Obedecer como Isaque e Abraão

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Monsenhor Jonas Abib

(Livro dos Gênesis 22) E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe. E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o menino iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós. E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos. Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E Abraão disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

Deus não teve a coragem de exigir de Abraão que sacrificasse o filho porque ele sabia o quão doía isso. Nós não costumamos olhar para o Pai . Deus não é um Deus sanguinário, ele não precisava matar seu filho com o corpo estraçalhado na cruz como foi. Ele fez isso porque precisava de obediência. Não foi apenas a desobediência de Adão ou de outro, foi a minha desobediência. Está aí as consequências desta desobediência, olhe pra cruz e veja. Chegou a esse ponto, do Pai permitir que o seu filho fosse desconfigurado na cruz. . Existe a posição do Pai no mistério da redenção, porque as vezes nós centralizamos todo o mistério da nossa salvação no filho. Mas nós não sabemos quem sofreu mais. Claro que Jesus sofreu tudo. Ele foi o cordeiro de Deus que tirou o pecado do mundo, mas talvez nós nunca tenhamos parado para imaginar a dor do Pai. Ele aceitou livremente ver a dor do filho. Na situação do Pai e do Filho nós nem sabemos quem sofreu mais. Portanto, o Pai também entrou no mistério maravilhoso da nossa redenção. E foi só aí que o mundo ouviu a resposta de Isaque, ele perguntou: meu pai onde está o cordeiro. E as gerações todas e os profetas todos se perguntaram onde está o cordeiro de Deus que virá tirar o pecado do mundo. Foi quando Ele chegou a cruz que todos puderam ver que Ele era o cordeiro de Deus. Ele tirou o pecado do mundo pela sua obediência.

Foi por isso que aconteceu a transfiguração. A transfiguração não foi uma iniciativa de Jesus, foi iniciativa do Pai. Jesus foi ao monte para orar com Pedro, Tiago e João e enquanto orava ao Pai ele ficou transfigurado. O explendor de Jesus, a divindade de Jesus, o brilho do corpo ressuscitado de Jesus eles viram por antecipação. Aquele Jesus que virá na glória eles já viram ali no alto do monte. O Pai fez questão de transfigurar o seu filho diante de Pedro, Tiago e João porque logo depois Jesus foi levado a cruz. O Pai precisava mostrar a eles porque eles ficariam sem chão. Ver tudo aquilo que Jesus passou era desconcertante demais. Eles tinham acreditado realmente que Jesus era o Messias, era o enviado do Pai e colocaram toda a esperança nele, mas daqui a pouco eles iam ver Jesus rejeitado pelo seu próprio povo, condenado pelo seu próprio povo, viram Jesus no estado em que ele ficou, viram Jesus morrer e enterraram Jesus. Portanto, o Pai precisava mostrar-lhes antecipadamente o seu filho na glória. O Senhor quer mostrar o seu filho transfigurado, para nos dizer que ele é o cordeiro que tira o pecado do mundo, escutai-o.

Veja a que ponto chegou o mundo, a ousadia da humanidade em estar fazendo o que está fazendo na face terra. Diante desse espetáculo horrível nós temos a impressão que Deus não existe ou que ele é onipotente. O Pai quer nos mostrar que não é isso não, Jesus é vencedor. Ele já nos mostra Jesus glorioso Ele nos mostra Jesus como viram os apóstolos e como nós o veremos quando Ele vier na glória. Ele virá para mostrar diante da terra, do céu e do inferno que Ele é o Senhor, que Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. O mundo pensa que Jesus não tem poder nenhum diante da grande desobediência do mundo, pelo contrário, é justamente vendo a rebeldia da humanidade que Ele demonstra misericórdia por aqueles que Ele quer e vai salvar, porque Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

Você estava no meio destes, por isso Jesus aguentou tudo para que você fosse recolhido do meio deste mundo malicioso. Ele não queria que você se perdesse e Ele continua aguentando, mas eu não sei até quando. Tudo tem um tempo, até a misericórdia tem seu fim. Todo tempo é tempo. Eu não sei em que tempo da misericórdia nós estamos, mas tudo indica que está no seu fim. O Senhor sustentará este tempo o quanto Ele conseguir, mas todo tempo tem um fim. O tempo da misericórdia também terá um fim. Ele está prolongando tanto este tempo, porque Ele quer salvar a todos. Ele vem dizer a você para que você se faça obediente como Ele foi, até o extremo. Obediente a suas leis, as suas vontades, aos seus planos. Dê toda a sua vida para Jesus. A salvação precisa ser levada, Ele só precisa de alguém que a leve ou traga eles até Ele. O Pai quis que esta fosse a parte que lhes compete.

A Abraão foi pedido o sacrifício de seu filho a você é pedido o sacrifício de doar a vida para o Senhor. Deus lhe deu um instrumento maravilhoso que toca no coração das pessoas. Ele conta com você. Seja obediente.

Veja mais

Palestras Músicos

Palestras Monsenhor Jonas