Obras Sociais

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

“Tive fome e me destes de comer, sede e me destes de beber, era peregrino e me acolhestes”. Como em Mateus (25, 35), as Obras Sociais da Canção Nova são uma resposta afirmativa do Monsenhor Jonas Abib à acolhida e formação que lhe foram oferecidas pelas obras sociais salesianas - durante a sua infância, na periferia de São Paulo - colocando-o no caminho de sua verdadeira vocação: o sacerdócio e o seu ministério à frente desta grande Obra de Deus.


O trabalho desenvolvido pelo Núcleo Social do Coração Solidário da Fundação João Paulo II, que, em 2007, realizou mais de 500 mil atendimentos, torna ainda mais real e concreta a missão de formar homens novos para um mundo novo. “É uma grande graça, hoje, poder atender a tantas famílias e jovens. Somos mais que vencedores!”, afirma monsenhor.


Conheça as obras sociais da Canção Nova:


Casa de Maria

A “Casa de Maria Mãe Mestra” é uma Obra Social que pertence à Canção Nova e tem a missão de evangelizar e gerar a todos que nela chegam o próprio Cristo em suas vidas. Assim como Nossa Senhora que acolheu e gerou Jesus no seu ventre, a Casa de Maria faz com que as pessoas se sintam em suas próprias casas, fazendo com que se sintam acolhidas e amadas.

Nos acampamentos de oração, a Casa de Maria realiza cursos de diversos assuntos, entre eles ensinamentos doutrinais e catequéticos para ajudar o amadurecimento dos cristãos que aqui passam.

A Casa de Maria possui um atendimento pessoal de oração, onde você partilha e recebe aconselhamento conforme a sua necessidade.

Esta é uma Obra Social que acolhe e atende muitas pessoas que passam pela Canção Nova.


Instituto Canção Nova

Mantido pela Fundação João Paulo II há 7 anos por meio de doações de sócios, o Instituto Canção Nova – criado no dia 6 de fevereiro de 2001 e localizado na sede da Comunidade, em Cachoeira Paulista (SP) - conta com cerca de mil alunos matriculados da Educação Infantil ao Ensino Médio. Além destes, a escola também abre suas portas para outras crianças da comunidade local no final de semana, para que elas possam participar de atividades como escolinha de futebol e vôlei, brinquedoteca, aulas de reforço, atendimento psicológico, fanfarra e GRD (Ginástica Rítmica Desportiva). A grade curricular também é um diferencial: conta com as disciplinas de filosofia, ensino religioso, informática e espanhol.


Preocupados também com a formação espiritual dos alunos - visto que a missão do Instituto é formar homens novos para um mundo novo - o local ainda oferece missas, formação para os pais, catequese e crisma. “Buscamos oferecer educação diferenciada e de qualidade, visando a valorização do ser humano e sua formação como agente transformador da sociedade”, explica a diretora da escola, Shirleya Nunes Santana.


Hoje, o local conta com uma biblioteca; uma sala de vídeo; um laboratório de informática; duas salas de professores; uma sala de xérox; uma brinquedoteca; uma sala de atendimento psicológico; uma sala de leitura; duas cozinhas; 24 salas de aula; prédio administrativo; sala do diretor espiritual; sala de jogos; sala de liturgia; almoxarifado; banheiros; patio coberto; dois parquinhos para as crianças; uma sala de leitura e uma quadra.

Casa do Bom Samaritano

A Casa do Bom Samaritano - inaugurada em outubro de 2002 e localizada na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP) - tem como objetivo resgatar a cidadania e promover a reintegração social de migrantes, moradores de rua e famílias de baixa renda em estado de vulnerabilidade, na região do Vale do Paraíba. No ano passado, cerca de 52 mil pessoas foram atendidas.


A casa funciona das 07h00 às 16h50. A maioria dos usuários encontra-se num processo de desintegração social e exclusão do mercado de trabalho, sentindo-se isoladas em seus relacionamentos; sem família e nem grupos que lhes ofereçam apoio.


Os serviços oferecidos são: alimentação; higiene pessoal; higiene estética; atividades educativas; encaminhamentos (conselho tutelar, casas de abrigo e de recuperação de dependentes químicos e atendimentos de saúde); doações (kit de alimentos, roupas e calçados usados); e oficinas artesanais.


