Para que Sejas Feliz, Honre Pai e Mãe

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Monsenhor Jonas Abib - 30/12/2005 - código CD 25.03059 DVD 26.03059

Adquira esta Pregação

Nesta Pregação, Monsenhor Jonas Abib, Vem nos falar, que o remédio para um bom relacionamento Familiar, é o amor e perdão, sem essas duas peças essenciais e importantes, é impossível construir ou reconstruir uma família, em meio as tantas diversidades de situações existentes nos dias de hoje.


Local: Centro de Evangelização Dom João Hipólito de Morais. / Cachoeira Paulista.

Horário: 16:30 Hs. / Acampamento de Ano Novo.


Conteudo da Pregação


Jesus permaneceu em Jerusalém, aos doze anos, quando foi apresentado no Templo. Maria e José, ao perceberem sua falta, voltaram a Jerusalém. Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição. Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? Eles, porém, não compreenderam o que Ele lhes dissera. Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso.(cf. Lc 2;49-51).

Mesmo Jesus sabendo de Sua condição divina, voltou para casa e era submisso aos pais terrenos.

Há um tratado maravilhoso, no Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 2197, que fala não só em honrar os pais, mas também trata da família no plano de Deus. Depois nos fala sobre a família cristã, mas inicialmente, fala somente sobre a família.

Cada casa, cada família é uma é uma Igreja doméstica, é o que como no parágrafo 2204. A família cristã é evangelizadora e missionária, mesmo sem ser missionários, mas sendo aquilo que é próprio de uma família comum. Acaba se tornando evangelizadora e missionária, uma Igreja doméstica e talvez possa se tornar uma família totalmente dedicada ao serviço da Igreja.

Muitos pais são alcoólatras, as mães têm problemas de saúde, mas isso não é impedimento para serem uma Igreja doméstica.

Deus está nesta família, pois Ele veio para os enfermos, os que precisam de ajuda. Como na família de Lázaro, onde sua irmã, Maria, era prostituta de leprosos, Jesus estava lá mesmo sabendo que falavam mal d´Ele.

O Catecismo da Igreja Católica foi escrito para leigos, mas depois foi lançado um compêndio, mostrando dúvidas mais freqüentes e as respostas. Nele a Igreja mostra os direitos que a família tem perante a sociedade. É o contrário que a sociedade atual faz, a família está sendo massacrada pela sociedade. Mostram a vida fora de uma família, onde as pessoas vivem sozinhas buscando somente os próprios interesses. Não vá nessa conversa, você precisa de uma família. Mesmo que seus pais tenham defeitos, pois ao amá-los, você estará abrindo-se à transformação que Deus quer fazer em sua vida.

Eu tenho muita saudade da minha família. Meus pais vieram de famílias de culturas totalmente diferentes. Minha mãe cuidava dos negócios do meu avô, fazia isso muito bem e minha avó era muito dedicada, por isso os negócios prosperavam. Ao contrário, meu pai era pedreiro, um homem simples e não tinham muitas coisas em comum, mas entre eles havia uma compreensão fora do comum.

Como eu queria que você tivesse saudade do seu pai e de sua mãe como eu tenho, e você pode ter.

O amor não é simplesmente um sentimento, é um verbo ativo, se eu não amo, não acontece. Assim como numa canção, só se vai ser ouvida quando começarmos a cantar, também só quando começarmos amar é que o amor vai acontecer dentro de nós e vamos sentir os efeitos desse amor.

Se eu não ando, não saio do lugar, seu eu não corro, não vou sentir a velocidade; se eu não perdôo, não vou sentir o sentimento próprio de quem perdoa. É um sentimento muito bom, como quando se sente o cheiro da comida, mas só se sente o sabor ao comer.

Deus quer dar a você hoje, essa satisfação, perdoe as pessoas que tem alguma dívida para com você e você poderá experimentar isso. O amor só pode ser sentido através de gestos.

"Todo o amor que eu estou demonstrando hoje pelo Daniel, meu futuro filho, só vou colher os frutos quando ele nascer. Para isso, é preciso que eu faça hoje, gestos concretos de amor" - afirma Eliana Ribeiro.

Quando amamos alguém que não merece, aí então estaremos amando mais ainda e isso é que traz a nós um sentimento maior ainda.

Os pais que se dedicam aos filhos e eles respeitam os pais, é lindo isso, mas para que isso aconteça é preciso obediência.

Assim como na vida militar, para que tudo funcione, é preciso obedecer. No plano de Deus isso é muito mais importante.

A palavra de Deus, na primeira leitura, nos diz que devemos obedecer aos pais (cf. Eclesiástico 3,3-7.14-17).

O tentador coloca uma indignação ou incompreensão entre pais e filhos, para destruir as famílias.

Para que nossos corações sejam curados de tudo isso, precisamos do Senhor. Ele pode reconstruir, levar à reconciliação as famílias.

Muitos pais erram porque aprendem a ser pais com os filhos. Precisamos pedir a Deus que tire a indignação, ressentimento e mágoa do nosso coração.

Comece agora mesmo. Decida-se por amar e colha os frutos desse gesto nobre: o amor.


Detalhes


  • Interessante que depois temos os mandamentos que se referem a Deus, amar a Deus sobre todas as coisas, Não tomar se santo nome em vão, Guardar domingos e festas.
  • No Êxodo onde está este Mandamento, a palavra de Deus já acrescenta, honra teu pai e tua mãe, para ser feliz, para que tenhas vida eterna, para que tenhas uma vida longa sobre a terra.
  • Bonito é que o próprio Jesus depois dos seus (12)doze anos, depois que ele la no templo, ele responde, devo eu me ocupar das coisas do meu pai. Depois voltaram para Nazaré, e Jesus era submisso a Maria e a José.
  • 2197, Catecismo da Igreja Católica, mostra a Família no plano de Deus. A Família está na base do plano de Deus, na base de tudo, pois a Família é a Igreja doméstica.
  • A Família cristã é evangelizadora e Missionária. A Família não precisa sair, para evangelizar, mas a família em si, sendo o que ela é, ela é evangelizadora. E ai ela se torna missionária.
  • Uma Família prostituída, não quer dizer que ela não possa ser uma Igreja doméstica, essa é apenas uma família com Problemas. Mas ela é uma Igreja domestica.
  • Se você tem até uma mãe que não é exemplo, não quer dizer que sua Família não é uma Igreja doméstica.
  • Se a sua Família é uma Família problemática, Deus está lá. Pois deus veio para resolver os problemas. Jesus vai para as famílias doentes.
  • Jesus ficava na casa onde um era leproso, (Lazaro) e uma era prostituta de leprosos, (Maria Madalena). Jesus corria até risco de falarem mal deles.
  • Jesus olha qual é a casa mais cheia de prolemas, e ele diz, é nessa que eu vou!
  • Fala sobre o Compendio da Igreja católica, elaborado pelo Cardeal Ratzinger, quando ainda não era Papa, com as perguntas, estão fazendo a pergunta que gostaríamos de fazer.
  • O Catecismo da Igreja Católica, falando a respeito da Família, ele chega a dizer, que a sociedade precisa cultivar as famílias, assim como se cultiva um terreno.
  • Hoje no Brasil, eles estão delapidando a Família, é como um passarinho que destrói o próprio ninho.
  • Não vá num contexto de um artista, (ator) por que talvez por mil razões, não teve família, talvez pelas muitas razões ocorridas.
  • Você precisa de Família, muito mais como um passarinho precisa de ninho, você precisa do calor de sua família. Embora cada um com seus defeitos, fraquezas.
  • Monsenhor Jonas Canta: Utopia. Fundo musical. Monsenhor fala sobre seu pai, mãe, avó, avô.
  • Família é romântica, nos dias assim eu tenho uma tremenda saudade dos meus pais( monsenhor Chora). Fala que viu uma de suas sobrinhas tocando violino, nesse momento lembrei-me de minha mãe que tocava violino. Padre fala que sua mãe era uma grande administradora, sua avó Benedita, que era muito trabalhadora. Por causa do trabalho, seu avó se tornou o terceiro homem da cidade.
  • Hoje o que se diz de incompatibilidade de gênio, meu pai e minha mãe, tinha na luta um pelo outro.

Como eu queria que você tivesse saudade de sua mãe e seu pai. Amor não é questão de sentimento, amor é um verbo ativo.

  • Monsenhor corre no palco.
  • Não espere sentir vontade para Amar, ame se esforçando.
  • Se é preciso perdoar, perdoe na marra, pois amar é atitude. Seja homem e mulher, perdoe, pois se perdoa a quem se deve. Eu só posso perdoar, por que você tinha uma divida.
  • Perdoar, vem de doar. Perdoar é uma reduplicação, é uma doação dobrada,(Monsenhor tira o dinheiro do Bolso). Você só vai sentir alegria, quando você perdoa.
  • Perdoe, quem foi injusto com você, perdoe, por que existe divida, você deve perdoar, por que perdoar é um ato de vontade. (Padre chama a Eliana, que faz carinho no Daniel.)
  • Eliana Ribeiro fala sobre a sua gravidez, que uma mudança radical, Eliana fala que hoje o Daniel é uma prioridade na sua vida.
  • Pelo fato de você não ter sido amado, ame aqueles que não te amaram.
  • Filhos, honrai aos vossos pais, filhos, sedes submissos os vossos pais. A igreja não é uma igreja mandona.
  • Fala sobre o Padre Kaka, que é militar, ele sempre fala da importância da obediência militar, para o bem da nação.
  • Honra teu pai e tua mãe, para ter uma vida longa.
  • Oração: senhor eu te apresento as famílias, para que elas não sejam levadas pelas tentações. Cura senhor nessa tarde, pais e filhos, de todas as insubmissão que existe entre eles, senhor, tu sabes que tudo isso tem causa, pois passaram por situações dolorosas, e hoje visita cada um deles.
  • Padre Léo canta com Padre Jonas Utopia.
  • É o primeiro mandamento com promessa: para seres feliz e teres uma vida longa sobre a terra
  • A família em si, vivendo no meio das dificuldades, é evangelizadora e missionária = Igreja doméstica
  • É exatamente para as famílias com problemas que Jesus vem ser a solução
  • Destaca o valor e importância da família
  • Necessidade que temos da família... de amar...
  • Testemunho da Eliana Ribeiro
  • Amar aqueles que não têm amor, que não merecem ser amados
  • aos 42 min fala do mandamento e começa a rezar...

Veja mais

Palestras Família