Não entregues tua alma a tristeza

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Eugênio Jorge - 15/02/2010 - código CD 25. 06615 DVD 26. 06615

Adquira esta Pregação pela Central de Atendimento 24 horas (12)3186 2600 ou shopping.cancaonova.com


Eugênio Jorge


Há uma esperança, e essa esperança está viva para não morrer jamais. A esperança é Cristo. Não entregue a sua alma à tristeza. Seja você quem for, esteja onde estiver, levante e volte à vida! Deus sabe o que você está vivendo e Ele tudo pode. Você não pode mergulhar na tristeza, porque há uma luz no fim do túnel. Deus não está preocupado onde você caiu, mas sim, onde vai levantar. Levante para uma vida nova. Voe nas asas da alegria do Cristo, que vem ao nosso encontro. Alce vôo pela fé e enfrente. É hora de voar. O nosso lugar é o céu, o nosso porto seguro é Deus.


Local: Centro de Evangelização Dom João Hipolito de Morais / Cachoeira Paulista.


Horário: 14:20Hs. / Acampamento de Carnaval


Conteudo da Pregação


Não pode ser triste o coração que ama a Cristo."Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida. Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma. A inveja e a ira abreviam os dias, e a inquietação acarreta a velhice antes do tempo. Um coração bondoso e nobre banqueteia-se continuamente, pois seus banquetes são preparados com solicitude" (Eclesiástico 30,22-27).

Parece uma simples palavra, mas esta é uma receita de Deus para nós. “Não entregues a tua alma à tristeza”. Desperte. O homem triste vive menos, a alegria prolonga a vida. A tristeza não tem utilidade nenhuma.

Perder uma pessoa, por exemplo, é uma grande tristeza. O próprio Jesus sentiu uma dor enorme quando o amigo Lázaro morreu. Até o Senhor chorou de tristeza, mesmo sabendo o que Deus era capaz de fazer, Ele chorou. É normal chorarmos quando um ente querido parte, é normal sofrermos. Ultimamente nem é preciso que um ente querido parta para que uma pessoa fique triste. Hoje a depressão atinge muitas pessoas por muitos outros motivos. Diante de tanta tragédia anunciada, cansativa e repetidamente, as pessoas vão diminuindo e sentido medo. Quando menos esperamos nós já estamos agindo movidos por sentimentos que fomos adquirindo de tantas coisas ruins que foram sendo jogadas sobre nós. Ficamos “embaixo dos escombros” e isso é horrível! Quando vi as notícias do terremoto no Haiti, pensava a todo o instante nas pessoas que estavam embaixo dos escombros. Os dias se passando e elas esperando, debaixo dos destroços, esperando a morte chegar sem esperança. Que terrível é uma morte assim. Uma morte silenciosa debaixo das ruínas Se não há em tudo isso a tragédia se consuma. Aí a tristeza, com certeza, vai tomar conta. Mas se Cristo está aí há perspectiva de vida nova. O que vemos aqui agora é só um ensaio de vida, o melhor está por vir. Debaixo dos escombros estavam muitos irmãos haitianos, mas aqui também existem muitas pessoas que estão se sentindo debaixo de “escombros espirituais”. Há uma esperança, e essa esperança está viva para não morrer jamais. A esperança é Cristo. Não entregue a sua alma à tristeza. Seja você quem for, esteja onde estiver, levante e volte à vida! Deus sabe o que você está vivendo e Ele tudo pode. Você não pode mergulhar na tristeza, porque há uma luz no fim do túnel. Deus não está preocupado onde você caiu, mas sim, onde vai levantar. Levante para uma vida nova. Voe nas asas da alegria do Cristo, que vem ao nosso encontro. Alce vôo pela fé e enfrente. É hora de voar. O nosso lugar é o céu, o nosso porto seguro é Deus. Eu já chorei muito de tristeza, mas eu não entreguei a minha alma a ela. Sofrimento não mata; faz crescer! Chorou? Agora chega, “bola para frente”! Se você quer se recuperar na alegria, abra seu coração para Cristo e deixe-O entrar. Não pode ser triste o coração que ama Cristo. Não permaneça na tristeza. Desperta. Alegre-se no Senhor.