Projeto Geração Nova (Progen)

Promover a cidadania e formar jovens novos para um mundo novo – esse é o objetivo do 'Progen' Projeto Geração Nova, que completou quatro anos em 2008. Com oficinas, cursos e trabalhos de formação humana, a iniciativa atende cerca de 180 adolescentes, entre 12 e 18 anos, de Cachoeira Paulista e cidades vizinhas. Apenas em 2007, foram realizados mais de 53 mil atendimentos.


O trabalho é todo ministrado por 15 voluntários, que oferecem aulas de artesanato, dança, libras, violão; oficinas de rádio e TV; laboratório de TV; e cursos de telemarketing, informática, inglês e espanhol. Além disso, o 'Progen' também oferece – em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) – o programa "Vida e Trabalho", que dá orientações para os jovens sobre o mercado de trabalho.


A coordenadora do projeto, Mara Silvia Lourenço, que é membro da Comunidade Canção Nova, afirma que a prioridade da iniciativa é a formação sócio-educativa dos jovens, orientando-os, dentre outros temas, sobre a Palavra de Deus, drogas e relacionamentos.


Posto Médico Padre Pio

Inaugurado em janeiro de 1995, o Posto Médico Padre Pio fornece gratuitamente assistência médica, odontológica e de farmácia básica à população carente de Cachoeira Paulista e municípios do Vale do Paraíba (SP), além de acompanhamento em todos os eventos produzidos pela Canção Nova.


Atualmente, o posto médico funciona de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 17h50; e nos finais de semana de acampamento das 8h00 às 22h30, no sábado; e das 8h00 às 17h00, no domingo. Mensalmente, são atendidas aproximadamente três mil pessoas nas diversas especialidades médicas. O atendimento é feito por profissionais da Comunidade e funcionários contratados.


O local possui três consultórios odontológicos completos e atende nas áreas de clínica geral; endotontia; protesista; periodontia; cirurgia buco-maxilo facial e pediatria. Em 2007, foram beneficiadas mais de 327 mil pessoas.


Mãos que evangelizam

Evangelizar e promover a integração social de portadores de deficiência auditiva – essa é a missão do projeto 'Mãos que Evangelizam', criado em maio de 1999, durante o Acampamento de Oração “Valei-me, São José”.


A iniciativa faz o trabalho de interpretação de pregações, missas, acampamentos e programas pela TV e internet. Além disso, oferece cursos de libras (linguagem de sinais) e de formação de intérpretes; atendimento fonoaudiológico e catequese especial de primeira comunhão e crisma.


Hoje, há uma filial do projeto na Casa de Missão de São José do Rio Preto (SP), cuja responsável é a missionária Priscila Graziela.


EIC Dom Bosco

A inclusão digital hoje é, segundo os especialistas, fator fundamental no desenvolvimento socioeconômico e político de uma sociedade. A Escola de Informática e Cidadania Dom Bosco têm como característica principal a preocupação com a pessoa inserida em uma realidade de exclusão social e digital.


Criada em 28 de agosto de 2007 - em parceria com o CDI Vale (Comitê para Democratização da Informática) -, o objetivo da iniciativa é atender a população menos favorecida da cidade de Cachoeira Paulista e os funcionários da Fundação João Paulo II, utilizando as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) como instrumento para a construção e o exercício da cidadania, proporcionando assim a formação de homens novos para um mundo novo. Além disso, o projeto ainda atende deficientes auditivos que participam do programa 'Mãos que evangelizam' e os idosos do 'Grupo de idosos' do Posto Médico Padre Pio.


Hoje, o EIC Dom Bosco conta com sete professores e 116 alunos que desenvolvem habilidades e competências no uso de softwares – como Windows, Word, Excel, PowerPoint e Internet - e hardware.


Acesse:

Obras Sociais


Ver também


Referências

  • Revista Canção Nova, Ano VII - nº 86/ Fevereiro de 2008
  • ABIB, Jonas. Canção Nova, uma obra de Deus - Nossa história, identidade e missão. Editora Canção Nova, São Pualo, 1999.
  • cancaonova.com
  • Blog Canção Nova