O Espírito Santo em minha vida
- "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância"
(Jo 10,10)
- "Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer".
(Jo 15,5)
- "O vento sopra onde quer; ouves-lhes o ruído, mas não sabes donde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito".
(Jo 3,8)
Quando retorno meus pensamentos para refletir minha caminhada em Jesus, deparo-me com essas três citações que alicerçaram a história de minha vida renovada no Espírito Santo. Lá pelos idos de 1972, juntamente com alguns jovens e o padre Jonas, fomos até Campinas (SP) (Vila Brandina); lá fizemos uma experiência com Deus por intermédio do Seu Espírito Santo, a qual marcou minha vida e me faz até hoje querer viver as realidades ensinadas por Jesus.
Permanecer em Jesus é reconhecer que nada somos ou podemos sem Ele; é uma realidade cotidiana. Permanecer em Cristo é deixar-se ser modelado por Ele: viver a nossa natureza humana, conforme o projeto que Deus pensou para nós - ser amor e fazer a experiência do amor no convívio com os irmãos; desfazendo nossa vaidade, orgulho, deixando o Espírito Santo frutificar em nós os frutos que nos identificam como filhos amados: paz, alegria, delicadeza, bondade, fidelidade, brandura... (Gl 5,22). No meu dia a dia, continuo acreditando na exortação de Jesus: sem mim nada podeis fazer!
À medida que reconhecemos nossa dependência em Deus nos tornamos como o vento: nossa vida não pertence mais a nós! Sou casado já há 28 anos, vivo conforme a vontade de Deus meu casamento com a Ana Maria, tenho dois filhos o Mateus e a Ana Teresa, sou professor e como servo de Deus minha vida é toda dedicada ao serviço do Reino. É possível fazer tudo isso: ser esposo dedicado, pai presente, profissional competente e responsável e, sobretudo, servo de Deus abençoado e ungido.
Minha vida não me pertence! Quando estava prestes a me casar com a Ana Maria, apresentei a ela minha prioridade em desposar-me dela sendo um esposo dedicado, mas sem abrir mão do meu serviço pela causa do Reino de Deus. Ela aceitou e hoje juntos reconhecemos nossa total dependência em Deus e nos esforçamos pela evangelização e construção desse Reino, oferecemos nossas vidas, dispondo-as a Deus. O vento sopra onde quer...
Posso testemunhar a "revolução" que Deus fez e continua fazendo em minha vida e história através da efusão de seu Santo Espírito: tenho experimentado o despertar do amor a Deus Pai - olha que foi difícil compreender "esse amor", pois meu relacionamento com meu pai, Antonio, foi muito difícil; a experiência profunda de Jesus vivo - amigo, companheiro de "todas" as horas, dá-nos novo amor a Maria - como filhos e dela buscar um modelo de serviço; nova compreensão da Palavra de Deus, coragem para testemunhar, dá-nos o dom do louvor profundo e inicia, em nós, uma vida nova de cura e transformação. É dessa maneira que venho fazendo a experiência do "Pentecostes" em minha vida! Viver conforme a vontade de Deus, em abundância!
Júlio Brebal
Missionário da Comunidade Canção Nova
.: Voltar para Pentecostes