O tempo e o Espaço da Esperança

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Gabriel Chalita - 18/04/2010 - código CD 25. 06783 DVD 26. 06783

Adquira esta Pregação pela Central de Atendimento 24 horas (12)3186 2600 ou shopping.cancaonova.com


Gabriel Chalita


Que o nosso tempo e o nosso espaço sejam de leveza de quem se deixou amar por Deus. O amor a Deus nos faz mais leves, mas é preciso ter a simplicidade para perceber que Deus vem cuidar de nós nas situações mais simples e cotidianas da nossa vida


Local: Rincão do meu Senhor / Cachoeira Paulista.


Horário: 11:15 Hs. / Kairos Sede alegre na esperança


Conteudo da Pregação


Quando eu sei aprender com o passado, eu tenho alegria, quando eu sei aprender com o futuro, eu tenho esperança. Ninguém tem o controle do tempo, não temos poder sobre isso. Às vezes, uma mãe que perdeu um filho, pensa que gostaria de voltar no tempo e segurar aquele momento para que ele não acontecesse, ou um filho que estava com ódio do pai, que acaba morrendo sem que eles se falem, com certeza gostaria de voltar no tempo para poder conversar com o pai. Mas não temos esse poder Às vezes, o nosso desejo é de segurar o tempo. Quando somos adolescentes queremos fazer o tempo correr, mas não temos controle sobre o tempo. Eu não posso dizer ao tempo, que passe mais rapidamente ou que passe lentamente.

O que é o espaço? É o que eu faço com o meu tempo. Transformar a vida em uma lição de amor, isso fez Zilda Arns. Ela não tinha o poder de prolongar o tempo da sua existência, mas tinha o tempo de transformar a sua vida em uma lição de amor. Porque é possível ampliar com o amor o nosso tempo. Todos nós temos uma missão, e o enfrentamento dessa missão garante que a nossa história terá outro significado.

Há algumas coisas em nossa vida que são transitórias, e outras definitivas. Para que consigamos viver bem, é necessário que entendamos que a nossa vida é um presente de Deus. É preciso acordar e perceber que Deus está conosco em todos os momentos, nos sofrimentos e nas alegrias.

Por que, às vezes, no espaço em que vivemos as pessoas se tornam invisíveis? Não há nada pior para um cristão, que imaginar que o outro possa ser é invisível. Eu jogo pedra em alguém porque não paro para imaginar a dor que o outro sente. O cristianismo perde o sentido se eu não consigo viver esta completude da palavra amar.

Amar é cuidar do outro, é olhar para o outro como alguém que é cheio de possibilidades. A Palavra de Deus nos ajuda a pensar no que a gente faz, com a disposição que temos, para amar e ajudar as pessoas que fazem parte do nosso espaço. É preciso aproveitar o tempo para que este espaço seja preenchido com amor.

A simplicidade é um dom, é um dos valores mais bonitos que nós podemos cultivar. Quando somos simples o outro nunca vai ser invisível para nós. É na simplicidade que eu percebo Deus e consigo ver que Ele está perto de mim

O tempo nos ensina o quanto podemos melhorar ao nos levantarmos das quedas, e podemos olhar para as pessoas que marcaram a nossa vida e com elas aprendermos algo bom. O passado não pode nos escravizar, as pessoas erram sim, mas é preciso olhar para a nossa vida e ver que as nossas cicatrizes também foram moldando o nosso caráter.

É preciso dizer ao outro: “Desculpe-me, estou em construção”. É tão nobre pedir desculpa, porque é por estarmos em construção que nós erramos tanto.

O que é derrota e o que é vitória na vida? Muitos pensam que perder o emprego, que não passar no vestibular, que perder alguém que amamos é uma derrota. Mas para nós que acreditamos em Deus, morrer é ganho. O que é ganhar de fato? A nossa vida já é uma vitória, e cada vez que mostramos, a nós mesmos, que podemos fazer a diferença na vida de uma pessoa, estamos ganhando.

Tem gente que faz da vida um ato de derrota. Derrotado é aquele que não tem esperança na vida. Enquanto eu tenho sonho e amor dentro de mim, eu não sou um derrotado. Nós somos vencedores em Deus. Nós viemos aqui na Canção Nova porque somos vitoriosos.

Nós não dominamos o tempo, mas o espaço sim. Um sorriso que eu dou ao outro, faz ampliar o espaço. Em muitos momentos, o nosso amigo não precisa do que vamos dizer a ele, mas estar perto dele é o que faz a grande diferença, e é isso que o outro precisa. A grande vitória é a capacidade que eu tenho de deixar Deus cuidar de mim e me amar. Peçamos a Deus o dom do sorriso e da leveza.

Que o nosso tempo e o nosso espaço sejam de leveza de quem se deixou amar por Deus. O amor a Deus nos faz mais leves, mas é preciso ter a simplicidade para perceber que Deus vem cuidar de nós nas situações mais simples e cotidianas da nossa vida


Detalhes


  • É preciso dizer ao outro: “Desculpe-me, estou em construção”. É tão nobre pedir desculpa, porque é por estarmos em construção que nós erramos tanto.
  • Tem gente que faz da vida um ato de derrota. Derrotado é aquele que não tem esperança na vida. *Enquanto eu tenho sonho e amor dentro de mim, eu não sou um derrotado. Nós somos vencedores em Deus. Nós viemos aqui na Canção Nova porque somos vitoriosos.
  • Amar é cuidar do outro, é olhar para o outro como alguém que é cheio de possibilidades. A Palavra de Deus nos ajuda a pensar no que a gente faz, com a disposição que temos, para amar e ajudar as pessoas que fazem parte do nosso espaço.
  • É preciso aproveitar o tempo para que este espaço seja preenchido com amor.