SMS

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Serviço de mensagens curtas


Serviço de Mensagens Curtas ou Short Message Service (SMS) é um serviço disponível em telefones celulares (telemóveis) digitais que permite o envio de mensagens curtas (até 255 caracteres em GSM e 160 em CDMA) entre estes equipamentos e entre outros dispositivos de mão (handhelds), e até entre telefones fixos (linha-fixa). Este serviço pode ser tarifado ou não, dependendo da operadora de telefonia e do plano associado.

SMS originalmente foi projetado como parte do GSM (Sistema de comunicação móvel global) padrão digital de telefone celular, mas está agora disponível num vasto leque de redes, incluindo redes 3G.

Já se discute e planeja-se sua evolução através do MMS (Serviço de mensagens multimídia). Com o MMS, os usuários podem enviar e receber mensagens não mais limitados aos 160 caracteres do SMS, bem como podem enriquecê-las com recursos audiovisuais, como imagens, sons e gráficos.

O termo Torpedo é utilizado no Brasil para designar o nome das mensagens escritas que são enviadas para o celular, como SMS e MMS.


História do SMS na Canção Nova

A voz da Igreja pelas palavras do Papa Paulo VI na EXORTAÇÃO APOSTÓLICA EVANGELII NUNTIANDI no artigo 45 diz que: “A Igreja viria a sentir-se culpável diante do seu Senhor, se ela não lançasse mão destes meios potentes que a inteligência humana torna cada dia mais aperfeiçoados”.

Na linha dos meios de comunicação, a Canção Nova com o propósito de levar a todos os povos o Evangelho, passou a estudar o uso do SMS em 2005. Em dezembro de 2007 começou a utilizar concretamente em dois programas de TV, com objetivo de interagir com os telespectadores. A motivação inicial já era o envio de pedidos de oração, para formar a rede de intercessão via SMS.

Os primeiros programas da TV a utilizar o serviço de mensagens pelo celular, foram: “O Amor Vencerá” e “Terço da Misericórdia”. Atualmente a TV conta com mais de 13 programas com interatividade SMS na sua programação.

Neste curto tempo de história, fatos marcantes destacaram o uso do SMS para a evangelização. Em outubro de 2008, por ocasião do Reconhecimento Pontifício da Comunidade Canção Nova, a cofundadora Luzia Santiago levou direto para as mão do sumo pontífice, Papa Bento XVI, milhares de pedidos de oração gravados em um CD que foram recebidos durante a campanha de mensagens peregrinas promovida pela própria Luzia.

Além de promover o envio de SMS para exibição nos programas de TV, conhecido como “SMS na TV”, a Canção Nova investe deste janeiro de 2009 em novos serviços dentro do uso das mensagens de texto via celular. Um dos sucessos é o QUIZ Canção Nova e os TORPEDOS Canção Nova.

Assim é a Canção Nova, na missão de formar homens novos para um mundo novo, assumindo com responsabilidade todos os meios que o Senhor lhe concede para evangelizar.