PHN

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Missionário Dunga
O PHN (Por Hoje Não) é um movimento de combate ao pecado criado para jovens, que prega a luta pelas coisas divinas no dia após dia. Impulsionado pelo missionário da Comunidade Canção Nova, Dunga, o PHN, hoje, movimenta milhares de pessoas em todo o mundo. Para consagrado e ministro de música, o grande desafio desta proposta é o de não envelhecer.


"Temos exemplos de pessoas que nunca envelheceram na vida, como o Papa João Paulo II, monsenhor Jonas Abib, e grandes santos da Igreja, como São Bento, Santo Antônio, São Francisco, Santa Clara, Santa Terezinha... Santos que morreram jovens e outros que morreram muito idosos, mas que não perderam a juventude. O grande desafio, para mim, de evangelizar os jovens é não envelhecer. E nós só ficamos velhos quando queremos. Para mim, hoje, ter uma cara jovial, mesmo com as primeiras rugas, com os primeiros fios de cabelos brancos, com as responsabilidades de homem, pai de família, casado, é ser eternamente jovem. Quem nunca envelhece continua brilhando como naquele primeiro chamado de seguir Jesus", explica.

Índice


Como surgiu o PHN?

'Por Hoje Não'

Tudo começou quando Dunga foi convidado a apresentar um programa de TV na Canção Nova com o título 'Resgate já', que mostrava o que a Igreja estava fazendo em favor dos mais nessecitados em ambientes como: presídios de segurança máxima, casas de apoio ao portador de HIV, entre outros. Com as vivências obtidas nos oito anos que ficou à frente da atração, o missionário sentiu a inspiração de Deus de ensinar os jovens a dizer não ao pecado para que não precisassem pagar com o próprio corpo aquilo que Jesus já tinha pago com o Seu.


Na época da criação do programa, Dunga convivia bastante com pessoas do AA (Alcoólicos Anônimos), que tem como lema “Só por hoje não vou beber". No mesmo período, o fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, pregava para o Brasil o tema “Santos ou nada". Tudo conspirava a favor da criação do que viria ser o PHN. A concretização veio quando o missionário criou a música 'Restauração', que virou a canção motivação do movimento. Na música, havia a frase: "Por hoje não, por hoje eu não vou mais pecar". Daí o nome PHN.


O nome surgiu simples, humilde, como tudo nesta Obra de Evangelização. Depois, foi criando dimensões inimagináveis. Hoje, ele tem levado muitos jovens e adultos a redescobrirem o gosto pela luta contra o pecado e nunca contra o pecador; acordar todo dia com a disposição de colocar qualidade no falar, pensar, sentir e agir. O PHN já passou pelos Estados Unidos, França, Alemanha, Portugal, Itália, Canadá, Japão, Israel e Paraguai.


Quem é Dunga?

Evangelização pela música e pela Palavra

O precursor do PHN é um homem simples, que nasceu em uma fazenda no interior de SP, numa cidade chamada Pindamonhangaba. Confira a história de Dunga, contada por ele mesmo:


"Tive uma infância maravilhosa nessa fazenda, onde havia escola, igreja, cinema, campo de futebol, armazén, feira e uma fábrica onde os meus pais trabalhavam. Minha casa ficava na parte menos nobre da fazenda, nós chamávamos o lugar de "Pé preto", pois na casa não havia água quente. Tive uma infância simples, onde pude receber dos meus pais muitas dicas de como ser gente de verdade.

Foi nessa época que, pela primeira vez, percebi que a música faria parte da minha história. Quando completei seis anos, minha irmã mais velha, a 'Fia', deu-me de presente um disco dos Beatles, um compacto simples e eu imediatamente comecei a cantar junto com um primo. Um dia pela manhã vi meu pai construindo um outro galinheiro, pois já tínhamos um. A princípio não entendi, mas depois de pronto, ele fez também uma bateria de latas de tinta, microfones de cabo de vassoura, guitarras de madeira com cordas de arames bem fininhos, uma arquibancada e também um palquinho. Ali nasceu o meu “ministério” de música. Todos os dias o galinheiro lotava com a galera da rua.


Cresci rodeado de muito amor e carinho e usufruindo de tudo que a simplicidade pode nos dar. Dando um pequeno salto na história, vamos para os anos 80. Foi nesta época que comecei a me encantar com a Néia, que viria a ser minha esposa. Namorei-a pela primeira vez neste período e ali eu já tinha a certeza de que ela era a mulher da minha vida.


Mas não durou muito tempo, pois nessa época, infelizmente, experimentei as drogas e durante quatro anos eu não construí nenhum relacionamento que mereça um bom comentário. Drogas, bebidas, prostituição, baladas e uma ausência em minha casa. Realmente não produzi nada de especial. Mas, com dezoito anos, Jesus entrou em minha vida e tudo mudou.

PHN nasceu depois que Dunga apresentou o "Resgate Já!"
Depois de dois anos o Pai me devolveu a Néia. Namoramos mais dois anos e meio e nos casamos. Cresci profissionalmente, me tornei um profissional da mecânica. Era animador de grupo de oração, tivemos o nosso primeiro filho, o Filipi. Quando estávamos no nosso melhor momento financeiro, social, religioso e familiar, recebemos o convite para morarmos na Canção Nova. Em 1991 nos mudamos e começamos o melhor tempo das nossas vidas".







Programa PHN

Programa PHN nasceu em 1998

Criado em 1998, o programa PHN, assim também como a própria proposta do movimento, é de característica simples e direta para que os telespectadores se encontrem com uma forma acessível de viver em Deus. Em todas as atrações há testemunhos que levam a acreditar que é possível recomeçar sempre. O programa também traz muita música, quadros divertidos, promoções, interatividade via internet, sorteios de prêmios e, é claro, muita irreverência e criatividade.


É apresentado uma vez por semana nas noites de terça-feira, com direito a reprise às sexta-feiras ou sábado, dependendo da programação de eventos no final de semana.Durante os primeiros três anos, o programa só foi apresentado em Cachoeira Paulista, depois, foi para a capital paulista, onde permaneceu por seis anos. Em 2005, retornou para Cachoeira Paulista, sede da Canção Nova.


Referências

Canção Nova - www.cancaonova.com

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas