Livro A esperança que transforma o mundo (Padre Fernando Santamaria)

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Título: A esperança que transforma o mundo - Uma resposta atual do Concílio Vaticano II Autor: Padre Fernando Santamaria
Editora: Canção Nova
Preço: [consultar]
Páginas: 360
Formato: 14 x 21cm
Edição:
Encadernação: Brochura/capa dura
País de Origem: Brasil
ISBN/Cód. de barras: 978-85-7677-421-1
Cód. do produto: 01.02035
Ano de lançamento: 2014


A esperança que transforma o mundo

A cada capítulo são apresentadas respostas cristãs ao mundo contemporâneo e aos problemas da atualidade. Com base no documento da Igreja Gaudium et Spes (Alegria e Esperança), o autor nos guia a um caminho de fé, amor e a esperança para a transformação do mundo. A tese acadêmica desenvolvida por Pe. Fernando Santamaria em Portugal para a conclusão de seu curso no segundo Grau Canônico deu origem ao livro A Esperança que transforma o mundo, esta obra tão rica sobre a escatologia cristã, o Concílio Vaticano II e a Constituição pastoral Gaudium et Spes.

Sobre Pe. Fernando Santamaria

Nascido em 1976 em Presidente Prudente (SP), padre Fernando Santamaria viveu em Sorocaba e Apiaí (SP), onde teve seu encontro pessoal com Cristo e iniciou uma nova caminhada na Igreja, que culminou no despertar vocacional. Formou-se em Filosofia no Seminário Maior Divino Mestre e em Teologia no Instituto Sagrado Coração de Jesus. Tornou-se membro da Comunidade Canção Nova em 1998 e foi Ordenado Diácono e Presbítero em 2001. Atuou missionariamente em Portugal e em 2012 concluiu o segundo Grau Canônico em Teologia Sistemática, na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Como missionário, atuou em encontros e meios de comunicação do Sistema Canção Nova, além de fazer parte do corpo docente do Instituto Bento XVI (Diocese de Lorena).

Sobre a obra

O livro é fruto da esperança experimentada durante os anos de sua formação do autor na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa.
A obra é o resultado de sua tese para conclusão do segundo Grau Canônico em Teologia Sistemática. Os documentos pontifícios, intitulados sempre em latim e usados como base de estudo, são decretos utilizados pelo Papa e pela Igreja que tratam da doutrina Católica, entre outros temas.

O que são os documentos pontifícios?

Os documentos pontifícios (documentos da Igreja) são decretos utilizados pelo Papa que tratam da doutrina da Igreja e outros temas. Existem vários tipos de documentos. Todos possuem um título em latim e são publicados nos jornais oficiais (diários e periódicos) da Santa Sé, conforme o código de direito canônico.

Confira quais são os documentos:

Cartas Apostólicas: Tratam de assuntos ligados ao governo da Igreja: nomeação de Bispos, Cardeais, criação de nova diocese, canonização de algum(a) Santo(a), temas doutrinários ou morais, comemoração de alguma data ou de evento importante…
Constituição: É um documento de grande autoridade, que pode ser sobre os mais diversos temas.
Bula: usado pelo Papa para expressar algo muito solene. O mais importante de todos os títulos.
Breve: O Breve é um documento normalmente mais curto. Normalmente trata de questões privadas, como dispensas de certa irregularidade para exercer funções dentro da Igreja.
Motu Proprio: documento por iniciativa do próprio Papa.


Referências