Padre Fábio de Melo

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Padre Fábio de Melo
É um sacerdote católico, cantor, compositor, poeta, escritor, professor e apresentador, pertenceu a Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus.

Atualmente atua na Diocese de Taubaté em São Paulo, já gravou nove CDs pela Paulinas-Comep, um pela gravadora Canção Nova e um projeto independente com músicas tipicamente mineiras o "Tom de Minas", um CD e uma coletânea de 3CDS pela Som Livre,leciona teologia na Faculdade Dehoniana e apresenta o programa Direção Espiritual na TV Canção Nova.

Índice

Biografia

Fábio José de Melo Silva nasceu na cidade de Formiga (Minas Gerais), no dia 4 de Abril de 1971, fruto da união de Dorinato Bias Silva e Ana Maria de Melo Silva, em uma família pobre: seu pai pedreiro e sua mãe dona de casa, tendo 7 irmãos. Ainda criança descobriu o seu dom e tratou de conduzí-lo para causa humanística, colocando o seu talento de cantor, compositor e poeta, a serviço do Reino de Deus.

O Sacerdócio

Após 16 anos de formação e estudos nos seminários dehonianos, no dia 15 de Dezembro de 2001, em sua cidade natal, na Igreja Matriz de São Vicente Ferrér, foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos e oração consecratória do Arcebispo Metropolitano de Palmas-TO, Dom Alberto Taveira Corrêa. Teve grande influência na sua vida seminarista, o padre Maurício Leão que o levou para o seminário de Lavras, e sua tia Ló. Na sua vida sacerdotal e espiritual tem como referência, além do padre Zezinho e do padre Joãozinho, o nosso saudoso padre Léo Tarcísio. Padre Fábio de Melo fez o primeiro grau na Escola Estadual Abílio Machado, em Formiga – MG, o segundo grau no colégio Nossa Senhora de Lourdes em Lavras – MG e o terceiro grau, em filosofia, na fundação Educacional de Brusque, em Santa Catarina. Formou-se em teologia na Faculdade Dehoniana em Taubaté, fez pós-graduação em educação no Rio de Janeiro e mestrado em Belo Horizonte, junto aos jesuítas, no Instituto Santo Inácio – ISI (FAJE: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia). Em seguida, retornou a Taubaté, para lecionar na área de teologia fundamental e sistemática na mesma faculdade em que se havia formado.

Poesia e Música

Pe. Fábio de Melo faz questão de ressaltar que tudo o que escreve e faz é naturalmente evangélico. Suas composições são poesias que trazem a linguagem da sensibilidade, com uma roupagem moderna e com ritmos bem atuais. A mensagem de Jesus Cristo é o viés de suas composições. Com total apoio da família e tendo como referencial padre Zezinho scj, precursor dos padres cantores desde a década de 60, padre Fábio de Melo lançou seu primeiro cd ainda no tempo de seminário, em 1997, com o título "De Deus um cantador". Em seguida "Saudades do Céu", com a participação de diversos artistas católicos, reunindo os cantores de sua congregação, como padre Zezinho e padre Joãozinho que colocaram no cd "Canta coração", um tributo ao Sagrado Coração de Jesus. Padre Fábio de Melo consolida-se cada vez mais como um dos atuais pilares da música católica. Ao receber a ordenação diaconal, compõe "As estações da vida", fazendo uma analogia às estações do ano e o processo de aproximação do ser humano com Deus. Já ordenado padre, em 2003, traz ao mercado o seu mais novo trabalho, "Marcas do eterno". O jovem padre Fábio de Melo concluiu seu mestrado em teologia sistemática e reflete neste cd seus últimos estudos em antropologia teológica sobre "O cotidiano como lugar de revelação". Segundo ele, "viver é deixar e receber marcas, já que todas as experiências da vida, sejam alegres ou tristes, sempre deixam marcas em nós". A faixa que empresta o nome ao cd "Marcas do eterno", é uma música que fala de maneira muito específica do modo consagrado de viver, que pode ser o de qualquer pessoa que tem uma religião e se relaciona com o transcendente de maneira espiritualista, descobrindo-se como um "Lugar de dignidade" ou "Como um solo sagrado". A música fala claramente de sua vocação.

Veja:

Palestras Padre Fábio de Melo

Discografia

1997 - De Deus um cantador (Paulinas-COMEP)

1999 - Saudades do céu (Paulinas-COMEP)

2000 - Canta Coração (Paulinas-COMEP)

2001 - As Estações da Vida (Paulinas-COMEP)

2003 - Marcas do eterno (Paulinas-COMEP)

2004 - Tom de Minas (Independente)

2005 - Humano demais (Paulinas-COMEP)

2006 - Sou um Zé da Silva e outros tantos (Paulinas-COMEP)

2007 - Filho do Céu (Canção Nova) Participação Do rapper César Laureano

2007 - Enredos do meu povo simples (Paulinas-COMEP)

2008 - Vida (Som Livre)

2008 - Coletânea Padre Fábio de Melo - 3 CDs (Som Livre)

Em 2007, também foi premiado pela gravadora Paulinas-COMEP com uma coletânea em homenagem aos 10 anos de música católica. A coletânea recebeu como nome "Grandes Momentos" e conta com 18 músicas retiradas dos CD's De Deus um cantador, Saudades do Céu, As Estações da Vida, Marcas do Eterno, Humano Demais e Sou Um Zé da Silva e outros tantos.

Livros

DVD

Palestras

(PAL = Palestra e HOM = Homilia)

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas