Preferências do Sistema

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

O painel Preferências do Sistema controla os ajustes de todo o sistema. As Preferências do Sistema permitem que você ajuste detalhes como resolução da tela, controle do teclado e mouse, som e outros.

Algumas Funcionalidades das Preferências do Sistema

Aprimorar o teclado, o mouse e o trackpad

*Personalizar seu teclado

1. No menu Apple, escolha Preferências do Sistema.

2. Na janela Preferências do Sistema, clique em Teclado e Mouse.

3. Clique na aba Teclado. Estes controles permitem a configuração da sensibilidade do teclado de acordo com a velocidade da sua digitação.

4. Para controlar a velocidade com a qual uma tecla digita seu caractere repetidamente quando pressionada, mova o controle ajustável Velocidade Repetição Tecla para a esquerda para diminuir a velocidade ou para a direita para aumentá-la. É possível usar o campo de texto localizado no meio da janela para testar a configuração.

5. Para controlar por quanto tempo você pode pressionar uma tecla antes que ela comece a repetir a digitação, mova o controle ajustável Atraso da Repetição para a esquerda para permitir um atraso mais longo ou para a direita para diminuí-lo.

6. Se você quiser redefinir as teclas modificadoras no teclado (Controle, Opção, Comando e Fixar Maiúsculas), clique em Teclas Modificadoras. Na caixa de diálogo que aparece, é possível alterar qual modificador é atribuído a cada tecla ou desativar totalmente uma tecla. Por exemplo, se pressionar Fixar Maiúsculas continuamente por acidente e acabar digitando tudo EM LETRA MAIÚSCULA, selecione Nenhuma Ação no menu pop-up Tecla Fixar Maiúsculas. Clique em OK ao terminar.

7. Se você estiver usando um MacBook ou MacBook Pro e quiser usar as teclas F1 a F12 do teclado para controlar recursos de outros aplicativos, marque a caixa de seleção. Será necessário pressionar a tecla Função (fn) junto com qualquer tecla de F1 a F12 para executar a função de hardware padrão de uma tecla.


*Aprimorar o mouse

1. Abra Preferências do Sistema e clique em Teclado e Mouse para exibir as preferências.

2. Clique na aba Mouse. Esses controles permitem que você defina a sensibilidade do mouse para controlar a velocidade de movimentação da seta na tela quando você movimenta o mouse e ajustar os reflexos de duplo-clique. Pode haver outros controles disponíveis, dependendo do tipo de mouse que você estiver usando.

3. Para controlar a velocidade de movimentação da seta pela tela quando você movimenta o mouse, mova o controle ajustável Velocidade de Rastreamento para a esquerda para diminuir ou para a direita para acelerar.

4. Para configurar a reação do computador à velocidade do duplo-clique, mova o controle deslizante Velocidade do Duplo-Clique para a esquerda se você clica mais devagar ou para a direita se possuir um dedo mais ágil.

5. Caso o mouse tenha uma esfera de rolagem, você poderá configurar a velocidade de rolagem usando o controle ajustável Velocidade da Rolagem. Também é possível alterar o botão principal do mouse se você estiver usando algum mouse diferente do mouse de um único botão da Apple.


*Aprimorar o Trackpad

1. Abra Preferências do Sistema e clique em Teclado e Mouse para exibir suas preferências.

2. Clique na aba Trackpad. Esses controles permitem que você defina a sensibilidade do trackpad para controlar a velocidade de movimentação da seta na tela quando você passa o dedo pelo trackpad e ajustar os reflexos de duplo-clique.

3. Para controlar a velocidade de movimentação da seta pela tela, mova o controle ajustável Velocidade de Rastreamento para a esquerda para diminuir ou para a direita para acelerar.

4. Para ajustar a reação do computador à velocidade do duplo-clique, mova o controle deslizante Velocidade do Duplo-Clique para a esquerda se você clica mais devagar ou para a direita se tiver tendência ao clique mais rápido.

5. Caso queira adicionar a funcionalidade de duplo-clique ao seu trackpad, marque caixa de seleção Clicar abaixo de Gestos do Trackpad. Também é possível marcar as caixas de seleção Arrastar e Bloquear Ação de Arrastar se você quiser arrastar itens usando o trackpad.


