Paisagismo

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Paisagismo

Significado

Uma pequena parte da área de Paisagismo da Canção Nova

O paisagismo é hoje denominado por arquitetura da paisagem, sendo definido como a arte e técnica de promover o projeto, planejamento, gestão e preservação de espaços livres, urbanos ou não, de forma a processar o micro e macro-paisagens. Inicialmente, surgiu como uma simples ornamentação do ambiente, sendo introduzidos posteriormente estudos mais avançados, tornando-se parte da arquitetura.

Hoje, o paisagismo é altamente tecnificado, sendo aplicado para melhorar tanto a estética, quanto a funcionalidade, segurança, conforto e privacidade dos ambientes. A profissão de paisagista hoje é exercida por engenheiros agrônomos, arquitetos, entre outros profissionais especializados.

Os espaços livres urbanos são um dos principais campos de trabalho do paisagismo. O paisagismo (também denominado por arquitetura da paisagem) é a arte e técnica de promover o projeto, planejamento, gestão e preservação de espaços livres, urbanos ou não, de forma a processar micro e macro-paisagens.

Visto que a abordagem do problema do design da paisagem é similar ao encarado na arquitetura, considera-se que a paisagem é um elemento a ser construído, tanto quanto os edifícios e o ambiente urbano: dessa forma, a arquitetura da paisagem é uma extensão da arquitetura, como disciplina, de uma forma mais ampla. Originalmente relacionado apenas ao desenho de jardins e praças, considerando apenas os aspectos estéticos e cênicos do projeto de um lugar, o paisagismo ao longo do tempo foi abarcando escalas e propostas maiores, chegando a se confundir com o desenho urbano e incorporando as variáveis sócio-econômicas relativas aos problemas em questão. Enquanto profissão, a arquitetura paisagista abrange um conjunto de disciplinas relacionadas ao projeto arquitetônico, ao planejamento regional e urbano, à preservação do meio ambiente natural e construído e do patrimônio histórico, ao planejamento de sistemas de lazer e recreação e sinteticamente ao planejamento espacial. A arquitetura da paisagem é, assim como a própria arquitetura, um campo multidisciplinar, envolvendo a matemática, as ciências naturais e sociais, a engenharia, as artes, a tecnologia, a política, etc. Apesar de ser normalmente associado à jardinagem pelo público leigo, a arquitetura paisagista envolve todos os possíveis elementos constituintes da paisagem, sejam eles naturais ou não.

Testemunho da Equipe de Paisagismo da Canção Nova

Equipe de Paisagismo da Canção Nova

No principio Deus criou o céu e a terra e na seqüência fez separação entre: águas e terra. E tudo era bom e agradável aos olhos de Deus. Ele criou o homem sua imagem e semelhança. Deus criou um jardim chamado “Éden”, colocou o homem onde ele mesmo poderia dar nome a todas plantas que lá existiam. Nós carregamos em nossos corações o cuidado e o amor pela natureza. Acreditamos que esse seja nosso diferencial um jardim cuidado com muito amor e dedicação, evangelizando através do olhar da beleza divina. Tem uma passagem Bíblica que conta a história de um rei, que tinha muitas terras e riquezas, mas que certa vez andando pelas ruas de seu Império algo lhe chamou atenção. Era um jardim de um homem chamado “Nabote” ele não era rico nem sua terra era tão grande, mas ele cuidava com tanto amor daquele jardim que o rei ficou impressionado. É por isso que nós colaboradores da Canção Nova nos esforçarmos tanto para que cada peregrino que entre na Chácara possa realmente se sentir no “Pedacinho do Céu”.

Referência:

Wikipédia

Cultivando