Kairós

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Jesus.jpg

O termo Kairós refere-se tanto a uma personagem da mitologia, quanto uma antiga noção grega para referir-se a um aspecto qualitativo do tempo. A palavra Kairós, em grego, significa o momento certo ou oportuno. Sua correspondente em latim, momentum, refere-se ao instante, ocasião ou movimento que deixa uma impressão forte e única para toda a vida.

Os gregos tinham duas palavras para o tempo: chronos e kairos. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico, ou seqüencial, esse último é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece.

Mas Kairós não reflete o passado, ou antecede o futuro. Kairós é o melhor instante no presente. Ele representa um tempo não absoluto, contínuo ou linear, ao contrário do que propõe a concepção newtoniana refletida no tempo cronológico, socialmente estabelecido.

Em palavras simples, diríamos que Kairós revela o momento certo para a coisa certa. Ele simboliza o instante singular que guarda a melhor oportunidade, ele é o momento crítico para agir, a ocasião certa, a estação apropriada.


É usada também em teologia para descrever a forma qualitativa do tempo, o “tempo de Deus”, enquanto chronos é de natureza quantitativa, o “tempo dos homens”.


É o dia do encontro pessoal com Deus, onde você para um pouco com sua rotina e tem um “tempo” somente para Ele com adoração, missas, palestras e a partir daí tomar um novo rumo com sua vida de oração. Todo domingo, quando não há Acampamento na Chácara de Santa Cruz, temos Kairós.