Papa

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Definição

O Papa, Cabeça da Igreja

Os títulos do Papa são: Sucessor do Apóstolo Pedro, Sumo Pontífice da Igreja Universal, Patriarca de Ocidente, Primaz da Itália, Arcebispo e Metropolitano da Província de Roma, Soberano do Estado da Cidade do Vaticano.

O Papa dá seu ensinamento, como garantia da fé comum, mediante encíclicas, cartas apostólicas, mensagens, discursos, etc., e em algumas ocasiões sob forma de definições doutrinais infalíveis. Tem na Igreja Católica a plenitude do poder legislativo, judicial e administrativo.

Importância do Papa

Ao instituir a Igreja, a partir do Colégio dos Doze Apóstolos, Jesus o quis como um grupo estável e escolheu Pedro para chefiá´lo (cf. Mt 16, 16s).

É fácil compreender essa iniciativa do Senhor.

Todo grupo humano precisa ter uma cabeça visível para manter a sua ordem e integridade.

Nenhuma instituição humana sobrevive sem observar esta lei.

O Código de Direito Canônico da Igreja, diz que:

´O Bispo da Igreja de Roma, no qual perdura o múnus concedido pelo Senhor singularmente a Pedro, primeiro dos Apóstolos, para ser transmitido a seus sucessores, é a Cabeça do Colégio dos Bispos, Vigário de Cristo e aqui na terra Pastor da Igreja universal; ele, pois, em virtude de seu múnus, tem na terra o poder ordinário supremo, pleno, imediato e universal, que pode sempre exercer livremente´ (CDC,Cân.331). A Igreja, que é semelhante ao próprio Jesus, isto é, ao mesmo tempo, humana e divina, precisa também ter uma Cabeça visível. Ela tem a sua Cabeça divina, invisível, o próprio Cristo; e tem a sua Cabeça humana, o seu chefe visível, o Papa. Cristo assim o quis. Diz o Catecismo que: ´Somente a Simão, a quem deu o nome de Pedro, o Senhor constituiu como a pedra da sua Igreja. Entregou´lhe as suas chaves, instituiu´o pastor de todo o rebanho´ (§881). ´E eu te declaro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus´ (Mt 16,18´19). Estas palavras de Jesus são claríssimas, e só não as entende quem não quer. Não há como distorcê-las e manuseá-las. Pedro é a pedra sobre a qual Ele quis edificar a ´Sua´ Igreja. É preciso notar que o Senhor diz ´a Minha Igreja´. Usou um pronome possessivo ´Minha´; ela é propriedade Sua, é o Seu próprio Corpo, e Ele a quis construída sobre o Papa.

Veja também:

Papa Bento XVI

Papa João Paulo II

Referência