Pré-discipulado

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Missionários do grau de pertence do pré-discipulado 2008
O pré-discipulado é a primeira etapa de formação quando se entra para a Comunidade Canção Nova. Este período inicia-se após o candidato ter feito aproximadamente dois anos de um acompanhamento e discernimento vocacional, no qual é verificado traços de identidade da pessoa com o carisma.


Para a vivência desta etapa, existem duas casas de formação, localizadas na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP): a casa de Nazaré e a casa de Emaús. São dois locais devido à quantidade de jovens que entram anualmente. Chega-se a um total de quase 80 candidatos à vida consagrada.


Cada casa tem o seu ritmo próprio, mas ambas tornam-se uma só turma, apesar do ambiente ser diferente no sentido de localização. Existe uma rotina diária de formação. É importante destacar que tudo se inicia e termina com o sino, que é a voz de Deus. Toca-se o sino ao acordar, para o café da manhã, para o jantar, para cada formação e depois para o recolhimento, que acontece entre às 22h12 e às 22h30.


O conteúdo da formação é dividido nas dimensões doutrinal, carismática, espiritual, comunitária e humana e psicológica. Saiba mais sobre cada uma delas:

  • Doutrinal: toda a parte de formação referente a doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana.
  • Carismática: tudo o que diz respeito ao carisma Canção Nova, como regras, princípios de vida, práticas de piedade, vivência dos estatutos e documentos do fundador.
  • Espiritual: toda a parte de espiritualidade é trabalhada como, por exemplo, os exercícios dos dons carismáticos, o conhecimento sobre os diversos tipos de oração, a reflexão de escritos espirituais, entre outros.
  • Comunitária: onde eles aprendem sobre a convivência diária, relacionamentos, temperamentos, aprendem a sair de si e ir ao encontro daqueles que convivem com eles, a sadia convivência e o amor concreto aos irmãos.
  • Humana e psicológica: é difícil a pessoa se tornar um bom missionário se não tiver feito um bom acompanhamento da sua história, conhecer a si mesma, suas limitações para que assim a graça de Deus possa se manifestar ainda mais.


Além das atividades de formação, cada pré-discípulo atua num setor de trabalho das 8h às 18h. E nas terças e quintas-feiras, das 18h às 19h, as duas casas de formação realizam atividades esportivas, como vôlei, futebol, caminhada, alongamentos, exercícios aeróbicos e também alguns tipos de jogos em equipe.


Chegando ao final desse período, que tem duração de um ano, é verificado com a equipe de formação da casa e com o formador geral se o candidato está apto à próxima etapa, que é o discipulado.


Ver também


Referências

  • Ana Néri, missionária da Comunidade Canção Nova.