Mais que músicos adoradores

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Mateo3 021106.jpg
Este é um dia novo, porque como nos diz a Bíblia: Eis que faço novas todas as coisas. Ele faz nova as nossas músicas, renova a nossa vida, renova o nosso ministério de música. Como nos diz a sagrada escritura o Senhor colocou um canto novo em nossos lábios, ele nos retirou do buraco e colocou um canto novo em nossos lábios.

(Apocalipse 21,1-5) “Vi, então, um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra desapareceram e o mar já não existia. Eu vi descer do céu, de junto de Deus, a Cidade Santa, a nova Jerusalém, como uma esposa ornada para o esposo. Ao mesmo tempo, ouvi do trono uma grande voz que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens. Habitará com eles e serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Enxugará toda lágrima de seus olhos e já não haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor, porque passou a primeira condição. Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras”.

São João recebeu essa profecia de Jesus: escreve a igreja. E ele viu a igreja de Cristo ornada, pronta para entrar em matrimônio com o esposo. A igreja não é somente uma bonita organização. A igreja foi envolvida nos últimos tempos, por um espírito de mística. Como disse o Padre Jonas em uma homilia falando de Fon Baltasar : no terceiro milênio ou a igreja será mística ou não será igreja. A igreja hoje está sendo envolvida por um espírito de mística e de amor esponsal a Jesus, para preparar a esposa ao matrimônio com Cristo. Cada um de nós é a esposa de Cristo e quando Jesus fala de nós Ele diz que está nos adornando, nos embelezando. Está realizando uma beleza na igreja. Ele abriu um cofre de onde Ele está tirando verdadeiras joias. Como qualquer noiva antes do matrimônio se prepara, Jesus também está preparando sua noiva. Para que a igreja possa se apresentar ao matrimônio sem nenhuma mancha de pecado e sem nenhuma marca de divisão.

Realmente desde que Jesus subiu ao céu e se sentou no lugar mais alto junto do Pai, ao ponto omega, Ele exercita um poder de atração sobre a igreja. Neste poder de atração ele transforma a igreja em sua esposa. A torna cada vez mais pura, sempre muito mais bonita e esta enfeitando-a de joias. Entre essas joias que Jesus tem doado a sua igreja está a joia da música e do canto. Se nós lemos a todos os símbolos que estão presentes no livro dos cânticos, o esposo fica apaixonado pelo amor que a esposa tem para com ele. É exatamente o rosto de adoração pela igreja, é o rosto que atrai Cristo esposo. É muito interessante ver como o Senhor está doando este dom de adoração a igreja. Quanto mais a nossa adoração cresce na igreja, mais e mais o esposo se apaixona pela igreja. E o amor deles é atraído pelo nosso canto.

Nos últimos tempos o Senhor está doando este ministério de adoração de tipos sacerdotal, para preparar a esposa para o encontro. O louvor e a adoração representam a beleza da igreja, que entrou em uma fase histórica como se ela tivesse entrado em um salão de beleza. A Renovação Carismática representa esse salão de beleza, as novas comunidades são um salão de beleza, a Canção Nova é um salão de beleza. Onde Deus está aqui transformando e tornando muito mais bela a sua esposa.

No terceiro milênio ou a igreja será mística ou não será igreja. É por essa razão que devemos aprofundar esse tema da igreja com Cristo. Como músicos e como povo de Deus nós devemos fazer com que cada vez mais possa resplandecer essa beleza sem mancha nem pecado da igreja. E mostrar sempre um rosto jovem da igreja. Nós devemos fazer com que a adoração não seja apenas um prática religiosa, mas um estilo de vida. Muitos católicos pensam que a adoração é algo que podemos fazer num determinado horário do nosso dia. Muito mais do que isso, a nossa vida deve ser fruto de adoração.

Que todos os nossos pensamentos e sentimentos sejam totalmente empreguinados da presença de Deus. Como diz o salmo: bendirei ao Senhor sempre e o seu louvor estará sempre em sua boca. Quem deseja entrar nesse processo de alegria da esposa deve entender que é uma planta com raízes muito profundas. As raízes desta planta estão no nosso caráter espiritual. O nosso desejo de caminhar cada vez mais perfeitamente estão nas nossas motivações espirituais, está nos nossos desejos de consagração de vida, que conhece e faz a experiência sacramental profunda. Somente nesta intimidade profunda com o Senhor nós podemos expandir os frutos do espírito.

Nós não podemos pensar que pelo fato de tocarmos bem, cantarmos bem já somos automaticamente adoradores. Na realidade não é assim, a adoração começa no segredo do teu coração. Porque o homem olha o que está por fora, mas Deus olha o coração. Porque se o teu coração é puro a tua adoração subirá pura ao coração de Deus. A adoração tem haver com uma separação espiritual do mundo, onde você encontra a Deus face a face no mais secreto do seu coração. Nem sempre você vai encontrar alegria, muitas vezes você vai sofrer e vai sentir dor. Jesus condenou as atitudes dos fariseus que ostentavam serem religiosos diante do povo e Jesus disse que quando você quiser falar com Deus entra primeiro no teu quarto tranca-te ali e esta oração será sagrada a Deus. Onde vai ser você e Deus numa conversa face a face. Onde você poderá escutar a tua voz que te fala.

A adoração é a chave que abre o caminho, não podemos superar as dificuldades sem a adoração. Exatamente ali onde existe mais problema que devemos adorar mais. Quando você tiver dificuldade de fazer a vontade de Deus comece a adorar. Eis que do vosso corpo sairá um sacrifício de louvor aceito a Deus.

Quem deseja ganhar a própria vida vai perde-la, mas quem perder a sua vida por causa do evangelho vai ressuscitar. Se nossa presunção e nosso orgulho não foram ainda destruídos, se o nosso coração não foi ainda purificado diante do trono de Deus, então tudo aquilo que nós oferecemos nem nossa música não valem de nada. A verdadeira adoração tem perfume. Jesus disse em São Mateus: Bem aventurados os puros de coração, porque deles é o reino dos céu. Seja puro de coração. Este é o caminho.

Nós queremos vestir a veste da santidade e da pureza pra entrar em um lugar santo. Faça nova a sua vida e o seu ministério. Sejas mais do que músicos sejam adoradores.

O grande dom que o Senhor quer nos dar é o dom da adoração, que começa nesse abraço de Pai que Ele nos dá, este abraço que será eterno quando chegarmos face a face com Ele. E Jesus ao seu lado, quando vir o Pai nos abraçando, vai dizer: Não foi em vão a minha vida, não foi em vão meu sacrifício, não foi em vão o sangue que derramei, porque os meus irmãos estão recebendo o abraço do meu Pai.

Veja mais

Palestras Músicos