Alterar resolução de Tela

1. Abra Preferências do Sistema e clique em Monitores para exibir suas preferências.

2. Clique na aba Monitor. Os ajustes de resolução compatíveis com o monitor estão listados no painel Resoluções, da menor para a maior resolução.

3. Selecione qualquer opção para alterar a resolução. Uma resolução menor proporciona menos espaço na mesa para exibir janelas e interfaces, mas eles também aparecem maiores. Uma resolução maior maximiza o espaço na sua tela, permitindo uma visualização maior de uma foto ou documento e pode ajudar a gerenciar aplicativos cujos elementos da interface ocupam diversas janelas.

4. Para ajustar o brilho da sua tela, mova o controle ajustável Brilho para a esquerda para diminuir ou para a direita para aumentar o brilho.


Alterar Som

1. Abra Preferências do Sistema e clique em Som para exibir suas preferências.

2. Para alterar o som de alerta, reproduzido quando o Mac quer chamar sua atenção, clique na aba Efeitos Sonoros e selecione um som na lista superior.

3. Caso você queira ouvir os efeitos sonoros quando fizer outras coisas no Finder, por exemplo, ao arrastar algo para o Lixo ou esvaziá-lo, ou remover itens do Dock, marque a caixa de seleção "Reproduzir efeitos sonoros da interface de usuário".

4. Para alterar o volume geral dos efeitos sonoros, mova o controle ajustável "Volume do alerta" para a esquerda para diminuir o volume ou para a direita para aumentá-lo.

5. Para ajustar o volume geral do Mac, mova o controle ajustável "Volume de saída" para a esquerda para diminuir ou para a direita para aumentar. Caso prefira silenciar o Mac, marque a caixa de seleção Mudo.

6. Para ajustar o balanço sonoro dos alto-falantes internos ou externos, clique na aba Saída, selecione o dispositivo de alto-falante na lista e mova o controle ajustável Balanço para a esquerda para jogar o som estéreo no canal esquerdo ou para a direita para ouvir mais pelo canal direito.


Alterar Data e Hora

Seu Mac tem a capacidade de definir automaticamente a data e hora corretas, mas também é possível defini-las manualmente. Você também pode decidir como exibir a data e hora no Mac.

1. Abra as Preferências do Sistema e clique em Data e Hora para exibir as preferências.

2. Clique na aba Data e Hora.

3. Se você sempre quiser que o Mac configure a data e a hora automaticamente, marque a caixa de seleção "Ajustar data e hora automaticamente", escolha o local no menu pop-up à direita e passe para a etapa 7. Uma conexão de rede é necessária.

4. Para ajustar manualmente ou se você não tiver uma conexão de rede, desmarque a caixa de seleção "Ajustar data e hora automaticamente".

5. Para ajustar manualmente a data, clique no mês, dia ou ano no campo acima do calendário para selecioná-lo. Use as setas para cima ou para baixo para alterar o valor ou digite as informações. Ou, ainda, clique na data correta no gráfico do calendário. Para alterar o mês, use as setas para esquerda e para direita.

6. Para configurar a hora, clique na hora, no minuto, nos segundos ou AM/PM no campo acima do relógio para selecioná-los e use as setas para cima ou para baixo para alterar o valor ou digite as informações. Ou, ainda, clique e arraste as mãos no gráfico do relógio até a hora correta.

7. Clique na aba Fuso Horário e clique na sua localização aproximada no mapa ou escolha a cidade mais próxima no menu pop-up Cidade Mais Próxima.

8. Para alterar a maneira como o relógio é exibido no Mac, clique na aba Relógio. Nesse painel, você pode selecionar a maneira como a hora e data são exibidas na barra de menu, e se serão exibidas no formato digital ou como relógio analógico. A exibição de segundos e outras opções estão disponíveis.


Obs:É possível personalizar diversos aspectos de qualquer aplicativo selecionando Preferências no menu do aplicativo.

Veja Mais

Mac

Suporte Apple

Referência

Apple