"Certo dia, quando íamos à oração, eis que nos veio ao encontro uma moça escrava que tinha o espírito de Pitão, a qual com as suas adivinhações dava muito lucro a seus senhores. Pondo-se a seguir a Paulo e a nós, gritava: Estes homens são servos do Deus Altíssimo, que vos anunciam o caminho da salvação. Repetiu isto por muitos dias. Por fim, Paulo enfadou-se. Voltou-se para ela e disse ao espírito: Ordeno-te em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora ele saiu. Vendo seus amos que se lhes esvaecera a esperança do lucro, pegaram Paulo e Silas e levaram-nos ao foro, à presença das autoridades. Em seguida, apresentaram-nos aos magistrados, acusando: Estes homens são judeus; amotinam a nossa cidade. E pregam um modo de vida que nós, romanos, não podemos admitir nem seguir. O povo insurgiu-se contra eles. Os magistrados mandaram arrancar-lhes as vestes para açoitá-los com varas. Depois de lhes terem feito muitas chagas, meteram-nos na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança. Este, conforme a ordem recebida, meteu-os na prisão inferior e prendeu-lhes os pés ao cepo. Pela meia-noite, Paulo e Silas rezavam e cantavam um hino a Deus, e os prisioneiros os escutavam" (Atos Apóstolos 16,16-25).

Eles cantavam porque não pode ser triste o coração que ama Cristo. Não é possível ser triste tendo Cristo no coração. Era isso o que acontecia com Paulo e Silas, eles cantavam na provação porque sabiam a quem serviam. Há quem diga que tem motivo para ficar triste; pergunte a São Paulo se existe motivo para isso. Alegre-se na provação"Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! Seja conhecida de todos os homens a vossa bondade. O Senhor está próximo. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus. Além disso, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos" (Filipenses 4,4-8).

São Paulo não disse: “alegrai-vos sempre”. Ele disse: “alegrai-vos sempre no Senhor”. Fora do Senhor a alegria é passageira; mas no Senhor a alegria é eterna. Porque o Senhor não nos dá a alegria; Ele é a alegria. Jesus não nos dá a cura; Ele é a cura. Não tem por onde: se você vai a Jesus, que é a alegria, você terá a alegria. Se você quiser ter paz e for ao Senhor terá a paz completa, pois Deus é luz e n'Ele não há trevas. Se você entrar na chuva, você vai se molhar. No entanto, é mais fácil você sair na chuva e não se molhar do que ir a Cristo e não se alegrar


Detalhes



  • Palavra Filipenses 4,4-8, Atos Apóstolos 16,16-25, Eclesiástico 30,22-27
  • Não pode ser triste o coração que ama a Cristo."Não entregues tua alma à tristeza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida
  • . Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; concentra teu coração na santidade, e afasta a tristeza para longe de ti, pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma.
  • Quando vi as notícias do terremoto no Haiti, pensava a todo o instante nas pessoas que estavam embaixo dos escombros. Os dias se passando e elas esperando, debaixo dos destroços, esperando a morte chegar sem esperança. Que terrível é uma morte assim. Uma morte silenciosa debaixo das ruínas Se não há fé em tudo isso a tragédia se consuma. .
  • Aí a tristeza, com certeza, vai tomar conta. Mas se Cristo está aí há perspectiva de vida nova. O que vemos aqui agora é só um ensaio de vida, o melhor está por vir. Debaixo dos escombros estavam muitos irmãos haitianos, mas aqui também existem muitas pessoas que estão se sentindo debaixo de “escombros espirituais”
  • Eles cantavam porque não pode ser triste o coração que ama Cristo. Não é possível ser triste tendo Cristo no coração. Era isso o que acontecia com Paulo e Silas, eles cantavam na provação porque sabiam a quem serviam. Há quem diga que tem motivo para ficar triste; pergunte a São Paulo se existe motivo para isso. Alegre-se na provação"Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos
  • São Paulo não disse: “alegrai-vos sempre”. Ele disse: “alegrai-vos sempre no Senhor”. Fora do Senhor a alegria é passageira; mas no Senhor a alegria é eterna. Porque o Senhor não nos dá a alegria; Ele é a alegria. Jesus não nos dá a cura; Ele é a cura.
  • Não tem por onde: se você vai a Jesus, que é a alegria, você terá a alegria. Se você quiser ter paz e for ao Senhor terá a paz completa, pois Deus é luz e n'Ele não há trevas. Se você entrar na chuva, você vai se molhar.
  • Animação Eliana Ribeiro
  • No entanto, é mais fácil você sair na chuva e não se molhar do que ir a Cristo e não se alegrar