Rio de Janeiro

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Rio de Janeiro
Zona Sul do Rio de Janeiro
Pontos Turísticos – Rio de Janeiro
Museus - Rio de Janeiro
Parques e passeios - RJ
Turismo Religioso - RJ
Futebol no Rio de Janeiro
Shopping - Rio de Janeiro
JMJ_Rio_2013



Cartões Postais do Rio de Janeiro cristo.jpg

No dia 1º de janeiro de 1502, navegadores portugueses avistaram a Baía de Guanabara. Acreditando que se tratava da foz de um grande rio, deram-lhe o nome de Rio de Janeiro, o que originou o nome da cidade. O município em si foi fundado, em 1565, por Estácio de Sá com o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao então Rei de Portugal Dom Sebastião.

Duzentos anos adiante, em 1763, o Rio de Janeiro tornou-se a capital do Brasil, título que manteve até 1960, quando foi inaugurada Brasília, a atual capital do país.

Devido às guerras napoleônicas, a família real portuguesa transferiu-se, em 1808, para o Rio de Janeiro, onde, em 1815, o Príncipe Regente Dom João VI foi coroado rei do Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves, um fato histórico de grande importância para os rumos da nação brasileira.

A economia da cidade foi impulsionada a partir do século XVII pelos ciclos da cana-de-açúcar, do ouro e do café. Hoje, o Estado do Rio de Janeiro é, após São Paulo, o segundo pólo industrial do Brasil, pois está entre os primeiros do turismo; além de ser o principal centro cultural do país e importante centro político.

Povos europeus, principalmente portugueses, misturando-se com escravos africanos e índios brasileiros, deram origem a um povo gentil, alegre e bonito que compõe a população de mais de 6 milhões de cariocas, como são chamados os habitantes da cidade. Situada em meio a uma paisagem privilegiada pela natureza, entre o mar e as montanhas, a cidade do Rio é uma das mais belas do mundo, o que lhe valeu o título de Cidade Maravilhosa.

Ela é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se na porção leste da região Sudeste, tendo como limites os estados de Minas Gerais (MG) ao norte e noroeste, Espírito Santo (ES) ao nordeste, e São Paulo (SP) no sudoeste do país, como também o Oceano Atlântico ao leste e sul. O Rio ocupa uma área de 43.696.054 km², sendo pouco maior que a Dinamarca. Sua capital é a cidade do Rio de Janeiro. Os naturais deste Estado são chamados de fluminenses (do latim 'flumen', literalmente "rio").

Os municípios mais populosos são: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Niterói, São João de Meriti, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Magé, Volta Redonda, Itaboraí, Macaé, Mesquita, Cabo Frio e Nova Friburgo.

Muitas cidades destacam-se devido à forte vocação turística: Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Nova Friburgo, Penedo (distrito de Itatiaia), Paraty, Petrópolis, Rio das Ostras, Saquarema, Teresópolis entre outras.

O Estado do Rio de Janeiro é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem como faixas paralelas do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí, Muriaé e Carangola são os principais rios. O clima é tropical.

É representado na bandeira da Federação Brasileira pela estrela Beta do Cruzeiro do Sul.

Geografia:

O Estado do Rio faz parte do bioma da Mata Atlântica brasileira, tendo em seu relevo montanhas e baixadas localizadas entre a Serra da Mantiqueira e Oceano Atlântico, destacando-se pelas paisagens diversificadas, com escarpas elevadas à beira-mar, restingas, baías, lagunas e florestas tropicais. O Rio de Janeiro é um dos menores estados do país e o menor da região Sudeste. O município mais setentrional do estado é Varre-Sai e o mais meridional é a cidade de Paraty.

Possui uma costa com 635 quilômetros de extensão, banhados pelo Oceano Atlântico, sendo superada em tamanho apenas pelas costas da Bahia e do Maranhão.


Fonte: Wikipédia