Padre albertine

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Pe. Antonio José Albertine nasceu na cidade de Votorantim-SP, aos 10 de outubro de 1978, na maternidade do hospital Santo Antonio, filho de Francisco Albertine e Inês Leite Albertine, levou o nome de Antonio José para homenagear os dois avôs Antonio Albertine e José Pinto de Souza. Seus pais moravam no bairro Ângelo Vial, na mesma cidade. No dia 02 de novembro do mesmo ano seu Pai Sr. Francisco Albertine feio a falecer em um acidente automobilístico. Sua mãe e ele se mudam para a casa de seus avós maternos no município de Bofete – SP.

No dia 26 de novembro na Igreja Matriz da Imaculada Conceição de Pereiras – SP é batizado tendo como seus padrinhos seus avos maternos, no mês de maio de 1979 por causa de problemas com a saúde de seu avô a família vem morar em Votorantim para ter mais acesso aos cuidados médicos necessários, e passam então a residir no bairro Parque Bela Vista lugar que deixou de morar somente depois de ordenado padre e o tempo que ficou no seminário. Sua infância foi muito feliz ao lado de seus familiares, sua mãe casou-se novamente, mas ele continuou morando com seus avos.

Fez seus primeiros estudos nas escolas “Daniel Verano” e “Alice Rolim de Moura Holtz”, fez sua preparação para a primeira comunhão na Capela de Santo Antonio na estrada do Kiló, fez sua primeira comunhão na festa do padroeiro da comunidade no ano de 1991, e a partir daí começou a participar do grupo de adolescente da comunidade, através do qual foi se envolvendo com as “coisas da igreja” um envolvimento que perdura até hoje. No ano de 1993, pelas mãos de Dom José Lambert então bispo de Sorocaba o sacramento da crisma, tendo como seu padrinho o Sr Pedro Pinto de Souza seu tio materno.

Nesta época, já muito envolvido com as “coisas da Igreja”, e deixando-se guiar pelo padre João Alfredo Pires de Campos começa a pensar na possibilidade da vocação sacerdotal, apesar de que desde pequeno manifestava esse desejo, entre suas brincadeiras favoritas estava a de “rezar missa”, motivado pelo padre ele começa a refletir profundamente sobre sua opção de vida e começa a orientar a sua vida para esse caminho. Nesta época assume diversos trabalhos na Igreja, coroinha, equipe de liturgia, pastoral do menor, pastoral da limpeza, pastoral do adolescente, grupo de rua em tempo de quaresma e novena de natal, catequista, equipe de musica e congregação mariana.

No ano de 1995 começa a fazer os encontros vocacionais da arquidiocese e em 1998 entra no seminário para o inicio de seus estudos. Nos oito anos no seminário se formou em filosofia e teologia, e fez estágios nas paróquias de são João Batista e Imaculada conceição sua paróquia de origem, na paróquia são Benedito e santa Terezinha na cidade de Cerquilho, no santuário arquidiocesano de aparecidinha, foi ordenado diácono no dia 12 de fevereiro de 2005 pelas mãos de Dom José Lambert, o mesmo que o crismou, sendo designado para a paróquia santíssima trindade de Tietê e posteriormente para a paróquia de nossa senhora da piedade da cidade de piedade. Ordenado sacerdote aos 23 de abril de 2006, pelas mãos de Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues arcebispo de Sorocaba.

Ordenado sacerdote foi designado como vigário paroquial das paróquias Nossa Senhora da Piedade em Piedade e santa Catarina de Alexandria em Tapirai, em novembro assumiu como presbítero responsável pela região pastoral sagrado coração de Jesus em piedade onde iniciou os trabalhos para a estruturação pastoral, administrativa e física para a futura paróquia, em fevereiro de 2007 assumiu a paróquia nossa senhora do Carmo em Votorantim onde está atualmente como pároco.

No campo dos estudos alem de filosofia e teologia cursou a pós graduação stritus sensus em docência para a história do cristianismo na UNIMEP em piracicaba e foi aluno do curso de mestrado em ciências da religião com concentração em teologia e história da UMESP em são Bernardo do Campo - SP, lecionou no seminário propedêutico bom pastor e no instituto de teologia João Paulo II da arquidiocese de Sorocaba, as matérias de história da Igreja Antiga, história da Igreja medieval, história da Igreja Moderna, história da Igreja contemporânea, Diálogo inter religioso, sacramento da unção dos enfermos e confissão e missiologia.

Assim que se ordenou padre, recebeu de Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo metropolitano de Sorocaba, o convite para ser o Assistente da Federação Mariana de Sorocaba, que foi aceito com muito carinho e amor. Tomou posse como Assistente da Federação numa Santa Missa presidida por Dom José Carlos de Lima Vaz, SJ, em Votorantim. No mesmo ano foi convidado para ser o Assistente da CORESP, e no mês de agosto de 2008 foi convidado para ser o Vice-Assistente Nacional das Congregações Marianas do Brasil, convite este recebido de Dom Raimundo Damasceno, Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida e Assistente Eclesiástico Nacional das Congregações Marianas do Brasil, tendo seu nome aprovado pela CNBB.