Oratórios

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Jovens, em lazer, nos oratórios aos domingos
Além da educação formal, os Salesianos do Brasil desenvolvem um trabalho complementar com jovens carentes ou que vivem em situação de risco, em horários alternativos aos das aulas. Os oratórios, como são chamados esses trabalhos, são abertos a uma grande diversidade de jovens, com uma variedade grande de propostas educativas e de evangelização.


A iniciativa caracteriza-se pelo protagonismo juvenil e por uma forte relação pessoal entre educadores e jovens. Durante as atividades, são trabalhados temas da atualidade, como violência, uso de drogas e sexualidade, por meio de dinâmicas, brincadeiras, palestras, filmes, músicas, entre outros. Os oratórios se dividem em:


  • Oratórios Festivos ou Centros Juvenis Salesianos: funcionam aos finais de semana, por meio de atividades que se caracterizam pelo trabalho de formação, evangelização e catequese, incentivando o protagonismo juvenil.


  • Oratórios Diários: funcionam todos os dias da semana, por meio de atividades formativas, artísticas e culturais, esportivas e de lazer, além de alimentação, acompanhamento escolar, pedagógico e familiar.


  • Centros de Atendimento ao Adolescente Trabalhador (CESAM): espaços de educação profissionalizante e acompanhamento psicopedagógico, para preparação e inserção no mercado de trabalho.


  • Centros de Atendimento aos Meninos e Meninas com Trajetória de Rua: espaços de reeducação e sociabilização de crianças e adolescentes que perderam os laços familiares e vivem nas ruas, encaminhando-os à escola e ao trabalho, bem como o seu retorno ao convívio familiar.


Os Salesianos do Brasil desenvolvem, ainda, em parceria com o Ministério do Esporte, o Programa Segundo Tempo, que possibilita a ampliação da jornada educacional a partir da vivência esportiva em mais um turno de atividades, seja na escola ou em outro espaço comunitário.


Ver também


Referência

Portal Rede Salesiana Brasil

Salesianos do Brasil

Salesianos do Brasil