Juniorato

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Missionários do segundo ano de juniorato, em 2008
Após um período de experiência como pré-discípulo e de mais profunda formação como discípulo, o candidato faz seu primeiro compromisso temporário com a Canção Nova chamado Juniorato. Nesta fase, o candidato passa a viver toda a rotina dos demais membros da Comunidade.


Durante esse período, o “júnior” reside nas casas comunitárias com membros mais antigos de Comunidade. O juniorato tem duração de três anos, com votos renováveis a cada ano e pode se estender, dependendo da necessidade do candidato.


Como o júnior passa a morar junto com os demais membros da Canção Nova, ele participa de igual modo da dimensão formativa dos outros missionários. Cada casa comunitária possui um formador e um coordenador devidamente prontos para cuidarem dos membros de sua casa, com reunião de formação semanal e de encontros de oração carismática.


Além disso, como o júnior ainda é um membro novo dentro da Comunidade, ele também tem uma formação semanal própria para o seu tempo de juniorato, com outros formadores especialmente prontos a atender as necessidades de cada um, com seus conflitos e vitórias vividas durante cada etapa. Nessas reuniões somente se fazem presentes os juniores divididos por ano de juniorato.


No primeiro ano de formação, eles são ajudados a entrar no seu novo tempo, continuar seu caminho de cura interior, enfrentar seu processo de definição de estado de vida, doar-se para a missão e apostolado e estar em contato com outros membros da Comunidade. No segundo ano, os “juniores” são ajudados a não esmorecer no caminho, onde o barco já está em alto mar. Estão num período de intenso trabalho tanto na Canção Nova como dentro de si mesmos. Já no terceiro ano de juniorato, eles são preparados para seu primeiro compromisso temporário como membro efetivo da Comunidade.


Nos três anos de juniorato, de modo geral, são trabalhado formações humana e espiritual, como também formação no que se refere ao Carisma Canção Nova e dos documentos da Igreja. Nesse período ele pode optar pelo seu desligamento da Comunidade em qualquer momento, pois é um período ainda de discernimento vocacional.


Após esse tempo, o candidato pode optar pelo seu primeiro compromisso temporário como membro efetivo da Comunidade, aonde também será renovado seu compromisso anualmente, chamado “Vida Consagrada”.


Ver também


Referências

  • Roger, missionário da Comunidade Canção Nova