Relíquia

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Reliquias.jpg


Relíquia é a parte do corpo de um san­to, qualquer objeto que lhe pertenceu. Ela é usualmente guardada em receptáculos chamados relicários. A Igreja Católica, consciente de que a Santidade do próprio Deus refulge e manifesta-Se em Seus Santos, venera, admira, e, invoca a intercessão dos mesmos, certo de que este procedimento, longe de ofender a Deus, ou de afastar os homens d'Ele, é algo que muito lhe agrada e muito favorece a Vida Cristã.


A Igreja respeita e conserva, com amor, os lugares aonde viveram os Santos, e, também, os seus restos mortais e objetos que lhes pertenceram na sua peregri­nação sobre a terra. As relíquias dos santos conservam-nos a sua precio­sa memória, ajudam-nos a mantermo-nos em comunhão com eles, e, também, são instrumentos dos favores di­vinos através da celeste intercessão destes amigos de Deus. Através do contato com tais relíquias, Deus pode conceder (e concede) graças para o Seu povo ainda peregrino sobre a Terra.


História

A veneração de relíquias existe praticamente desde o início do cristianismo, como atesta uma carta escrita pelos fiéis da cidade de Esmirna. Eles contam como recolheram os restos mortais de seu bispo, São Policarpo, morto por ordem das autoridades romanas. Na época das perseguições aos cristãos, os túmulos dos mártires, nas catacumbas, podiam ser usados como altar para a celebração da missa. Ainda hoje, muitos altares de igrejas contêm corpos de santos, ou pelo menos partes deles, principalmente do santo ao qual a igreja é dedicada. Tecnicamente, segundo a Enciclopédia Católica de 1917, “relíquia” é só a de um santo canonizado. Mas muitos devotos não esperam uma declaração formal da Igreja quando se trata de uma pessoa com grande fama de santidade.


Classificação das relíquias

A Igreja Católica definiu a seguinte classificação de relíquias:


  • Primeira classe: parte do corpo de um santo (ossos, unhas, cabelo...)
  • Segunda classe: objetos pessoais de um santo (roupa, um cajado, os pregos da cruz...)
  • Terceira classe: inclui pedaços de tecido que tocaram no corpo do santo, ou, no relicário onde uma porção do seu corpo está conservada.


É proibido, sob pena de excomunhão, vender, trocar ou exibir para fins lucrativos relíquias.


Referências