Música

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Monsviolao1.jpg
Na história da música católica brasileira, merece destaque um padre que há 59 anos rezou pedindo que se a música fosse útil para o seu sacerdócio, que Deus o ajudasse a aprender. Monsenhor Jonas Abib é fundador da Comunidade Canção Nova e um dos pioneiros da Renovação Carismática no país.


Devido ao seu chamado inspirador, hoje é impossível falar de Canção Nova e não falar de música, melodia e emoção ao ouvir uma bela letra. Depois de 30 anos de evangelização, é possível perceber que toda a experiência acumulada conduziu grandes massas, unidas em uma só voz com a certeza de que Deus fez da Comunidade a casa do músico católico, assumindo mais essa responsabilidade de ser o centro de formação para eles.


Além de ser referência, a Canção Nova ainda investe no seu próprio Ministério de Música, que hoje conta com renomados nomes que levam a Boa Nova do Senhor para o Brasil e mundo afora. Sua história começou há mais de vinte anos, quando pessoas como padre Jonas, diácono Nelsinho Corrêa e Ricardo Sá realizavam os encontros com os jovens, na qual sentiu-se a necessidade de ter um grupo de músicas. Deus chamou e, em 1984, nasceu o ministério. Atualmente, o grupo é composto por 20 servos do Senhor.


“Cantamos para revelar a palavra de Deus e para exaltar o poder d'Ele. O padre Jonas nos ensinou a tirar tudo da música para evangelizar, pois ela prepara o momento para receber a graça. A música sedimenta, fortalece a Palavra”, conta o Nelsinho Corrêa, que é cantor do ministério.


Além do diácono, cantam no grupo de músicos da Canção Nova o Dunga, a Eliana Ribeiro, o Flavinho, o Laércio Oliveira, o Márcio Todeschini, o Padre Cleidimar Moreira, o Ricardo Sá e a Salette Ferreira.


“O nosso cantar se tornou simplesmente uma forma de servir a Palavra, ou seja, afirmamos que nossa música existe em função da Palavra de Deus. Todas as nossas obras fonográficas e todas as nossas iniciativas, como shows, encontros, louvores, congressos são somente fatores do servir a Deus”, conclui o diácono.


Padre Jonas na vida dos músicos católicos

Veja o testemunho de músicos que foram impulsionados e inspirados por Deus por meio de monsenhor Jonas Abib – fundador da Comunidade Canção Nova -, que gravando CDs e ministrando a música de forma ousada abriu caminho para muitos jovens.


"O padre me influenciou absurdamente. O pouco que eu sou hoje, devo à formação que tive enquanto trabalhei no ministério de música da Canção Nova. O que mais me encanta nele é a essência que ele sempre manteve, com os pés no chão e a certeza de que somos apenas um 'burrinho' que carrega Jesus. Sem dúvida, a musicalidade do padre e, acima de tudo, a sua vida me ensinaram a ser o que eu sou hoje, na minha pequenez. Ser muito mais do que música, ter a minha vida transformada em música".

Adriana - cantora


“Ouvi dizer que Padre Jonas tinha sido enviado por sua congregação para a região de Cachoeira Paulista (SP) porque o clima favorecia pessoas com doenças pulmonares, como ele. Quem diria que aqueles pulmões doentes teriam tanto fôlego e aquela voz rouca chegaria aos quatro cantos do mundo por meio do rádio, TV e internet. Ministro de música é só e tudo isso: canta com arte uma canção nova, ou seja, transborda beleza musical de um coração novo. Afinal, a boca fala (e canta) do que o coração está cheio."

Padre Joãozinho, sjc - sacerdote, músico e professor universitário


"Gostaria de expressar minha gratidão ao Padre Jonas porque ele foi um dos precursores da música católica no Brasil. Com certeza, poucas pessoas tiveram a coragem que ele teve de ousar em novas melodias e letras para levar o povo a uma nova experiência com Deus. Isso abriu as portas para muitas pessoas que vieram depois. Quero expressar minha gratidão por sua coragem e perseverança e por ousar nos caminhos da evangelização".

Suely Façanha - cantora da Comunidade Shalom


"Em 1985, comecei a trabalhar na Canção Nova e passei a acompanhar este grande homem de Deus. A música está impressa na alma dele, por isso a obra que fundou se chama 'Canção Nova'. A vida dele é uma linda canção cantada afinadamente. Quero dizer da minha gratidão, carinho e respeito por este homem que me ensinou a dar os primeiros passos e que segue impulsionando meu ministério com seu testemunho de vida. Padre Jonas, Deus seja louvado por tudo o que o Senhor é e realiza como instrumento dócil nas mãos do nosso Deus maravilhoso".

Eugênio Jorge - músico e fundador da Missão Mensagem Brasil


Ver também


Referências

  • Revista Canção Nova, Ano VII - nº 86/ Fevereiro de 2008
  • ABIB, Jonas. Canção Nova, uma obra de Deus - Nossa história, identidade e missão. Editora Canção Nova, São Pualo, 1999.
  • Portal cancaonova.com