Santuário

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

No conceito religioso, é um local sagrado, para onde, por devoção, acorrem peregrinos de diversas regiões. Geralmente possui objetos simbólicos usados no culto. Em algumas denominações religiosas, estes objetos são imagens ou relíquias. Entretanto algumas religiões não adotam o culto de imagens. O termo também pode ser usado em sentido figurado: significa o que há de mais sublime.


Santuário terrestre

Em geral, os santuários do Antigo Testamento foram erguidos quase sempre em lugares altos, ligados a alguma manifestação divina, como no Monte Horeb. A tenda da Arca da Aliança era um santuário nômade.

O Santuário era também conhecido por Tabernáculo.

Após o povo hebreu sair do Egito, aventurar pelo deserto, atravessar o mar e receber a Lei em duas Tábuas de Pedra, a seguinte ordem foi dada por Deus: "E me farão um santuário para que possa habitar no meio deles" Êxodo 25:8. Moisés coordenou a construção do santuário seguindo instruções específicas de Deus: "Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte" Êxodo 25:40.

Este santuário possuia dois compartimentos. O primeiro chamava-se o "Santo Lugar" . Nele encontrava-se o "candeeiro, a mesa e a exposição dos pães". O segundo compartimento chamava-se "Santo dos Santos" Hebreus 9:1-4, o qual pertencia um altar de ouro para o incenso (representando as orações de todos os santos) Apocalipse 8:3. Também havia a Arca da Aliança com uma tampa que se chama Propiciatório (que representa o trono de Deus) Êxodo 25:21.


Santuário celestial

O autor de Hebreus afirma a existência de um santuário celestial, perfeito, não feito por mãos humanas, mas erigido pelo próprio Deus. Apresenta, também, Jesus Cristo, como ministro ou sumo-sacerdote do verdadeiro tabernáculo. Hebreus 8:1-3 e 9:11. "Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para comparecer por nós, diante de Deus". Hebreus 10:24.


Santuário na Igreja Católica

É considerado um Santuário a Igreja freqüentada por fiéis vindos de outras regiões atraídos por algo que existe especificamente naquele Templo.

Por exemplo no Brasil, em Aparecida/SP, temos o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Este é o maior e mais visitado Santuário brasileiro e maior santuário do mundo de culto a Maria. O Santuário recebe visitas de romeiros de todo o Mundo, o motivo são os vários milagres concedidos por Maria a seus devotos naquele lugar. Entre eles está o que deu origem a primeira Igreja do local: o encontro da imagem da Santa de cor morena, que está disposta no Interior do Santuário.

Outro grande Santuário de Nossa Senhora Aparecida fica em Aparecida de São Manuel/SP, cidade situada na região de Bauru e Botucatu próxima à São Manuel, Pratânia, Areiópolis e Igaraçu do Tietê/SP. É visitado por mais de 50 mil fiéis anualmente no dia 15 de agosto dia da festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, a imagem da Santa é diferente da imagem de Aparecida do Norte e é considerada como milagrosa.


Referência:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio