolos, e que precisa ser a qualidade de todos e de cada um de nós, que qualidade é essa? CORAGEM, essa expressão ser firme e corajoso, ela pode ser resumida na palavra CORAGEM, que palavra é essa, de onde vem essa palavra? Coragem é uma palavra dupla, formada de Duas palavras, quais? CORAGEM, Agem é de agir, é força, coragem significa a força que brota do coração, força que vem de dentro, força que de dentro nos impulsiona, e por que, que ela é importante? Ela independe das situações exteriores, é muito mais do que valentia, valentia por exemplo, que é uma qualidade importante em uma pessoa, a valentia ela é motivada pelo exterior, a pessoa fica com raiva e fica valente, ou mais fácil, se olhar que o outro é um tampinha, até eu sou valente, ou se estiver longe.

Você teria coragem de olhando na cara do Mike Tilson, chingar ele? Eu xingaria ele durante meia hora, por telefone, valentia depende das condições exteriores, coragem não, por isso que essa palavra vai perfazer o antigo e o novo testamento como uma linha, em alguns momentos vamos perceber que o autor sagrado para e faz um nó, costura, esses são os momentos que surgem os grandes Homens, e outra coisa interessante, nessa preparação para esse acampamento, retomando a Bíblia a partir do ponto da coragem, eu percebi que essa é uma ordem, que sempre o mais velho, dá ao mais novo, essa é uma ordem imperativa, por isso está no versículo nove, isso é uma ordem: ser firme, ser forte e ser corajoso.

Observe inclusive, que o pronome usado nesse capitulo um, desde o seis até o nove, é a segunda pessoa, e isso é raro na Bíblia, a Bíblia normalmente usa o plural, VÓS, por que é uma palavra dita para todos, essa palavra, ao usar a segunda pessoa do singular, ela está sendo dirigida a você, mais do que você, por que você, pois seria uma corruptela da segunda pessoa, é um tu, é direto, tu, mais do que você, você pode até ser mais indefinido, você se ameniza, aqui no Brasil se usa muito você, com exceção do sul e do maranhão, maranhão é onde se fala o português mais belo desse Brasil, é bonito ver, por que la no sul eles usam o tu, mas o verbo acompanha o você, tu vai, tu viu, tu foi, isso é um espetáculo, aqui não, aqui está uma palavra que você deve riscar em baixo, como minha professora ensinava, sublinhe com uma linha em baixo da frase, que ai não tem perigo de você errar, quando disser sublinhe, é para sublinhar com uma linha em baixo, você deve sublinhar em baixo na sua Bíblia, essa ordem de Deus para você, Sê firme, sê forte, sê corajoso!

Nós já sabemos, que a coragem independe das situações exteriores, coragem é aquela força que brota aqui dentro, e que, ai vem a coisa importante da coragem Bíblica, por isso que ao contrário da valentia, a valentia a gente tem, e coragem? Coragem a gente obtém! coragem você constrói, coragem é algo em que você se transforma, coragem precisa ser uma meta na minha vida, aliás, coragem deveria ser o resumo de três palavras em uma mesma atitude, META, OBJETIVO E PROPÓSITO, o que alinhava essas três atitudes.

Meta: Meta é a onde eu quero chegar, eu tenho uma meta, eu quero chegar na Imagem de nossa senhora que está lá! Então eu começo a caminhar para chegar até lá, acontece que tem aqui uma caixa na minha frente, e eu não tenho como contorna-la, pois ela é muito alta, a valeta que tem aqui é muito profunda e eu não tenho como passar, só a meta não me leva até lá, eu preciso ter objetivo.

Objetivo: Objetivo é, por que eu quero chegar lá? Se esse objetivo for uma necessidade, eu preciso chegar lá, então esquece o obstáculo, por que a coragem me ensina a contornar os obstáculos, a dar a volta, por que agora não se trata mais de uma meta no sentido, mais sim um alvo que está lá para mim, é uma necessidade, eu tenho um por que para chegar lá, quem tem um por que, enfrenta qualquer como, a coragem ela é um por que interior, que nos impulsiona, independente se tem um obstáculo, ou se não tem! e quando você alimenta essa coragem, e quando você alimenta essa coragem, por que a Bíblia nos ensina como alimentar essa coragem, e fala de uma seriedade muito grande a esse respeito, quando você alimenta essa coragem com a determinação, então a sua meta, o seu objetivo agora tem um propósito.

Propósito: é um para quê, não é só o por que eu preciso chegar lá, é para que, o que eu vou fazer quando chegar lá? A coragem transforma meta em propósito, ela deixa para nós, os objetivos claros, e faz você enfrentar, independente da força que vem ao contrário, inclusive com um detalhe, força contrária, você usa contra o obstáculo, isso é igual Judô, Judô, O Bom Judoca, ele tem que treinar para usar a força do adversário contra ele isso é a sabedoria, o grande segredo do Judoca é isso.

Você já notou como na natureza bicho fraco não sobrevive, só que na natureza isso é por instinto, você precisa que pela graça de transformar o seu desejo, a sua meta, o seu propósito, o seu objetivo, transformado pela coragem, torna-se uma necessidade vital, que me impulsiona, agora eu não dependo mais das coisas exteriores, por que gente, ir na onda, qualquer um vai, o encardido sabe disso, por isso que o alvo número um do encardido, são vocês, esse vocês com algumas reticências, é para vocês jovens.

A maior imbecilidade hoje é o vestibular, pois não se aproveita o currículo, mas a nota, passar é uma loteria, se o professor Felipe, Dr. em física, um gênio, se ele sentar para fazer um vestibular em física, não passara, em Biologia, em medicina, não passa, por que não cai nada sobre as matérias.

Já tem analfabeto presidente da câmara, na prefeitura também, Por que, quê o Gabriel Chalita está se destacando na educação? por que ele entende de Educação!

Hoje com essa maquininhas de calcular, piorou, hoje o burro quando foge corra, estão transformando os jovens em verdadeiros burros, hoje não se ve a diferença nos jovens em qualquer pais, vê as mesmas roupas em qualquer pais, usam uns anzóis na língua, na orelha, se eu não fosse padre, eu nunca namoraria uma moça com aquilo na língua, é medonho, quando eu namorava, dava aqueles beijos ásperos, de levar a língua na goela, hoje não se pode nem beijar direito.

Por que os jovens foram para Roma ver o Papa, que era idoso, mas que não era velho, ele voltou a ser criança, quando eu vi o papa abrir a boca e não falar eu disse, agora ele pode morrer, ele voltou a ser criança, (170) Cento e setenta delegações na praça de São Pedro, nunca viram e passaram a profetizar, nunca verá uma cena como aquela, o mundo indo para Roma para ver o quê? Para ver o que? Para ver um caixãozinho de Cipreste? A coragem é que representa João Paulo II, ele se gastou como uma vela, ele ficou como um monte de vela, cera derretida.

O Cântico de Simeão, estou pronto, por que os meus olhos viram a salvação, quem falou que o papa queria renunciar, não sabia o que estava falando.

Eu queria convidar os diretores de escolas para lerem o documento que João Paulo II, escreveu sobre a Educação, se você não ler João Paulo II, Paulo Freire, será que você não nota pouca diferença, o que João Paulo II fez, foi colocar o Espírito Santo nas frases.

Coragem é a graça de você direcionar a sua fraqueza para a pessoa certa, na hora certa, coragem é nadar contra a correnteza, ora, ir a favor da correnteza, é fácil, é só jogar o pedaço de bananeira, e ele vai nadando.

O que são os falsos profetas, Ezequiel diz, são os que tiram a coragem e colocam medo, coragem é igual a aumento da palavra, quem não se alimenta da coragem, torna-se fraco, com medo, por que ela age com o pensamento, e vai minando o coração que age, é triste, estão fazendo os jovens perderem a coragem.

Coração Jovem, o jogo da liberdade, da sexualidade, e para fora o medo explode, pois o que faz o jovem não ser o que ele deve ser é viver tudo desordenado.

Esse acampamento, começou bem, ontem com a missa, cujo o evangelho era o de Paulo, a conversão de Paulo.

No Meu tempo, grupo de Jovens, é para juntar idéias, tínhamos apenas uma hora na Igreja, terminávamos o nosso grupo de oração, num boteco, ou íamos para a casa um dos outros, por que precisávamos continuar o assunto, daí nascia as idéias.

Um dia um jovem teve a idéia de fazer serenata na casa mães, íamos de Bicicleta, de pé, pois tínhamos no coração, a evangelização, um dia um dos nossos viu uma luz la no alto e disse, vamos fazer uma serenata para as prostitutas, dai fomos para a zona, eu tinha o cabelo comprido, encaracolado, vestia um macacão verde, corrente com um dente pendurado, entramos e cantamos, louvado seja o meu senhor, rezamos o pai nosso, até a dona da zona chorou,Quando todo mundo pensa a mesma coisa, nada acontece.

A Canção Nova tem que rezar, que cantar até não poder mais, até perder a voz, até ficar muda, ou muda, o nome fundação João Paulo II quer dizer estar com os olhos voltado para o céu.

João Paulo II já morto, no caixão de cipreste, deitado no chão, pé no chão, mas os olhos para o céu, lá o vento em Roma, os cardeais seguravam a tampa do caixão por causa do vento, aquele homem revolucionou o mundo, assim também quando em Assis o papa disse para o vento forte, fala vento, o Mesmo se repete em Roma, o Homem morto, ensinou a outros homens a morrer, ensinou o mundo a morrer, quem vive em Deus, morre em Deus, e esse vento que desceu de novo, feito o vento de pentecostes, é esse vento que precisa mudar a sua vida.

Nessa vida, ou você se torna uma geração João Paulo II, ou você se torna um nada, O Papa, ensinou o mundo a morrer, quem vive na coragem, tem coragem de morrer.


Detalhes


  • Animação: Dunga.
  • Padre Léo usava camisa de seda amarela.
  • Fala que coragem ´precisa ser uma meta na nossa vida.
  • Fala sobre o vestibular.
  • Fala que é fácil tornar um Jovem escravo, quando ele perde a meta.

Veja mais

Palestras Juventude