Retiro

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

O retiro é um momento em que paramos, momento de saída para refletir sobre nós mesmos, a nossa condição de vida.

  • Como estou vivendo?
  • Quais são as minhas motivações?
  • Como estou agindo?
  • Comportando-me no meio da sociedade?
  • Quais são as minhas contribuições?
  • O que estou oferecendo para a minha comunidade, o meu bairro, onde as pessoas possam viver mais felizes?

É um momento que saímos do barulho, do mundo agitado para ficarmos a sós com Deus. Trata-se de um momento de intensa e profunda intimidade com Deus. É um espaço de oração, meditação através da palavra de Deus, dos textos sagrados. Deus quer nos falar, mas no barulho é muito difícil ouvir a voz de Deus, em meio a tantas correrias, precisamos do silêncio. “[...] no silêncio, aprendemos a fazer distinções. Os que fogem do silêncio também fogem das distinções. Não querem ver muito claro. Prefere a confusão”. (Thomas Merton).

Retiro é também um profundo silenciar para ouvir Deus.

No retiro somos convidados a nos entregarmos nos braços de Deus, confiar a ele toda a nossa vida. O retiro é um momento oportuno para renovarmos a nossa vida de oração, a nossa espiritualidade. Como vai a minha vida de oração? A minha participação na comunidade? É um momento de olharmos para dentro de nós mesmos, reflexão acerca de nós mesmos. Refletir o meu relacionamento comigo mesmo, com Deus e com o outro, o meu irmão.

O retiro não é momento para estudos, nos preocuparmos com os cálculos matemáticos, físicos etc. É realmente um encontro único com Deus. Desse encontro nem todas as pessoas têm o privilégio. Aquelas que têm a oportunidade de participar de um retiro são privilegiadas, porque no retiro a pessoa tem a oportunidade de buscar forças para viver mais felizes e renovar a sua vida de oração, para melhor se corresponder com Deus e relacionar-se com as outras pessoas. Todas nós no decorrer de nossas vidas, precisamos de um momento para nos reabastecermos da graça de Deus.


O Senhor fala no silêncio. Fazer retiro é ir para o deserto interior para encontrar o Deus da vida.

O retiro é uma verdadeira faxina interior e exterior..


Referências:

catequese Católica

Blog Canção Nova

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas